Centro de Artes e Ofícios do Património aberto até ao final do ano

CentroArtesOficiosElvasO Centro de Artes e Ofícios do Património (CAOP) foi apresentado ontem, dia 18, na Câmara Municipal de Elvas.

Este centro resulta da cooperação entre quatro entidades: as câmaras municipais de Elvas e Campo Maior, o ayuntamiento de Badajoz e a Associação InCIDADES.

Ricardo Pinheiro, presidente da câmara municipal de Campo Maior, considera esta iniciativa “muito útil para a região, principalmente para os concelhos que têm nos seus planos recuperação de património abaluartado, como é o caso de Campo Maior”.

Margarida Alçada, da InCIDADES, explicou-nos no que o espaço vai “dar formação na área da requalificação do património, nomeadamente, a pintura a cal, reboco de cal, pintura a fresco, marmoreados fingidos e recuperação de portas e janelas de madeira, Complementarmente, vamos dar formação em hortas urbanas e jardins históricos, entre outras”.

O Centro vai ficar instalado num prédio, do século XV, situado junto ao Largo dos Terceiros, em Elvas.

 

Germán Lopez, em representação do ayuntamiento de Badajoz, considera que estes projetos “evolucionam ainda mais o projeto da Eurocidade”.

“Elvas é uma cidade com muito património e parece-me que este espaço que hoje conhecemos vai tornar-se numa zona muito visitada. Desde Badajoz estamos muito felizes com o projeto da Eurocidade por isso, consideramos que a cooperação e entre ajuda entre todos é uma maravilha”, sublinhou. 

A apresentação realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, seguindo-se uma visita às instalações do centro e ao Museu de Arte Contemporânea onde se realizou a degustação de produtos regionais.

Rota dos Cafés Delta no “À Conversa Com”

EduardoCristianoA XII edição da Rota dos Cafés Delta realiza-se nos dias 23 e 24 de Abril.

“O evento junta cerca de 140 participantes, num total de 70 carros”, de acordo com Eduardo Cristiano (na foto), responsável pela organização e convidado na edição de hoje da “À Conversa Com”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

O passeio, apadrinhado por Amélia Nabeiro, conta com o apoio da empresa Delta Cafés.

Campanha “É Tempo de Ajudar!” decorre ao longo deste mês

TempoDeAjudar2016A segunda edição da campanha de solidariedade para idosos da associação Coração Delta, denominada “É tempo de Ajudar!” teve início no dia 1 de abril e decorre ao longo de todo o mês.

Esta iniciativa, à semelhança da campanha anterior, tem o objetivo de angariar produtos para fazer face às necessidades dos idosos de cada localidade onde decorre esta ação.

Os estabelecimentos aderentes do Grupo Mosqueteiros são os seguintes: Campo Maior, Elvas, Portalegre, Nisa, Ponte Sôr, Estremoz, Évora, Vendas Novas, Mação, Vila Viçosa, Arraiolos, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Portel e Viana do Alentejo, assim como as Lojas Alentejo de Campo Maior e Elvas.

A iniciativa pretende recolher produtos de higiene para idosos em vários concelhos do distrito de Portalegre.

Cláudia Gama, do “Tempo para Dar”, esclarece que as fraldas são o produto que estão mais em falta por serem mais caras mas existem outros produtos que também fazem falta como cremes gordos, cremes hidratantes, toalhitas, gel de banho, shampoo, fixadores de próteses dentárias, lâminas de barbear, entre outros.

“O Tempo para Dar é um programa a nível nacional da Associação Coração Delta. A nivel nacional porque nós estamos em vinte e três localidades, portanto ao estarmos nestas vinte e três localidades temos departamentos comerciais com voluntários que estão também junto da comunidade para fazer face à solidão dos idosos e às necessidades sentidas dos mesmos”, diz a responsável do programa.

A campanha ”É tempo de ajudar” acontece até ao dia 30 de abri.

Campo Maior celebra Dia Mundial da Dança com “Big Dance”

Big-Dance-Campo-Maior-2016Para assinalar o Dia Mundial da Dança, que se celebra no dia 29 de abril, a Axpress-Arte, com o apoio do Município de Campo Maior, vai realizar a iniciativa “Big Dance 2016”.

O grande objetivo do Big Dance é fazer dançar o maior número de pessoas possível ao redor do mundo, independentemente da sua idade, condição física ou limitações de mobilidade.

A coreografia deste ano foi criada tendo em mente todo o tipo de pessoas e os mais diferentes níveis de experiência em dança e persegue um momento de conexão entre todos os participantes.

A participação no Big Dance 2016 implica a realização de uma série de sessões de preparação da coreografia e culmina num grande momento coletivo, no dia 30 de abril, no Jardim Municipal.

Os colaboradores da Axpress-Arte vão coordenar os ensaios de acordo com os grupos criados após a fase de inscrições.

Big Dance é o nome de um festival bienal que nasceu em Londres no ano de 2006, organizado pelo Mayor of London em colaboração com a People Dancing e a Big Dance Hubs, uma rede de organizações dedicadas à dança do Reino Unido.

Notícias da Manhã de terça-feira, 19 de abril

noticias_RCMNotícias da manhã de terça-feira, dia 19 de abril na Rádio Campo Maior numa edição de Sandra Canhoto

Ouvir aqui Notícias da Manhã

Temas em destaque

– Campo Maior recebe iniciativa “Big Dance 2016”;

– Centro de Artes e Ofícios do Património deverá abrir até ao final deste ano em Elvas, numa parceria entre o município local e o de Campo Maior, o Ayuntamiento de Badajoz e a associação InCIDADES;

– Iniciados do Campomaiorense vencem o FC Crato e confirmam liderança na 2ª fase do campeonato;

– 12ª edição da Rota dos Cafés Delta realiza-se nos dias 23 e 24 de Abril;

– Carta por pontos entra em vigor a um de junho;

e 1ª edição do festival gastronómico “Alentejo Food & Soul” vai ter lugar em setembro, em Estremoz.