“Operação Floresta Protegida 2016”, da GNR, até 14 de Maio

GNROperao_Floresta_Protegida_2016A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), está a levar a cabo até 14 maio a “Operação Floresta Protegida 2016”.

“Esta operação baseia-se num conjunto de ações de sensibilização com o intuito de alertar para a importância de todo um conjunto de procedimentos preventivos a adotar”, como nos revela o capitão Ricardo Silva da GNR.?

Numa fase subsequente, vão ser ainda realizadas ações de fiscalização com o objetivo de corrigir as situações de notório incumprimento face à obrigatoriedade da manutenção das faixas de gestão de combustível.

Évora: 1ª Edição do Festival Condomínio

Evora16e17Abril2016A 1ª edição do Festival Condomínio, em Évora, realiza-se dias 6 e 17 de abril, numa organização de pessoas locais.

Este Festival conta já com seis edições em Lisboa, e pretende afirmar-se como um espaço de apresentação de propostas diferenciadas que sejam representativas da cultura local, em espaços privados de carácter habitacional.

Nos dias 16 e 17 de abril é possível descobrir propostas diferentes, um pouco por toda a cidade: de teatro, de dança, de música ou de cinema. Podem também ser performances, leituras ou conversas. Mas também exposições ou workshops.

Meeting Internacional João Manuel Nabeiro hoje em Campo Maior

Meeting5Marco2016O III Meeting Internacional João Manuel Nabeiro está a decorrer hoje no Complexo de Piscinas da Fonte Nova, em Campo Maior.

O professor José Mercês, do Sporting Clube Campomaiorense, garante estar “extremamente satisfeito com o resultado”.

“Está a superar todas as nossas expectativas quer em termos de presença de atletas e também o envolvimento de toda a comunidade ligada à natação, também do próprio grupo Nabeiro e da direção do Sporting Clube Campomaiorense”, refere o professor.

O meeting conta com a presença de equipas da região, incluindo uma equipa de Badajoz e uma equipa do Sport Lisboa e Benfica.

João Manuel Nabeiro é o homenageado deste torneio que conta com a sua terceira edição.

Pintura de Maria Rodrigues Pereira em exposição em Campo Maior

Flores-Quintal-Agenda_1A exposição “Flores do Meu Quintal”, pintura de Lili, é inaugurada, hoje, no Centro Cultural de Campo Maior.

A mostra de Maria Emília Estrela Rodrigues Pereira reúne, nesta exposição, um conjunto de obras representativas do seu gosto pela pintura.

“Flores do Meu Quintal” fica patente ao público até ao dia 31 de março.

 

Órgãos centenários de Elvas voltaram ontem a tocar

OrgaoSePopulacao4Marco2016Os dois órgãos da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas, já estão em funcionamento.

A igreja foi pequena para albergar toda a população que não quis perder este momento histórico de ouvir estes instrumentos musicais centenários (foto ao lado).

João Vaz, conceituado músico que tem tocado em vários órgãos no país, esteve nos comandos do instrumento na sessão que decorreu na noite desta sexta-feira, dia 4.

“É sempre uma redescoberta quando há um instrumento que fica calado durante tanto tempo. Não há ninguém vivo que se lembra destes instrumentos tocarem e é sempre uma emoção ver o som reencontrado de um instrumento construído há 250 anos”, refere o músico.

João Vaz considera: “o património organista em Portugal é muitíssimo rico e felizmente nas últimas décadas tem havido um esforço muito grande no sentido de restaurar. É claro que o restauro é sempre uma incógnita: as coisas podem correr bem ou mal. Neste caso é um trabalho que foi feito com profissionalismo e o resultado é muito satisfatório e emocionante”.

Os dois órgãos de tubos são do século XVIII, tendo o órgão alto sido construído em 1762 pelo organeiro italiano, Pascoal Caetano Oldovini, sendo que existe também o coro baixo, do mesmo organeiro.

Intermarché de Campo Maior lança campanha de recolha de alimentos para animais

arronches-adopta2O Intermarché de Campo Maior realizou uma ação de recolha de alimentos e outros bens para animais em parceria com a Associação Arronches Adopta.

A campanha de angariação foi ainda replicada em cerca de uma centena de lojas por todos o país, com o objetivo de assinalar o Dia do Animal de Estimação. 

