Agricultura no “Ambiente em FM”

NunoSequeria2016O tema da edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com Nuno Sequeira, da Quercus, é a agricultura.

Nuno Sequeira afirma: “a agricultura e o ambiente estão associados e são fundamentais para a nossa existência enquanto seres humanos. A floresta, é um espaço natural que é constituído por um conjunto de seres vivos que interagem entre si e estabelecem entre si diferentes relações”.

A agricultura é uma atividade que tem um forte impacto nos recursos naturais, nos ecossistemas e no ambiente.

Ouvir aqui “Ambiente em FM”

 

Torre de Palma Wine Hotel inaugura adega

TorrePalmaWineHotelA Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, inaugura sexta-feira dia 2 uma adega.

Às 17.30 horas realiza-se a receção aos convidados e pelas 18 horas a cerimónia de inauguração.

A iniciativa inclui um sunset com branco e tinto Torre de Palma, a partir das 19 horas.

Feira das Cebolas em Portalegre de 9 a 11 de setembro

FeiraCebolasSet2016A Feira das Cebolas decorre em Portalegre nos dias 9, 10 e 11 de setembro.

A tradicional feira de produtos hortícolas, agroalimentar e artesanato decorre no jardim da Avenida da Liberdade da capital de distrito.

À Conversa Com Henrique Cordovil

HenriqueCordovilAs Missionárias da Verbum Dei organizam uma semana de férias até 4 de setembro, em Campo Maior.

O acampamento vai decorrer no Monte do Baldio, em Campo Maior e este ano conta com a participação de cerca de 35 jovens de Elvas, Campo Maior e Lisboa.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Henrique Cordovil, diretor do campo de férias revela: “este é um projeto da Missão País, um projeto universitário, mais uma ano, nós achamos que devemos continuar a realizar esta missão em Campo Maior e estamos pelo segundo ano com o campo de férias de verão. Vamos fazer várias atividades físicas de jogos e gincanas, orações e momentos de partilha em que aprendemos história da igreja e partes mais didáticas, mostrando que dá para ser católico alegre. É um percurso intenso em que os jovens aprendem coisas sobre eles próprios e em que vivem o campo de uma maneira muito boa”.

A semana de férias decorre até 4 de setembro, em Campo Maior.

“Notáveis calipolenses- Uma viagem pela história de Vila Viçosa”

NotaveisCalipolenses3Set16

A obra “Notáveis calipolenses- Uma viagem pela história de Vila Viçosa” da autoria de Tiago Passão Salgueiro é apresentada no próximo sábado, dia 3 de setembro, na Associação Juvenil Dr. Jardim, em Vila Viçosa.

O novo livro de Tiago Salgueiro é apresentado por Joaquim Saial, segue-se depois um momento musical com a cantora Lídia Serra e o pianista José Leitão. 

“Notáveis calipolenses- Uma viagem pela história de Vila Viçosa” é uma compilação que descreve os percursos biográficos, académicos e profissionais de personalidades nascidas em Vila Viçosa, que se destacaram no mundo das artes, das letras, da música, da arquitetura e nos mais variados sectores da sociedade. 

A obra inclui nomes como os de Públia Hortênsia de Castro, D. João IV, D. Catarina de Bragança (Rainha de Inglaterra), Florbela Espanca, Henrique Pousão, Bento de Jesus Caraça, entre muitos outros.

Câmara de Avis e CIMAA assinam acordo de colaboração

Parque_Industrial_de_AvisO Município de Avis vai celebrar um acordo de colaboração a celebrar com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) com vista à boa execução do Projeto “Planos Municipais de Emergência e Planos Especiais de Emergência do Alto Alentejo”.

