Museus de Campo Maior associam-se ao Dia Internacional dos Museus

DiaMuseus18MaioO Dia Internacional dos Museus é assinalado hoje em Campo Maior e Elvas.

O Município de Campo Maior assinala o dia internacional dos museus com entradas gratuitas

A autarquia assinala a data abrindo as portas dos seus museus no Museu de Arte-Sacra, no Lagar-Museu do Palácio Visconde d’Olivã, no Museu Aberto e na Casa-Museu de Santa Beatriz da Silva serão gratuitas.

Integrado nas comemorações deste dia, o Museu Militar de Elvas realiza uma visita guiada sob o mote “Elvas vista da Cortina do Casarão”.

O tenente-coronel Joaquim Bucho, diretor do Museu Militar de Elvas, revela como surgiu este evento: “ao longo do ano a Direção Geral do Património Cultural promove várias atividades, e uma vez que o Museu Militar integra a Rede Nacional de Museus faz todo o gosto em integrar-se dentro das suas possibilidades neste calendário e nesse sentido vamos patrocinar um evento que será aberto a toda a população, que é um passeio histórico, para que a população venha descobrir o Museu Militar”.

O início está marcado para as 10.30 horas e tem duração de cerca de 45 minutos e com entrada livre.

Também âmbito do Dia Internacional dos Museus, o Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro promove um workshop de fotografia.

Mais pormenores com João Carpinteiro, diretor do museu: “nós aderimos ao Dia Internacional dos Museus e temos para oferecer entradas gratuitas a quem quiser visitar o museu neste dia e vamos ter tanto a parte da manhã como da tarde um workshop de fotografia. Isto significa que as crianças que vão levar material que consta de uma caixa de sapatos, uma folha de cartolina preta, uma fita adesiva preta e uma cola e vão construir a sua própria máquina, depois vão tirar uma fotografia, fazendo a revelação e a fixação dessa mesma fotografia e depois levam a fotografia como recordação para casa”.

O workshop decorre entre as 10 da manhã e a uma da tarde e entre as três da tarde e as 19.