“Drop´pin” é o tema do Espaço Europa desta semana

AnaPereiraVerao2016A Comissão Europeia lançou um portal, dirigido aos jovens, intitulado Drop In.

Na edição desta semana do programa Espaço Europa, Ana Pereira, do Gabinete Europ Direct do Alto Alentejo, refere que este portal “não tem prevista a procura de emprego, mas sim reforçar as competências dos jovens que procuram alternativas às competências formais que já possuem”,

Ouvir aqui “Espaço Europa”

O Drop In pode ser encontrado no Portal da Comissão Europeia em www.europa.eu

Landau do regicídio chega hoje a Vila Viçosa

Pao_Ducal_Vila_ViosaChega hoje, dia 21, a Vila Viçosa, o Landau do Regicídio, o veículo onde seguia a família real, a 1 de fevereiro de 1908, e no qual morreram o rei D. Carlos I e o príncipe herdeiro, D. Luís Filipe. A viatura vai deixar o Museu dos Coches, em Belém, para ser deslocada para o Paço Ducal de Vila Viçosa onde vai ficar durante um ano.

A mudança do landau resulta de um protocolo celebrado, em abril do ano passado, entre a Fundação Casa de Bragança e a Secretaria de Estado da Cultura que prevê, que a viatura ande em itinerância anual entre o Museu Nacional dos Coches, em Belém, e o Paço Ducal de Vila Viçosa.

Maria José Monge, diretora do Museu Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança, afirma: “esta viatura é emblemática e uma mais-valia para o Paço Ducal de Vila Viçosa. O Landau do Regicídio saiu de Vila Viçosa em 2008, é certo que temos mais de 70 carros em exposição mas esta viatura é especial. Registamos, nos últimos meses, um aumento de visitantes e na minha opinião, com a vinda deste carro há mais uma razão para que os portugueses venha conhecer este museu visto que, o número de visitantes caiu quando este carro saiu de Vila Viçosa e certamente com a vinda deste landau o número de visitantes vai aumentar. Era suposto que a viatura chegasse na passada terça-feira, dia 19, mas devido a uma avaria, a viatura só chega hoje, dia 21, na hora de almoço”.

Os especialistas não concordam com a deslocação do coche para Vila Viçosa, pois consideram que há falta de condições técnicas, no paço ducal calipolense, para assegurar a conservação do bem.

A diretora do palácio de Vila Viçosa, Maria de Jesus Monge, afirma: “o landau esteve em Vila Viçosa durante 30 anos, desde os anos 80 até 2008, altura em a viatura que foi levada para Lisboa, para as comemorações do centenário do regicídio, a meu ver, temos em Vila Viçosa condições propícias para evitar este tipo de pragas”.

Esta mudança resulta de um protocolo celebrado, em abril do ano passado, entre a Fundação Casa de Bragança e a Secretaria de Estado da Cultura que prevê que o landau passe a andar em itinerância anual entre o Museu Nacional dos Coches, em Belém, e o Paço Ducal de Vila Viçosa.

Cláudio Carapuça no “À Conversa Com”

ClaudioCarapuca2016Cláudio Carapuça é presidente da Junta de Freguesia de Santa Eulália, no concelho de Elvas, desde 2005, completando no próximo ano o seu terceiro e último mandato, o que, de acordo com a lei, impossibilita a recandidatura ao cargo.

Cláudio Carapuça (na foto ao lado) é o convidado na edição de hoje de “À Conversa Com”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“Eu não me posso recandidatar mais, faço com este o terceiro mandato e a vida é feita de desafios e de degraus e nesta fase a própria motivação em termos autárquicos de junta não é a mesma, também não faço disso segredo, porque acho que o pior que nós podemos fazer é esconder-nos atrás do quer que seja que tenho ambições e aspirações ter novos desafios, considero, com toda a humildade, que reúno algumas condições para tal e por isso vamos ver o que o futuro reserva”, garante.

Nesta entrevista Cláudio Carapuça fala ainda acerca das obras que estão em curso na aldeia, das obras realizadas durante os seus três mandatos e ainda de alguns projetos e sonhos que tem e gostaria de ver concretizados na freguesia de Santa Eulália.

Raya Jovem Summer Fest tem início hoje

RayaJovem2016O Município de Campo Maior promove a partir de hoje e até 23 de julho mais uma edição do festival Raya Jovem Summer Fest, no Parque de Estacionamento das Piscinas Municipais.

Este festival, essencialmente vocacionado para as camadas mais jovens da população, tem conseguido atrair a atenção de públicos de todas as idades, ano após ano.

Mantendo o formato das edições anteriores, o Município volta a trazer a Campo Maior alguns nomes bem conhecidos do panorama musical nacional, continuando a apostar também em bandas da região.

Na primeira noite, dia 21, sobem ao palco os campomaiorenses 100 Playback, Os Red – Rapazes Extremamente Divertidos, PUTZGRILLA e NO MAKA.  A noite acaba ao som de Dj Pina.

O recinto abre diariamente às 21 horas com encerramento marcado para as 5 horas.

Mosteiros (Arronches) está em festa a partir de hoje

FestasMosteiros2016As Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça, na freguesia de Mosteiros (Arronches) têm início hoje e decorrem até dia 27 de julho.

Duas largadas de touros, da ganadaria dos Irmãos Serpa, marcam o início dos festejos, esta quinta e sexta-feira. No segundo dia tem início a animação noturna com um concerto de Filipe Florêncio seguido da discoteca com DJ Tazo.

No sábado, durante a manhã, realiza-se o 3º Passeio de Motas Antigas, à tarde a tourada à vara larga e à noite o baile conta com animação musical do grupo Ritmo Pimba.

No domingo, com a chegada da Banda Recreativa Alegretense, a comitiva desfila pelas ruas da freguesia, até à Missa e Procissão em honra da padroeira e dos mosteirenses já falecidos. Ao final da tarde, realiza-se a terceira largada de toiros destas festas que antecede o baile, abrilhantado por Vítor Realinho.

Na segunda-feira à noite, a Praça de Touros de Mosteiros recebe os Jogos Taurinos e antes das festas terminarem há ainda espaço para mais duas largadas, nos dias 26 e 27.

As festas de Mosteiros são organizadas pelo Futebol Clube Mosteirense,  com o apoio do Município de Arronches e das Juntas de Freguesia de Assunção e de Mosteiros.