Cersul comemora 25º aniversário

25CersulAA Cersul – Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul comemorou esta terça-feira, dia 19, em Santa Eulália (Elvas), 25 anos desde a sua fundação.

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, presidiu à cerimónia e referiu-nos que a Cersul “é um exemplo de modelo correto para fazer o que quer que seja na área agrícola. Este modelo deve ser replicado para a pequena agricultura, passando pela concentração de produtos e fatores”.

A Cersul foi fundada em dezembro de 1990, sendo o comendador José Luís Rasquilha um dos grandes impulsionadores do agrupamento. Por essa razão, este empresário ligado à agricultura e à agroindústria, nos concelhos de Elvas e Campo Maior, foi homenageado na sessão de hoje.

O ex-presidente do conselho de administração mostrou-se surpreendido com esta distinção. “Gostaria de dizer que o trabalho foi desenvolvido em grupo, não foi só por mim. Estou satisfeito que a Cersul tem singrado e tem atraído um número de sócios muito grandes”, sublinhou o comendador.

Luís Bulhão Martins sucedeu a José Luís Rasquilha na presidência do conselho de administração e referiu-nos que “o trabalho desenvolvido tem corrido bem. A obra é notável e isso está patente na Cersul quer ao nível do que se vê quer no que não se vê”.

O engenheiro lamenta que a Cersul não tenha aumentado “o volume de negócio face à crise dos cereais”.

Ricardo Pinheiro, presidente da autarquia campomaiorense, considera que a Cersul “tem tido um papel muito importante ao estabelecer a ligação entre o produtor e o comercializador final”.CersulD

O presidente da câmara municipal de Elvas, Nuno Mocinha também marcou presença nas comemorações e “considera que este agrupamento de produtores é importantíssimo em toda a região norte e sul do Alentejo. Tomara eu que, noutros setores, os empresários se juntassem e formassem escala”.

Para Fermelinda Carvalho, presidente da autarquia de Arronches, “a Cersul ajuda ao desenvolvimento do concelho”.

A Cersul, criada em 1990, tem capacidade de armazenagem de 65 mil toneladas de cereais e milho: 22 mil em Santa Eulália, 14 mil em Elvas, 14 mil em Fronteira e 15 mil em armazéns de associados.