Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro recebe peça de teatro

APPACDM_CampoMaior2016A peça de teatro “Um detetive em Cadeira de Rodas” foi representada ontem, dia 14, pelos utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Elvas para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, de Campo Maior.

Ermelinda Borrega, diretora técnica do Centro de Atividades Ocupacionais da APPACDM de Elvas revela, “este é um projeto de inclusão onde estamos a tentar estreitar os laços com a comunidade escolar do concelho de Elvas e de Campo Maior, nomeadamente com o pré-escolar e o 1º ciclo. Foi um projeto inovador, nunca tínhamos feito, hoje é o primeiro dia, e por acaso é com o Centro Escolar de Campo Maior”.

Com este projeto pretende-se fomentar a inclusão de forma didática e divertida, sendo esta uma “peça de teatro que foi feita pelos utentes, um grupo mais jovem da instituição, e eles desde o cenário, aos bonecos, aos fantoches e até à organização do próprio espaço aqui no ginásio foram eles que fizeram tudo”.

Joaquim Moura Fernandes, presidente da APPACDM de Elvas, garante: “espero que esta atividade corresponda às perspetivas para o qual foi criado, o fundamental é abrir as portas da casa para que o mundo entre nela e ela tenha contacto com o exterior”.

O projeto vai ser desenvolvido até dezembro deste ano.

Nerpor promove sessão “Capitalização e Financiamento das PME”

NERPORA Instituição Financeira de Desenvolvimento em parceria com a NERPOR-Associação Empresarial da Região de Portalegre, vão realizar, no próximo dia 16, pelas 13 horas, uma sessão de trabalho sobre a Capitalização e Financiamento das PME, na qual terá também lugar uma apresentação da referida instituição financeira.

Esta iniciativa tem como principal objetivo apoiar empresas com dificuldades no acesso ao financiamento, através de um conjunto de instrumentos financeiros destinados a promover a capitalização e o financiamento das empresas, através de intermediários financeiros a operar no mercado nacional, num montante total que se estima em cerca de 1.500 milhões de euros.

Durante a sessão, a “Instituição Financeira de Desenvolvimento, S.A.”, vai apresentar os instrumentos financeiros que já lançou, nomeadamente a Linha de Crédito com Garantia Mútua, a Linha de Financiamento a Entidades Veículo de Business Angels, a Linha de Financiamento a Fundos de Capital de Risco, bem como, a Linha de Financiamento a Operações de Capital Reversível.

“À Conversa Com” Helena Melo

HelenaMelo2016Helena Melo (na foto) é professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas.

Na edição de hoje de “À Conversa Com” explica-nos que uma professora bibliotecária realiza “um trabalho muito diversificado e criativo, com o objetivo de levar as crianças a gostar de ler e a contactar com o livro além de apoiar todo o trabalho de sala de aula e toda a parte pedagógica desenvolvida pelos restantes professores do agrupamento”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Quando questionada sobre o gosto dos jovens pela leitura, a professora garante que hoje em dia ainda “há muitos alunos que gostam de ler”.

GNR fiscaliza canos de escape

VitorBalsinhasRCM2016A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai fiscalizar os canos do escape, uma medida que vai passar a contar para os pontos na carta de condução.

Os carros modificados com escapes ruidosos ou escapes saídos do veículo vão gerar multas que podem implicar no sistema de condução de carta por pontos.

Vitor Balsinhas (na foto ao lado), mecânico na cidade de Elvas, refere,“é mais uma medida de fiscalização, os centros de inspeção já fazem este controlo na inspeção periódica dos veículos ligeiros e pesados. Este novo controlo vai fazer com que as pessoas se preocupem mais com o estado do escape, com o seu ruído e poluição. Desde que a panela tenha um bom isolamento, a lã de vidro esteja boa e filtre bem os gazes, o escape faz menos ruído e poluição e o carro tem um consumo diferente porque faz com que o motor tenha mais rendimento. Se o escape estiver danificado deve ser reparado ou substítuido o mais rápido possível pois, o barulho de escape roto dá logo nas vistas, é um barulho mais agressivo”.

Esta medida de fiscalização dos canos de escape por parte da Guarda Nacional Republicana entrou, dia 1, em vigor e as infrações cometidas vão contar para os pontos da carta de condução.

Euromilhões com jackpot de 24 milhões de euros

euromilhoesRCM

O próximo concurso do Euromilhões, de sexta-feira, tem um “jackpot” previsto de 24 milhões de euros.

No segundo prémio acertou apenas um apostador, com o boletim registado no estrangeiro, que vai receber 929 mil euros.

Cinco apostadores, todos de fora de Portugal, acertaram no terceiro prémio e vão receber, cada um, cerca de 61 mil euros.

O quarto prémio vai ser distribuído por 29 apostadores, seis dos quais em Portugal, que vão receber, cada um, cerca de 5300 euros.

A combinação vencedora do concurso de ontem  do Euromilhões é composta pelos números 13 – 34 – 39 – 42 – 50 e pelas estrelas 09 e 11.

Noticias da Manhã de quarta-feira, dia 15 de junho

noticias_RCMNotícias da manhã de quarta-feira dia 15 de junho na Rádio Campo Maior numa edição de Sandra Canhoto

Ouvir aqui notícias da manhã

Temas em destaque:

– Hoje há Cross Trainning Noturno em Campo Maior;

– Grupo Nabeiro vai fabricar um novo modelo de máquinas de café em cápsulas em Campo Maior;

– Utentes da APPACDM de Elvas representam peça de teatro: “Um detetive em Cadeira de Rodas”;

– GNR vai fiscalizar os canos do escape;

– O próximo concurso do Euromilhões tem um “jackpot” de 24 milhões de euros.