A hepatite A é uma infeção provocada por um vírus (VHA) que entra no organismo através do aparelho digestivo e multiplica-se no fígado, causando neste órgão a inflamação denominada hepatite A.
A descoberta do vírus ocorreu em 1975, todavia, na Antiguidade, já se registavam surtos da doença, na altura chamada «icterícia infecciosa», e eram frequentes as epidemias em períodos de guerra e de cataclismos.
A hepatite A transmite-se de pessoa para pessoa quando os alimentos ou a água estão contaminados por dejetos contendo o vírus, daí que seja mais frequente em países menos desenvolvidos, devido à precariedade do saneamento básico, e incida, principalmente, em crianças e adolescentes.
O Dr. Pintão Antunes esclarece acerca desta temática, na edição de hoje, dia 9, no programa “De Boa Saúde”.
Sandra Canhoto

No âmbito das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça até ao próximo dia 12 de maio, as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima e respetivo santuário, com o objetivo de garantir a segurança dos peregrinos durante as deslocações.
A fronteira do Caia, entre Elvas e Badajoz, vai ser reposta entre as zero horas de quarta-feira dia 10 e as 24 horas de sábado dia 13. Ou seja, a circulação deixa de ser livre. Esta decisão tem a ver com as normas de segurança a propósito da vinda do Papa Francisco a Portugal.
O Dia da Europa celebra-se hoje, dia 9 de maio.
Notícias da manhã de terça-feira, dia 9 de maio, na Rádio Campo Maior, com edição de Andreia Claro.