Com o apoio a esta iniciativa, o Intermarché de Campo Maior esteve, mais uma vez, a ajudar e a apoiar uma instituição local. 

 

Rui Pingo e Parque de Ciência no Ponto de Vista desta semana

RuiPingoO Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA), com sede em Évora, foi criado a 28 de Dezembro de 2011

Na edição desta semana do “Ponto de Vista”, Rui Pingo (na foto), responsável pelo Parque, explica que este “espaço é o único a nível regional uma vez que atuamos desde Odemira até Nisa e de Campo Maior a Sines”.

O Parque “pode ter a função de incubação, como temos neste momento com 50 empresas associadas e pode também surgir em rede. Esta rede está agora a ser desenvolvida em parceria com os politécnicos de Portalegre e Beja, a Agência De Desenvolvimento Regional Do Alentejo (ADRAL), a Associação Nacional De Jovens Empresários (ANJE) e o Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE)”, sublinhou.

Rui Pingo é o convidado na edição desta semana do Ponto de Vista. Uma entrevista para ouvir hoje às 11 horas.

III Meeting Internacional João Manuel Nabeiro hoje em Campo Maior

Cartaz-NatacaoO III Meeting internacional João Manuel Nabeiro realiza-se hoje, no Complexo de Piscinas Fonte Nova em Campo Maior, numa organização do Sporting Clube Campomaiorense e Delta Cafés.

A 3ª edição desta prova conta com a participação de várias equipas portuguesas e espanholas, e o dia será composto por várias provas de natação, e no intervalo das mesmas vamos poder assistir à actuação do Grupo de Ginástica do Clube.

Notícias da manhã de sábado dia 5

noticias_RCMNotícias da manhã de sábado, dia 5 de março, na Rádio Campo Maior, com edição de Andreia Claro.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Órgãos da Sé de Elvas voltaram a tocar;

– Rusgas na cidade de Elvas levam à apreensão de mais de 33 milhões de euros em artigos para o lar;

– Bolsa de Turismo de Lisboa decorre até amanhã;

– III Meeting Internacional João Manuel Nabeiro realiza-se hoje, em Campo Maior;

– Clube de Tiro e Caça de Elvas acolhe provas este fim-de-semana;

– terceira jornada do jogo da malha disputa-se hoje na freguesia de Barbacena;

– este fim-de-semana há torneio de sueca em Vila Boim;

– e jackpot de 31 milhões de euros para concurso de terça-feira do euromilhões.

Efemérides de 5 de março

EfemeridesA 5 de Março de 1917, morre Manuel José de Arriaga Brum da Silveira e Peyrelongue, primeiro presidente da República Portuguesa.

A 5 de Março de 1990, surge, nas bancas, o primeiro número do jornal Público.

Terminada a Segunda Grande Guerra que assombrara o mundo entre 1939 e 1945, Churchill visita os Estados Unidos da América. A 5 de Março de 1946, perante o presidente Trumen, o primeiro-ministro britânico profere, em Fulton, no Estado de Missouri, um discurso sobre os problemas da paz e os perigos da guerra.

Da sua dissertação salienta-se as seguintes passagens: «Não podemos ficar cegos perante o facto de que as liberdades desfrutadas pelos cidadãos de todo o império britânico não existem de facto num considerável número de países […] Tenho uma viva admiração e considero muito o valente povo russo e o meu camarada de tempo de guerra, o marechal Estaline. Existem simpatia e boa vontade na Grã-Bretanha – e eu não duvido que o mesmo aconteça nos Estados Unidos – para com os povos de todas as Rússias. […] Contudo, é dever meu apresentar-vos certos factos acerca da actual situação na Europa. De Stettin, no Báltico, até Trieste, no Adriático, baixou uma cortina de ferro através do continente. Atrás dessa cortina encontram-se todas as capitais dos antigos Estados da Europa Oriental. Varsóvia, Berlim, Praga, Viena, Budapeste, Belgrado, Bucareste e Sofia ficam atrás dessa cortina […] Não acreditem que a Rússia Soviética deseja a guerra. O que ela deseja são os frutos da guerra e uma expansão indefinida do seu poderio e das suas doutrinas».

Fonte: Diário de Lisboa nº 8359, de 06-03-1946, 1ª. Edição, 25º ano de publicação, pp. 1, 3 e 8