O Governo deverá repor este ano alguns dos benefícios retirados aos bombeiros voluntários, assim como devem ser criados novos benefícios.
Quem o afirmou foi o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, garantindo que vai ser reforçado o voluntariado entre os bombeiros, repondo alguns incentivos que lhes foram retirados, e criando outros que sejam um estímulo e o reconhecimento da sua atividade.
Para Miguel Carvalho, comandante da corporação de Bombeiros Voluntários de Campo Maior, esta é uma boa notícia e de extrema importância: com a crise que os bombeiros voluntários estão a atravessar, pela falta de voluntariado, claro que é uma boa notícia, nunca deveriam ter sido retirados os benefícios, porque foi uma forma de afastar alguns possíveis bombeiros voluntários da carreira nas corporações e é uma grande mais-valia para conseguirmos ter cada vez mais voluntários.
Tiago Bugio, comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, concorda com a reposição dos benefícios: creio que é muito importante o Estado português ter em consideração que os bombeiros são voluntários e dar algum incentivo a estes bombeiros que todos os dias dedicam a sua vida em prol da população, sem objetivo de retribuição, fazem-no apenas por gosto de ajudar.
Deve ser reposto aquilo que foi cortado e devem ser encontradas mais situações que possam ajudar os nossos bombeiros, não só a nível de cuidados de saúde, mas também a nível social, afirma o comandante da corporação elvense.
Entre os benefícios a serem acordados entre o Estado e a Liga dos Bombeiros Portugueses está o regresso da isenção das taxas moderadoras do Serviço Nacional de Saúde, tanto nos hospitais como nos centros de saúde.