Centenas encheram o centro histórico de Elvas

ElvasForaDHoras2016O evento ‘Elvas Fora D’Horas’ fez com que a população elvense e visitantes enchessem as ruas do centro histórico de Elvas.

A iniciativa da Associação Empresarial de Elvas teve início pelas 19 horas de sábado, terminando à uma da madrugada de domingo, dia 4.

O intuito foi manter as lojas do centro histórico abertas, promover as empresas locais e levar animação musical aos visitantes que aproveitaram a noite quente para passear pela cidade Património Mundial.

Nuno Mocinha, presidente da autarquia elvense, revelou à Rádio Campo Maior: “já estava na hora que houvesse um evento desta natureza, que trouxesse este movimento e animação à nossa cidade e aqui está a prova de que a conjugação de esforços dá resultado”.

“Obviamente que nem todos os aspetos estão a 100%, mas foi a primeira edição, vamos melhorar numa segunda, terceira ou quarta edição, se assim a Associação Empresarial de Elvas entender e também os seus associados e comerciantes quiserem, porque acima de tudo isto está virado para a animação do centro histórico mas muito virado para a parte comercial”, refere.

O autarca revelou ainda: “o repto já foi lançado de voltarmos a fazer este evento e convidar os comerciantes a fazerem um género de feira de oportunidades, aproveitar este comércio ao ar livre e trazer mais pessoas à cidade, porque a cidade está mesmo cheia de gente”.

Sandra Pedras, presidente da Associação Empresarial de Elvas, garante que o trabalho foi árduo: “grandes e inúmeras dificuldades que temos tido, mas contámos com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, da Rádio ELVAS, e da Nova Delta, que são os nossos parceiros neste evento. Acho que foi um evento muito positivo e nota-se nas ruas a afluência das pessoas, isto era dinamizar o centro histórico e nós conseguimos. Promover o comércio ainda ficou aquém mas pelo menos damos a conhecer as empresas que estão aqui”.

A população e os comerciantes que falaram com a reportagem da Rádio ELVAS mostraram-se “bastante surpreendidos” e “muito satisfeitos” com o resultado deste evento. Garantindo que “há muitos anos que não se via tantas pessoas no centro histórico”.

Houve ainda quem lançasse o desafio para o evento “se realizar pelo menos uma vez por mês, nos meses de verão”.

Madre Teresa de Calcutá já é Santa

MadreTeresaCalcutaMilhares assistiram hoje à canonização da madre Teresa de Calcutá, numa cerimónia presidida pelo Papa Francisco, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

“Declaramos a abençoada Teresa de Calcutá santa e vamos inscrevê-la entre os santos, decretando que ela seja venerada enquanto tal por toda a Igreja”, afirmou o Papa Francisco.

A agora santa madre Teresa de Calcutá faleceu em Calcutá (Índia) em 1997.

Trail do Sor realiza-se hoje

Trail4Setembro2016

A IV edição do Trail do Sor realiza-se este domingo, dia 4 de setembro.

Os participantes tinham à sua escolha quatro modalidades: Trail, com cerca de 30 quilómetros; Mini, cerca de 17 quilómetros; Trail Júnior com cerca de 4 quilómetros; e Caminhada, numa distância de 10 quilómetros. 

A prova é organizada pela secção de trail running atletismo do Elétrico Futebol Clube, é apadrinhada por Cristina Guerreiro e Vitorino Coragem e conta com o apoio do município de Ponte de Sor.

Freguesia de Assunção (Arronches) com passeios para reformados

PasseioArronchesSetembro2016A Junta de Freguesia de Assunção (Arronches) proporciona a partir de hoje, dia 4 e até dia 11 de setembro um passeio para reformados e pensionistas residentes na área da freguesia ao Luso e ao Buçaco.

Esta iniciativa tem como principais objetivos proporcionar o convívio, o lazer e o bem-estar da população mais idosa levando-os a conhecer outras regiões do país e respetivas culturas.

O Luso é uma cidade ainda jovem, que ficou conhecida como cidade-balneário pelas suas famosas águas medicinais. O Buçaco é o nome de uma serra e de um bosque, que se converteu em algo incrível em 1628, pelas mãos de uns monges carmelitas, que iniciaram um programa ambicioso nesse lugar, replantando árvores, levando diferentes espécies exóticas e envolvendo tudo isso num grande mistério ao levantar uma muralha em torno ao bosque.

Este espaço fica a 233,6 km de Arronches e a 30 km da cidade de Coimbra.

Notícias da manhã de domingo dia 4

noticias_RCMNotícias da manhã de domingo, dia 4, na Rádio Campo Maior, com edição de Andreia Claro.

Ouvir aqui notícias da manhã

Temas em destaque:

– “Elvas Fora D’Horas” mobilizou população ao centro histórico da cidade;

– festas em honra do Senhor Jesus da Boa-Fé terminam hoje;

– 7ª maratona Barbaris BTT Team decorre hoje;

– Campo de férias termina hoje em Campo Maior;

– exposição “A Cidade na Cidade – Obras da Coleção António Cachola” está patente em Ponte de Sor;

– Feira da Luz/Expomor 2016 termina amanhã.