O protocolo, a celebrar no âmbito da candidatura a apresentar ao Aviso POSEUR 10-2016-43 com a finalidade de elaborar os Planos Municipais de Emergência e Planos Especiais de Emergência, através do acordo de colaboração entre a CIMAA e os municípios, terá por base a presente operação, enquadrada na tipologia de intervenção “Planeamento e gestão de riscos”, sub-tipologia i) elaboração de planos, incluindo Planos Gerais de Emergência em falta para os diferentes níveis territoriais, e a elaboração de Planos Especiais de Emergência para riscos específicos.

A concretização do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Município de Avis, do Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para o Centro Histórico de Avis e do Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para o Parque Industrial de Avis inscreve-se no âmbito da tipologia e sub-tipologia acima referidas.

Deficientes sem isenção do imposto automóvel

Financas2016O governo retirou aos deficientes a isenção do imposto único de circulação (IUC) até aqui atribuída aos deficientes com grau de incapacidade acima de 60%.

A isenção do imposto único de circulação foi cortada no valor que excede os 200 euros, desde o início do mês de agosto.

O executivo de António Costa decidiu que a alteração legislativa passava a vigorar a partir do começo do corrente mês, pelo que todas as pessoas naquelas condições com veículos cujo imposto seja superior a 200 euros terão de liquidar a quantia em causa deixando assim de usufruir do benefício.

A mudança na lei entrou em vigor no início deste mês, implicando que todos os que têm um carro com um imposto acima de 200 euros sejam obrigados a pagar o selo.

A esta medida acresce uma outra alteração que nalguns casos irá trazer um agravamento do IUC. Os carros que possuem um nível de emissão de CO2 até 180 gramas por quilómetro ficam isentos do imposto automóvel.

As Festas do Povo de Campo Maior podem realizar-se em 2018

JardimPapel2016O dossiê do processo de candidatura das festas a Património Mundial está a ser preparado e vai ser apresentado em setembro do próximo ano.

“A candidatura está muito bem encaminhada, foi entregue e vai ser apresentada em 2017, mais para o segundo semestre, portanto creio que em outubro ou novembro vamos ter novidades e espero que boas”, refere João Rosinha, presidente da Associação das Festas do Povo de Campo Maior.

“Estamos sempre a dizer a mesma história ‘é quando o povo quiser’, mas eu estou convencido que se correr tudo bem em 2017, em 2018 vai haver entusiasmo suficiente para haver Festas do Povo, para celebrarmos essa candidatura, esse Património Mundial”, confessa.

Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, mostra-se confiante FestasPovo2015115com esta candidatura: “estamos a preparar a apresentação do projeto ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, vamos ficar com a missão e a obrigação de sensibilizar o ministério que esta seja a candidatura a ser apresentada à UNESCO no ano 2017. É óbvio que as flores de papel têm ganho uma projeção tremenda pela forma como deram uma visão extraordinária do nosso concelho, mas acima de tudo com o reconhecimento já a nível nacional e da Península Ibérica”.

Para o autarca as festas acontecem sempre que o povo quiser: “eu acho que dizer na minha pessoas se vai haver festas ou não, independentemente do ato eleitoral do próximo ano, são tudo coisas que devemos ter o respeito da vontade do povo, porque quando as pessoas querem dar esse ânimo ao concelho sente-se no ar, no sorriso e na devoção e emoção com que as festas aparecem”.

A 4ª edição do Jardim de Papel, que pretende ser uma homenagem às Festas do Povo, e a Feira de Santa Maria de Agosto estão a decorrer em Campo Maior.

 

Notícias da Manhã de 2ª feira, 29 de agosto

noticias_RCMNotícias da manhã de segunda-feira, 29 de agosto, na Rádio Campo Maior, numa edição de Cláudia Clérigo.

Ouvir aqui as Notícias da Manhã

Temas em destaque:

– jovens aderem à semana de férias das Missionárias da Verbum Dei de Campo Maior;

– terminam hoje as inscrições para o 9º almoço-convívio da Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo;

– exposição de escultura “inFatum” da escultora e cantora Cristina Maria no Forte da Graça, até 14 de setembro;

– e “A agricultura e o ambiente” no Ambiente em FM de hoje.