GNR intensifica controlo de velocidade até domingo

OpControloVelocidadeA Guarda Nacional Republicana (GNR) está a intensificar até ao próximo domingo, 28 de agosto, em todo o território nacional, as ações de controlo de velocidade, projetando durante este período todos os equipamentos de controlo de velocidade (móveis e fixos) para as vias onde o excesso de velocidade representa um risco acrescido de acidentes de viação, em particular nas vias situadas no interior das localidades.

Em 2016, foram controlados mais de 5 milhões de condutores, dos quais mais de 100 mil circulavam em excesso de velocidade, o distrito em que menos excessos se registaram foi Portalegre, com 930.

Esta operação está a ser realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL – www.tispol.org).

Cinema Português em Movimento está de regresso a Arronches

PatioCantigasArronches26AgostoO Cinema Português em Movimento está de regresso a Arronches de 26 a 29 de agosto. A iniciativa é promovida pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e é composta por três sessões cinematográficas no concelho de Arronches.

Fermelinda Carvalho, presidente da câmara municipal de Arronches, refere: “a autarquia aderiu mais uma vez a esta iniciativa, conseguimos trazer mais uma vez um programa de cinema português à vila, escolhemos três filmes que vão ser emitidos em Arronches, Esperança e Mosteiros e esperamos que as pessoas adiram mais uma vez e venham ao cinema”.

O Jardim do Fosso, em Arronches, recebe na próxima sexta-feira, dia 26, o filme português, “O Pátio das Cantigas” da autoria de Leonel Vieira.

O filme português “Virados do Avesso” está em exibição, no próximo sábado, dia 27, a partir das 21 horas, no Largo da Igreja, em Esperança, Arronches.

O filme português “Capitão Falcão” está em exibição, no próximo domingo, dia 28, a partir das 21 horas, no Largo da Escola Primária, em Mosteiros.

Militares angariam verbas para ajudar Hugo Ernano

ManuelAnastacioUm grupo de militares do destacamento de intervenção, do Comando de Portalegre, da Guarda Nacional Republicana, está a organizar um evento cujas verbas revertem para ajudar o militar da força de segurança, Hugo Ernano.

Manuel Anastácio (na foto), membro da organização, explica que “dada a situação do Hugo Ernano, decidimos organizar um evento para a ajudar a pagar as despesas e sobreviva de uma forma mais digna. O evento vai decorrer na freguesia de São Vicente e desde já agradeço ao presidente da junta que disponibilizou o espaço para as atividade. No dia 1 de setembro, a concentração está marcada para as nove da manhã, junto ao pavilhão, pelas nove e trinta damos início ao passeio de BTT e ao futsal. Por volta das 13.30 horas, realizamos um almoço onde vamos contar com a presença do Hugo”.

“Durante o evento vamos ter umas t-shirts às venda e parte da verba angariada, tanto com a venda das camisolas como com a inscrição nas atividades, reverte para o militar da GNR”, sublinhou.

O convívio vai decorrer no dia 1 de setembro, na freguesia de São Vicente e Ventosa.

Recorde-se que Hugo Ernano foi condenado a uma pena de quatro anos de prisão, com pena suspensa, por homicídio simples de um jovem numa perseguição policial após um assalto, em Loures. Foi ainda condenado por negligência grosseira e a pagar 45 mil euros a família da vítima: 35 mil euros à mãe e 10 mil euros ao pai.

Desde então, Hugo está suspenso e vê o seu ordenado ser cortado em dois terços para que sejam pagas as indemnizações aos pais da criança.

Os factos ocorreram a 11 de agosto de 2008, quando o jovem de 13 anos foi atingido a tiro pelo arguido durante uma perseguição policial a uma carrinha após o assalto a uma vacaria, em Santo Antão do Tojal, concelho de Loures. Além do menor, seguiam na carrinha dois homens, um deles o pai da criança.

3ª fase da requalificação do Jardim Municipal está a decorrer

RequalificacaoJardimMunicipal?O município de Campo Maior está a proceder à terceira fase da requalificação do Jardim Municipal.

Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal, explica o que está a ser feito: “a obra teve início há oito anos e nós agora achámos que estava na altura de podermos continuar a requalificação. Já que tinha terminado a concessão de 25 anos decidimos lançar, em asta pública, para que o restaurante e o quiosque pudessem ser alugados”.

“Concluir este espaço parece-me que é mais um fator de potencialização económica. Por outro lado, recebemos um pedido de muitas pessoas para que esta requalificação fosse feita. Esperemos que a obra esteja do agrado de todos os campomaiorenses”, referiu Ricardo Pinheiro.

A obra resulta de um investimento de perto de 80 mil euros.?