136 alunos colocados no IPP

ipportalegre_1.jpgO Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) garantiu a colocação de 136 novos alunos, nas suas licenciaturas, na 2ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior.

Os resultados podem ser consultados no site da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Joaquim Mourato, presidente do instituto politécnico de Portalegre, afirma que, “houve um crescimento de candidatos a nível nacional na ordem dos 2% e o instituto conseguiu garantir a colocação de 136 alunos neste concurso. Tivemos uma segunda fase bem melhor do que a fase do ano anterior, sinceramente, não tinha as expectativas de tão bons resultados, são resultados que nos deixam com metade dos cursos completamente cheios e ficamos com todos os cursos em condições de funcionamento e seguramente vamos ter um ano melhor e o IPP vai crescer em número de alunos pelo terceiro ano consecutivo”.

Joaquim Mourato adianta que, “ a Escola Superior Agrária de Elvas tem todas as condições para garantir o funcionamento dos cursos a que se dispõe neste ano letivo”.

Até ao momento foram colocados, até agora, nas quatro escolas do Instituto Politécnico de Portalegre, 369 novos alunos.

O estabelecimento de ensino do instituto que colocou mais alunos nesta fase foi a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, seguindo-se a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, a Escola Superior de Saúde e por último a Escola Superior Agrária de Elvas.

Projeto Imagem Positiva no “Cuidar na demência”

RosaliaGuerra2016A demência está intimamente associada a uma questão de estigma o que dificulta muitas vezes a procura de ajuda dos doentes com demência e o reconhecimento da doença.

Rosália Guerra (na foto), do gabinete Alzheimer Mayor afirma que, “este projeto permite a construção de imagens positivas focadas sobre a realidade da demência. Este conjunto de patologias está associado a uma questão de estigma o que dificulta muitas vezes a procura de ajuda e o reconhecimento da patologia pela própria pessoa”.

Ouvir aqui “Cuidar na Demência”

Segundo Rosália Guerra o principal objetivo do projeto é, “trabalhar com as academias sénior no sentido de consciencializar as pessoas e desconstruir as ideias erradas que existem em relação à demência”.

Presidente da República no compromisso de honra de novos militares da GNR em Portalegre

Marcelo.jpgO Compromisso de Honra dos Guardas do Curso de Formação da GNR 2015-16 será presidido, esta sexta-feira por Marcelo Rebelo de Sousa no Centro de Formação da GNR de Portalegre, no Convento de São Bernardo.

Este curso teve início em novembro de 2015 e vai permitir dotar o quadro desta força militar de novos elementos, já que prestam o Compromisso de Honra 457 militares, dos quais 403 são homens e 54 são mulheres, integrados no batalhão de formandos da GNR na capital do distrito.

Esta cerimónia ocorre após uma outra que se realiza durante a manhã de sexta-feira, também em Portalegre, às 11 horas. Trata-se da cerimónia de encerramento do curso de formação de sargentos, lecionado na Figueira da Foz pela GNR, será presidida pela Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

Notícias da manhã de sexta-feira dia 30

noticias_RCM.pngNotícias da manhã de sexta-feira, dia 30 de setembro, na Rádio Campo Maior, com edição de Andreia Claro.

Temas em destaque:

– Grupo de Amigos dos Animais realiza caminhada domingo em Campo Maior;

– Projeto Imagem Positiva no “Cuidar na demência” desta semana;

– 136 alunos colocados no Instituto Politécnico de Portalegre na 2ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior;

e terminam hoje as inscrições para a edição de 2016 do Prémio de Pintura Henrique Pousão, ilustre pintor calipolense.