Hepatite A na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”

DrPintaoCarlosFalcato.jpgA hepatite A é uma infeção provocada por um vírus (VHA) que entra no organismo através do aparelho digestivo e multiplica-se no fígado, causando neste órgão a inflamação denominada hepatite A.

A descoberta do vírus ocorreu em 1975, todavia, na Antiguidade, já se registavam surtos da doença, na altura chamada «icterícia infecciosa», e eram frequentes as epidemias em períodos de guerra e de cataclismos.

A hepatite A transmite-se de pessoa para pessoa quando os alimentos ou a água estão contaminados por dejetos contendo o vírus, daí que seja mais frequente em países menos desenvolvidos, devido à precariedade do saneamento básico, e incida, principalmente, em crianças e adolescentes.

O Dr. Pintão Antunes esclarece acerca desta temática, na edição de hoje, dia 9, no programa “De Boa Saúde”.

Sandra Canhoto

GNR reforça patrulhamentos no âmbito das celebrações de Fátima

gnr_bt.jpgNo âmbito das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça até ao próximo dia 12 de maio, as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima e respetivo santuário, com o objetivo de garantir a segurança dos peregrinos durante as deslocações.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Durante os trajetos, a GNR aconselha os peregrinos a informar a GNR sobre o dia/hora/local de partida/chegada; quais os percursos utilizados e o número de pessoas que constituem o grupo; preparar a viagem com a devida antecedência; planear os locais de paragem; andar em fila indiana e sinalizar o início e o fim do grupo; caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito; não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões; usar sempre, quer de dia quer de noite, coletes retrorrefletores; se for preciso reunir o grupo, fazê-lo sempre fora da estrada; não andar sozinho(a) durante a noite; e tomar especiais cuidados ao atravessar as vias.[/shc_shortcode]

Retiro encerrado de quarta a sábado e Caia com policiamento

OperacaoCaiaFev2015.jpgA fronteira do Caia, entre Elvas e Badajoz, vai ser reposta entre as zero horas de quarta-feira dia 10 e as 24 horas de sábado dia 13. Ou seja, a circulação deixa de ser livre. Esta decisão tem a ver com as normas de segurança a propósito da vinda do Papa Francisco a Portugal.

Além do Caia, a passagem de veículos entre Portugal e Espanha só vai estar autorizada em mais oito pontos da fronteira: Marvão, Vila Verde de Ficalho (ambas no Alentejo), Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Monfortinho e Vila Real de Santo António. Desta forma, a passagem pela fronteira do Retiro, entre Campo Maior e Badajoz, não vai ser autorizada durante os quatro dias referidos.

A vigilância fronteiriça faz-se 24 horas por dia e vai ser sistemática no contexto da entrada no país, seja por mar, terra ou ar. A grande diferença vai ser na fronteia terrestre, onde as pessoas vão verificar uma movimentação policial, mais visível nos pontos de passagem autorizada. Os condutores e ocupantes de veículos devem encarar a situação como normal e andar documentados. Os documentos são o Cartão do Cidadão, mas também serve o passaporte.

Dia da Europa assinala-se hoje

Dia_da_EuropaB.jpgO Dia da Europa celebra-se hoje, dia 9 de maio.

Este dia, também conhecido como Dia da União Europeia, comemora a Declaração Schuman, a declaração que deu origem à União Europeia.

Esta declaração foi uma proposta da criação de uma entidade europeia supranacional avançada a 9 de maio de 1950 pelo estadista luxemburguês Robert Schuman. Atualmente a União Europeia é composta por 28 Estados-membros.

Oiça as declarações de Ana Pereira, do Gabinete Europe Direct do Alto Alentejo, nos noticiários da Rádio ELVAS.

Notícias da manhã de terça-feira, dia 9 de maio

noticias_RCM.pngNotícias da manhã de terça-feira, dia 9 de maio, na Rádio Campo Maior, com edição de Andreia Claro.

Temas em destaque:

– Centro Comunitário de Campo Maior assinala 17 anos;

– hoje há recolha de medula óssea em Campo Maior;

– Exposição Canina Internacional decorre sábado em Elvas;

– “Arte Azulejar e o Exército” apresentada no Museu Militar de Elvas;

e O Dia da Europa celebra-se hoje.