GNR regista três crimes de violência doméstica em sete dias

gnrO Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) registou, entre 29 de Fevereiro e 6 de Março, 42 ocorrências.

De entre estas, oito correspondem a crimes contra as pessoas onde estão englobadas, três por crime de violência doméstica, uma por crime de ofensas à integridade física, três por crime de ameaças e uma por outros crimes contra as pessoas.

Neste período a GNR registou também 24 ocorrências criminais contra o património, duas por crime de roubo na via pública, 17 por crime de furto, uma por crime de dano, duas por crime de burla informática e duas por crime de outras burlas.

Na área dos crimes contra a vida em sociedade verificaram-se nove ocorrências, seis por crime de condução de veículo com taxa de álcool superior a 1,20g/l, duas por crime de incêndio florestal e uma por crime de incêndio em edifício.

Relativamente a crimes contra o estado, constatou-se a existência de uma ocorrência por crime de desobediência.

No mesmo período, registaram-se 14 acidentes de viação, dos quais resultaram além dos danos materiais, cinco feridos leves.

Para além da atividade normal de fiscalização da circulação rodoviária, foram ainda desencadeadas 106 operações especialmente direcionadas para esse efeito em todos os concelhos do distrito de Portalegre, tendo sido fiscalizados 843 condutores/veículos.

Na área dos crimes durante a condução de veículos automóveis, verificaram-se sete ocorrências.

No decorrer destas operações foram submetidos ao teste de alcoolémia 761 condutores, dos quais seis apresentaram valor superior ao permitido por lei. Foram detetadas e autuadas 223 infrações à legislação rodoviária. As infrações mais verificadas dizem respeito ao excesso de velocidade, acondicionamento da carga, tacógrafo e pneus.

Foram ainda efetuadas 19 detenções: seis por crime de condução de veículo com taxa de álcool superior a 1,20g/l; uma por crime de desobediência; oito por crime de furto e quatro por mandado de detenção.

Angonabeiro alarga exportação para o Senegal

DEltaImagem_SaquetaA empresa angolana Angonabeiro, do grupo português Nabeiro (Delta), alargou a exportação de café daquela marca, sob a denominação de Ginga, para o Senegal, depois da estreia da internacionalização para Cabo Verde.

De acordo com informação divulgada pela empresa, em fevereiro foram exportadas cerca de 12 toneladas de “Café Ginga” para o Senegal, depois de, no mês anterior, ter exportado para Cabo Verde quatro toneladas.

O “Café Ginga”, a par da Delta Cafés e Delta Q, são as três marcas de café pertencentes à Angonabeiro, subsidiária do grupo português Nabeiro, líder no mercado de café em Portugal, Angola e Moçambique.

Angola já foi o quarto maior produtor mundial de café, com 200 mil toneladas anuais, antes de 1975. Essa produção está hoje reduzida a menos de 5%, fruto do abandono do cultivo durante a guerra civil angolana que se seguiu à independência.

A Angonabeiro anunciou em 2015 o investimento de um milhão de dólares (900 mil euros) na aquisição da totalidade do capital da empresa pública angolana de produção de café Liangol, cuja gestão já assegurava há 14 anos.

Desde 2001 que a empresa do grupo português assume a gestão da fábrica da Liangol, depois de garantir também a sua reabilitação e modernização, tendo em conta que estava desativada desde 1984.

A empresa ocupa uma área de quatro hectares, com uma zona de armazenamento, torra e embalagem de café, onde o grupo Nabeiro assegura a produção e comercialização de 250 toneladas do café (2014) da marca própria Ginga, que lidera destacada as vendas em Angola.

Dia Internacional da Mulher comemorado em Campo Maior

CM8Marco2016O Dia Internacional da Mulher é, este ano, mais uma vez, assinalado em Campo Maior, com um jantar convívio para todas as mulheres que estejam interessadas em marcar presença.

O jantar realiza-se hoje, pelas 20 horas, nas instalações da CURPI da vila.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de março.

A data surgiu pela primeira vez a 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Projeto da ULSNA premiado pela Missão Continente

ULSNAMissaoSorriso2016O projeto “Pequenas Alterações, grandes Emoções”, da responsabilidade do Departamento da Mulher e da Criança da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) foi um dos 25 premiados pela Missão Continente/2015.

O início da concretização do projeto, que deve ocorrer em Maio deste ano, inclui a aquisição de materiais didáticos e lúdicos para o serviço de Pediatria no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, e a criação de espaços de apoio ao aleitamento materno, incluindo uma componente formativa, na maternidade desta mesma unidade hospitalar e nos centros de saúde de Ponte de Sôr e Campo Maior.

O apoio financeiro da Missão Continente para este projeto é no valor de 14.158 euros, pagos diretamente aos fornecedores de todos os materiais necessários à sua concretização.

A Missão Continente destina-se a premiar projetos no âmbito da saúde-materno-infantil dos cuidados de saúde de proximidade.

Novos prazos do IRS no “À Conversa Com” de hoje

MaraConstantinoRCMOs novos prazos estipulados para a entrega da declaração do IRS e IRC e a reabertura da plataforma referentes às cauções de água luz e gás são os temas da edição de hoje de “À Conversa Com”.

Mara Constantino (na foto ao lado), jurista na delegação de Évora da DECO, é a convidada da edição de hoje de “À Conversa Com”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

A jurista da Deco refere que reaberta “a plataforma para que os consumidores possam requerer a devolução das cauções que em determinada altura liquidaram, nomeadamente cauções de água, luz e gás”.

O novo prazo de reclamação decorre até dia 30 de junho de 2016 “para solicitar a emissão da declaração comprovativa do seu direito, estando estes obrigados à sua emissão até ao dia 8 de julho deste mesmo ano”.

Quanto ao IRS, Mara Constantino dá conta dos prazos de entrega da declaração do IRS e do IRC “que este ano sofreram alterações”.

II Oficina de Compotas Caseiras realiza-se em Monforte

2016-02-29-cartaz-ii-oficina-de-compotas-em-monforteA segunda oficina de Compotas Caseiras realiza-se, em Monforte, nos próximos dias, 9 e 10 de março, na Galeria Municipal Domingos Maria Peças. 

Esta oficina decorre entre as 17h00 e as 18h30 de quarta e quinta-feira.

Os interessados em participar devem inscrever-se no Posto de Turismo até ao dia de hoje.


Notícias da Manhã de 2ª Feira, 7 de Março

noticias_RCMNotícias da manhã de segunda-feira, dia 7 de março, na Rádio Campo Maior com edição de Sandra Canhoto.

Ouvir aqui Notícias da Manhã da Rádio Campo Maior

– indivíduo condenado por violência doméstica e pelo crime de roubo;

– mosteirense bateu o Gafetense por 3-1 e aumetou para nove pontos a vantagem para o segundo lugar, na I Divisão, do Campeonato de Seniores, da Associação de Futebol de Portalegre.

– escola Superior Agrária de Elvas recebe sessão de esclarecimento sobre “Regime de Pagamento Base, Greening e Novas Medidas Agro e Silvo-Ambientais”;

– caminhada “Do Forte ao Forte” do núcleo do Sporting de Elvas realizou-se ontem;

– e inscrições para almoço do proprietário terminam hoje.