Dias sem açúcar podem ter grande impacto na saúde

AcucarDe acordo com um novo estudo, publicado no jornal Obesity, ficar uns dias sem ingerir açúcar pode ter um grande impacto na saúde.

O estudo revela o que acontece quando se substitui a dose diária de açúcar de 43 crianças obesas, com idades entre os 8 e 18 anos, durante nove dias.

Os investigadores conseguiram assim provar que o açúcar é perigoso não por causa das suas calorias, mas por causa do efeito que tem no metabolismo.

Segundo Jean-Marc Schwarz, a restrição de frutose tem impactos muito significativos apenas nove dias após o ‘corte’ no consumo. Um dos líderes da investigação afirma que os níveis de colesterol das crianças melhoraram e os de insulina desceram.

O estudo refere ainda que nenhuma das crianças perdeu peso durante os noves dias e eram encorajadas a comer mais se começassem a perder peso.

Robert Lustig, pediatra UCSF Benioff Children’s Hospital, em São Francisco, explica que as calorias do açúcar “transformam-se em gordura no fígado, desenvolvendo uma resistência à insulina e conduzindo ao risco de desenvolver diabetes e doenças no fígado e no coração”, explica.

Sara Baras hoje e amanhã em Badajoz

SaraBarasO teatro López de Ayala, em Badajoz, apresenta, hoje e amanhã, quarta e quinta-feira, a atuação de Sara Baras, num espetáculo de recolha de fundos para a luta contra o síndrome de Rett.

O preço das entradas é de 25 euros e Baras apresenta Voces, um espectáculo de flamenco que já esteve nas principais cidades espanholas.

Síndrome de Rett é uma condição que causa desordens de ordem neurológica, acometendo quase que exclusivamente crianças do sexo feminino, aproximadamente um em cada dez a 15 mil meninas nascidas vivas (os meninos normalmente não resistem e morrem precocemente). Pode surgir em todos os grupos étnicos. Um dos tipos mais graves de autismo.

Corredor Ferroviário Sines – Caia beneficia com fundos da Comissão Europeia

CaminhosFerroviarioA Comissão Europeia aprovou o desembolso de 12,7 mil milhões de euros para projetos no âmbito do Mecanismo Interligar a Europa, dos quais 195 milhões se destinam a 11 projetos em Portugal.

O cofinanciamento destina-se a projetos como o dos corredores ferroviários Sines – Caia e Leixões/Aveiro/Coimbra – Vilar Formoso, a via navegável do Douro, o financiamento da plataforma logística de Leixões e da plataforma multimodal do Porto de Lisboa.

Os projetos do Mecanismo Interligar a Europa têm como objetivo tornar a mobilidade na UE mais rápida, mais segura e menos poluente e a decisão de financiamento proposta foi formalmente adotada pelo Comité do Mecanismo Interligar a Europa.

Euromilhões: Jackpot de 81 milhões na sexta-feira

euromilhoesRCMO próximo concurso do Euromilhões, de sexta-feira, terá um ‘jackpot’ de 81 milhões de euros uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio também não foi atribuído, aumentando assim o valor do terceiro prémio, que passou para cerca de 833 mil euros e foi conquistado por dois apostadores, que registaram o boletim fora de Portugal.

O quarto prémio vai ser distribuído por 47 apostadores, seis dos quais em Portugal, que vão receber um prémio individual de cerca de quatro mil euros.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões é composta pelos números 1 – 2 – 10 – 30 – 44 e pelas estrelas 1 e 8.

Notícias da Manhã de 4ª Feira, 13 de janeiro

noticias_RCMNotícias da manhã de quarta-feira, 13 de Janeiro, na Rádio Campo Maior com edição de Rui Canatário.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Sampaio da Novoa destacou importância da Delta na criação de emprego na região;

– Provas de aferição realizam-se já este ano para alunos do 2º, 5º e 8º ano;

– 24ª Corrida das Linhas de Elvas realiza-se domingo;

– Turma do 1º ciclo das Fontainhas foi a segunda classificada no concurso de Árvores de Natal da Associação Empresarial de Elvas;

– Concurso de sexta-feira do Euromilhões com jackpot de 81 milhões de euros.