Ferido Grave do acidente com cavalos regressa hoje a Elvas

AcidenteCampoMaior29Jan2016CO homem de 32 anos que foi transferido, na passada sexta-feira, do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, para o Hospital de São José, em Lisboa, regressa esta segunda-feira à unidade hospitalar elvense onde vai ficar em recuperação.

Recorde-se que esta foi uma das vítimas do acidente de viação, ocorrido na Estrada Nacional (EN) 373, sentido Elvas – Campo Maior, que tirou a vida a um jovem de 27 anos e feriu mais três pessoas, uma mulher de 47 anos, internada em estado crítico, em Lisboa, e dois feridos leves.

 

IEFP abre concurso para mais de 800 formadores

IEFPO Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem aberto o concurso para mais de 800 formadores poderem dar formação a desempregados.

Manuel Nobre, presidente do Sindicato dos Professores da Zona Sul, considera que este concurso “pode ser o caminho a seguir”.

“Uma vez que os professores absorvidos pelo Instituto de Emprego eram os que estavam em risco de ir para a mobilidade consideramos que esta é uma forma de os recrutar sem os retirar do sistema de ensino. Ora, tendo sido a mobilidade derrotada na Assembleia da República, esperamos que estes concursos tragam alguma estabilidade e combatam a precariedade laboral”, sublinhou.

Quem concorre fica ordenado numa lista pelo tempo de serviço (como acontece nas contratações do Ministério da Educação) e depois vão sendo chamados de acordo com essa ordem e à medida que os centros de emprego vão precisando dos formadores. Ou seja, apesar de existirem 869 vagas estas referem-se ao período entre 2016 e 2018 e os professores podem ser chamados ao longo deste tempo.

O concurso que está a decorrer e obriga a que os candidatos não estejam vinculados a nenhuma entidade empregadora, ou seja, não podem ser professores com horários incompletos a tentar preencher as horas em falta.

IBAN substitui NIB a partir de hoje

NIBIbanA partir de hoje, segunda-feira dia 1, o Número de Identificação Bancária (NIB) é substituído pelo código internacional de identificação bancária (IBAN). Na prática, o código de 21 dígitos passa a ser antecedido do código do país que em Portugal é PT50.

Entre as diferenças resultantes desta alteração contam-se as transferências e débitos directos efectuados apenas com o NIB e que deixam de ter efeito até ser alterado o código.

Já as operações como o pagamento de salários pelas empresas e instituições, pagamentos a fornecedores ou cobrança de dívidas já automatizadas devem ser alteradas.

Carnaval 2016 em Campo Maior programa já está definido

CarnavalCampoMaior2016

A vila de Campo Maior volta, este ano, a brincar ao Carnaval

O desfile de Carnaval das escolas marca, na sexta-feira, dia 5 de Fevereiro, o arranque do programa deste ano, que continua com o Baile e Concurso de Máscaras em Degolados.

No sábado, dia 6, pelas 18 horas, têm lugar o desfile de foliões em Campo Maior e o Baile e Concurso de Máscaras no Centro Comunitário, pelas 22 horas.

Carnaval 2016: “Azevia” e “As Relíquias” no “À Conversa Com”

ClaudiaFerreiraAzeviaAs associações do concelho de Elvas voltam, este ano mais uma vez, a participar na 20ª edição do Carnaval Internacional de Elvas.

No total, são nove os grupos a participar nos desfiles pelas ruas da cidade.

Na edição de hoje do “À Conversa Com”, o grupo da Sociedade Recreativa 1º de Dezembro, popular “Azevia”, e o grupo “As Relíquias”, de Santa Eulália falam acerca da preparação da edição de 2016 do carnaval.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Cláudia Ferreira (na foto à esquerda), membro da Sociedade Recreativa 1º de Dezembro, a popular azevia, “este ano participa mais ou menos com o mesmo número que no ano passado, cerca dos 80 participantes, de todas as faixas etárias”. O tema para este ano é o Glamour.

