Tempo quente traz recomendações da ARS Alentejo

ARSAlentejoDurante os próximos dias, o Alentejo vai ser alvo de temperaturas máximas e indíces ultravioleta elevados. Como consequência, a Administração Regional da Saúde do Alentejo (ARS Alentejo) recomenda algumas medidadas de proteção, em especial aos grupos populacionais mais vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas portadoras de patologias crónicas e trabalhadores que exerçam actividades ao ar livre.

Para prevenção e proteção, a ARS Alentejo recomenda a ingestão de água ou sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar; a moderação na exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas e a utlização de roupa larga, fresca e leve, em conjunto com óculos com proteção e chapéu com abas largas.

Além destas precauções, refere-se também a importância da aplicação de protetor solar com fator igual ou superior a 30; de evitar a exposição direta ao sol de crianças com menos de 3 anos e que se reforce a vigilância a idosos e doentes crónicos que vivam sozinhos.

Aos portadores de doenças crónicas,a ARS Alentejo recomenda que sigam os conselhos dos seus médicos assistentes para períodos de calor intenso, aconselhando também a que moderem as actividades ao ar livre que exijam esforços físicos.

Quanto aos trabalhadores que exercem actividades ao ar livre, aconselha-se a utilização de vestuário adequado e que façam uma boa hidratação.

Em caso de necessidade ligue: Saúde 24 – 808 24 24 24 e em caso de emergência ligue 112.

Grupo Nabeiro fabrica novo modelo de máquinas de café em cápsulas

delta-q-logo

O Grupo Nabeiro vai fabricar um novo modelo de máquinas de café em cápsulas em Campo Maior, sendo a primeira vez que isso acontece no nosso país.

O modelo semi-profissional chama-se ‘Mayor Q’ e é destinado à hotelaria, cafetaria e restauração.

Rui Miguel Nabeiro revela: “apresentámos recentemente dois novos blends, com maior intensidade, importantes para completar o nosso portefólio e para além disso, duas máquinas para o segmento business, que sendo uma delas produzida em Campo Maior, esperamos entre setembro ou outubro estar a produzir essa máquina em Campo Maior e levá-la um pouco para todo o mundo onde já temos clientes Delta Q”.

A Delta Cafés prevê faturar cerca de 52 milhões de euros este ano e vender cerca de 500 máquinas em 2016.

A confirmarem-se estas previsões, o grupo Nabeiro aumenta a sua faturação em cerca de 9,5% em relação aos 47,5 milhões de euros atingidos no ano passado pela empresa de Campo Maior.

Tablets “invadem” salas de aula

escola_tabletsA Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio tecnológico da Samsung, lançou um projeto, coordenado pela Universidade de Évora, que pretende introduzir as novas tecnologias nas salas de aula.

Os tablets já fazem parte do dia-a-dia das crianças dos Agrupamentos de Escolas de Vidigueira, Vendas Novas e Ponte de Sor e assumem-se como um complemento aos livros.

Os responsáveis do projeto garantem que, nos últimos dois anos, os 140 educandos abrangidos por este programa tiveram “uma taxa de insucesso de zero por cento”.

Recentemente, 26 alunos do Agrupamento de Escolas de Vidigueira e de uma escola da Coreia do Sul deram a conhecer a sua cultura através da plataforma tecnológica durante uma hora.

Este projeto, no atual modelo, termina em 2018, mas a certeza é a de que as salas de aula vão contar com mais tecnologia ao serviço do ensino no futuro.

Esta plataforma de ensino é utilizada atualmente em 2800 escolas de todo o Mundo.

Engenharia Informática do IPP com taxa de desemprego de 0%

ipportalegre_1O curso de Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Portalegre regista uma taxa de desemprego de 0%, segundo os dados apresentados recentemente pela Direção-Geral do Ensino Superior.

Esta licenciatura, ministrada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, integra uma lista restrita, de âmbito nacional, de cursos sem registo de recém-diplomados desempregados, no IEFP.

Estes dados estão disponíveis na plataforma online “Infocursos”.

Quinto dia de Jardim de Papel com músicos locais

JardimPapelAte21Agosto2016A 4ª edição do Jardim de Papel de Campo Maior prossegue hoje para o seu quinto dia.

Esta noite os espetáculos começam, como habitual, pelas 21.30 horas, com atuação dos 100 Playback, seguidos de Olinda Moriano e Ricardo Ventura.

Dj Sam anima mais uma noite no Country Side Moments, até às 2 da madrugada.