Museu de Arte Contemporânea de Elvas promove visita guiada

VisitaGuiada17julhoMACEO Museu de Arte Contemporânea de Elvas promove, a 17 de julho, domingo, pelas 11.30 horas, uma visita guiada à exposição “Abaixo as Fronteiras – Vivam as artes e o design”, que se encontra patente neste espaço museológico e que terá como guia a curadora Bárbara Coutinho.

A participação nesta visita implica inscrição prévia e obrigatória, que pode ser feita para o e-mailpatricia.machado@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 637 150.

A mostra resulta de uma parceria entre o MACE e o Museu do Design e da Moda (MUDE), e que coloca em diálogo as geografias e coleções dos dois museus para sublinhar afinidades, sobreposições ou correlações que desafiam as fronteiras entre o design e as artes.

Nesta exposição abordam-se os diferentes aspetos da relação entre o design e as artes, estabelecendo diálogos entre disciplinas, geografias, museus e coleções – Coleção Francisco Capelo em depósito no MUDE e Coleção António Cachola no MACE, com curadoria de Bárbara Coutinho e desenvolve-se, em simultâneo, nos dois pólos: Elvas e Lisboa.

Filhos, refexo dos pais no “De olho na saúde mental”

LilianaPilhaVerao2016Na edição desta semana do programa “De olho na saúde mental”, na Rádio Campo Maior, a psicóloga Liliana Pilha (na foto), aborda o tema, filhos, reflexo dos pais.

Ouvir aqui “De olho na saúde mental”

Liliana Pilha refere,  “devemos pensar nos nossos comportamentos e nas consequências que os mesmos representam na vida das crianças. Se queremos que os nossos filhos e as crianças nos respeitem devemos dar-nos ao respeito. Somos nós adultos, que ajudamos as crianças a serem bons adultos no futuro e as nossas ações tem um grande impacto no desenvolvimento das crianças, contudo, nem todos os comportamentos são reflexo  por imitação dos pais, mas é certo que a grande parte dos seus comportamentos é por imitação. Todos queremos que as nossas crianças tenham comportamentos adequados no futuro e para isso devemos ter atenção nas coisas que dizemos e do modo como o fazemos”.

Padilla estreia-se no Campo Pequeno

CampoPequeno14Julho2016Juan José Padilla, matador de toiros espanhol, apresenta-se esta quinta-feira, dia 14 de Julho no Campo Pequeno para alternar com Juan del Álamo, triunfador na Feira de Santo Isidro, em Las Ventas (Madrid).

Atuam, também, os cavaleiros Luís Rouxinol e Luís Rouxinol Júnior.

Pega, os seis toiros da Ganadaria Varela Crujo, o Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, capitaneados por Marcelo Lóia.

Ana Inácio na rubrica “Cuidar na Demência” de hoje

AnaInacioNa rubrica desta semana do espaço “Cuidar na Demência”, Ana Inácio, vai falar da área da psicologia e da sua intervenção junto de pessoas com demência e dos seus cuidadores.

Ouvir aqui “Cuidar na Demência”

Ana Inácio afirma, “a intervenção da psicologia deve ser utilizada tanto pelos cuidadores como pelas pessoas com demência. A nível da psicologia, os psicólogos devem dar apoio a estes cuidadores de modo a trabalharem as emoções que surgem diariamente, pois, cuidar de uma pessoa com demência é lidar todos os dias com sentimentos como a culpa, a incompetência e cuidar 24 horas por dia na maior parte das vezes sem descanso”.

“El cine de una noche de verano” tem início hoje

ElCineDeVeranoA iniciativa  “El cine de una noche de verano” está de regresso ao Teatro López de Ayala, a partir de hoje, dia 13.

Este evento é organizado pela Filmoteca da Estremadura com o patrocínio da Fundação Caja Badajoz, que oferece, na sua quarta edição, 13 filmes que vão ser projetados às quartas e quintas-feiras até ao dia 31 de agosto.

Hoje, dia 13, será exibido o filme ‘El libro de la vida’, um filme de animação, recomendado para maiores de 7 anos.

Esta comédia norteamericana de 2014 tem a duração de 95 minutos e está dirigida por Jorge R. Gutiérrez e produzida por Guillermo del Toro.

O filme conta a viagem de Manolo, um jovem toureiro que se está dividido entre cumprir as expectativas da sua família ou seguir o seu coração e dedicar-se à sua verdadeira paixão: a música.

Antes de escolher o caminho que vai seguir, Manolo recorre a três mundos fantásticos, onde vai superar os seus piores medos.

Os filmes são transmitidos pelas 22 horas, a um preço de un euro.

Delta vai fabricar máquinas de café em Campo Maior

RuiNabeiroO Grupo Nabeiro-Delta Cafés vai começar a fabricar um novo modelo de máquinas de café em cápsulas em Campo Maior, sendo a primeira vez que isso acontece no nosso País. A produção começa em setembro e o grupo espera vender 500 máquinas até ao final do ano.

O modelo, semi-profissional, vai designar-se ‘Mayor Q’ e é destinado ao canal Horeca (hotelaria, cafetaria e restauração).

“Esta vai a ser a primeira máquina de café em cápsulas produzida em Portugal, prevemos o início da produção para o mês de setembro e até ao final deste ano esperamos colocar no mercado cerca de 500 máquinas“, anunciou Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés.

Além da ‘Mayor Q’, que os responsáveis do grupo Nabeiro pretendem que passe a ser uma referência no segmento ‘business’. A Delta Q vai ainda disponibilizar um outro novo equipamento, a máquina ‘BreaQ’, destinada essencialmente a escritórios e a áreas multisserviços ou de ‘vending’.

A ‘BreaQ’ vai permitir a selecção de até 19 bebidas quentes à base de café, leite e chocolatados, e dispõe de um ecr㠑touch screen’, além de oferecer a possibilidade de um sistema alternativo de pagamento, com a incorporação de um moedeiro.

A Delta Q anunciou ainda o lançamento de dois novos ‘blends’ para o segmento de particulares, com o maior índice de intensidade existente no mercado, que tem como limite o patamar 10: o Qharisma, com grau de intensidade 12, e o EpiQ, com grau de intensidade 14.

A Delta Q anunciou também o lançamento de quatro novos ‘blends’ de café em cápsulas exclusivamente para o setor Horeca: MagnetiQ, AromatiQ, SilQ e DeQaf.

Segundo prémio do Euromilhões para Portugal

euromilhoesRCMO concurso do Euromilhões, de sexta-feira, terá um “jackpot” de 39 milhões de euros em virtude de não ter sido apurado qualquer totalista no sorteio de ontem. 

No segundo prémio acertaram três apostadores, um dos quais em Portugal, cabendo, a cada um, cerca de 314 mil euros.

Oito apostadores, um deles em Portugal, acertaram no terceiro prémio, recebendo, cada um, cerca de 39 mil euros.

O quarto prémio vai ser distribuído por 42 apostadores, seis dos quais em Portugal, que vão receber, cada um, cerca de 3700 euros.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 03-07-26-33-41 e as estrelas 02 e 10.