De Santa Eulália vem o Grupo as Relíquias, e Arnaldo Nepomuceno revela “este é um grupo de motas antigas”. “Pensámos avançar com o Carnaval porque em Santa Eulália já há dois anos que não se faz, e nós decidimos, o grupo todo, fazer o Carnaval de Elvas. O tema vai ser prisioneiros, somos à volta de 40 pessoas, pegamos nas motas e vimos até Elvas”, garante.

O Carnaval Internacional de Elvas decorre 4 a 9 de fevereiro.

Campo Maior: População do Mártir Santo já foi realojada

MArtirSanto31Jan2016BO realojamento dos habitantes do Mártir Santo, em Campo Maior, terminou ontem.

Cerca de 48 horas depois do início do processo de realojamento da comunidade no novo Bairro de São Sebastião, o Município de Campo Maior está em condições de começar a preparar as operações de demolição das estruturas ilegais e limpeza de todo aquele espaço.

Visivelmente emocionado com o terminar desta ação, Ricardo Pinheiro, presidente da câmara municipal, revelou que, “nos últimos quatro anos, viveram-se momentos difíceis. O Partido Socialista sempre quis devolver aquilo que era dos campomaiorenses e que foi conquistado pelos nossos antepassados. Muitas vezes, a falta de confiança em relação a este processo caia sobre a minha pessoa e o que valeu foi o apoio que sempre tive da minha equipa de trabalho”.

O autarca garante que a manutenção do Bairro de São Sebastião vai ser “rigorosamente acompanhada pela autarquia. Já avisámos a população que ali reside em relação à construção clandestina e esperamos que cumpram as normas”.

“Estarmos aqui hoje neste espaço penso que é magnifico e espero que com a assinatura do processo de reabilitação das muralhas, na próxima quarta- feira, possamos, dentro de três a quatro meses, estar a lançar o concurso público para a obra, sublinhou o presidente.MArtirSanto31Jan2016

O capitão Cláudio Godinho, comandante do Posto Territorial de Elvas da GNR, revela que este processo decorreu “dentro da normalidade, graças à cooperação das famílias na mudança dos seus bens”.

Quarta-feira, dia 3 de fevereiro, o Ministro da Cultura, João Soares, estará em Campo Maior para a cerimónia de assinatura do acordo de colaboração para requalificação dos edifícios situados no interior do Castelo de Campo Maior e da Fortificação Abaluartada de Campo Maior e respetiva envolvente.

Município de Campo Maior apoia IPSS do concelho

IpssAO Município de Campo Maior tem vindo a desenvolver um trabalho no sentido de aproximar as IPSS do concelho, de modo a rentabilizar todo o trabalho efetuado junto da população campomaiorense.

Neste âmbito, a autarquia continua focada na melhoria das condições e equipamentos que cada IPSS possui para que possam prestar um serviço digno e de qualidade aos seus utentes.

A autarquia apoia a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, no âmbito do financiamento e apoio logístico para ampliação e remodelação do Lar de Idosos de Sta. Beatriz da Silva.

Também a Casa do Povo vai ter as instalações do seu ATL e do salão de Judo melhoradas. Através da assinatura do Protocolo com esta IPSS, vai ser possível dar apoio logístico e financeiro, permitindo criar melhores condições aos jovens na ocupação dos tempos livres, incutindo-lhes métodos e hábitos saudáveis de gosto pelo estudo e pelo desporto.IPSSProjetoCampoMaiorB

A Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) assinou um protocolo com o Município para apoio logístico e financeiro com vista à requalificação do espaço exterior inerente à zona da piscina, permitindo assim a criação de um espaço digno para o convívio dos seus utentes.

O município está a desenvolver um estudo prévio, centrado na criação de uma Unidade de Cuidados Continuados, uma área identificada como prioritária na região, a instalar no antigo edifício da EB 2 de São João Baptista, aproveitando a estrutura já edificada e adaptando-a a um conceito inovador no concelho.

A Cooperativa Social Raia Mayor, constituída por quatro IPSS do Concelho, é a instituição que dará corpo a este projeto, que prevê 30 camas de U.C.C. e 16 de E.R.P.I.

Campo Maior, dentro dos próximos anos, vai contar com um conjunto de equipamentos de excelência, aumentando desta forma a oferta e a resposta nas mais diversas áreas.