Castelo e fortificações de Campo Maior a interesse nacional

CampoMaiorVistaA Direção Geral do Património Cultural abriu o procedimento de ampliação da classificação e redenominação do Castelo de Campo Maior, classificado como Monumento Nacional.

Este procedimento tem em vista abranger todo o castelo, incluindo as fortificações medievais e modernas, em Campo Maior, freguesias de São João Baptista e Nossa Senhora da Expectação.

“Pelo seu interesse cultural relevante, designadamente histórico, arquitetónico, militar e de memória, refletindo valores de antiguidade, autenticidade e originalidade, pela sua importância para o estudo da história militar e urbana e da arquitetura, o presente conjunto reúne condições que justificam a abertura de procedimento, tendo em vista uma eventual classificação como conjunto de Interesse Nacional (MN)”, refere a Direção Geral do Património Cultural.

Castelo e fortificações de Campo Maior a interesse nacional

CampoMaiorVistaA Direção Geral do Património Cultural abriu o procedimento de ampliação da classificação e redenominação do Castelo de Campo Maior, classificado como Monumento Nacional.

Este procedimento tem em vista abranger todo o castelo, incluindo as fortificações medievais e modernas, em Campo Maior, freguesias de São João Baptista e Nossa Senhora da Expectação.

“Pelo seu interesse cultural relevante, designadamente histórico, arquitetónico, militar e de memória, refletindo valores de antiguidade, autenticidade e originalidade, pela sua importância para o estudo da história militar e urbana e da arquitetura, o presente conjunto reúne condições que justificam a abertura de procedimento, tendo em vista uma eventual classificação como conjunto de Interesse Nacional (MN)”, refere a Direção Geral do Património Cultural.

Coral Públia Hortênsia de Castro realiza concerto de Ano Novo

vasco_pereiraO Coral Públia Hortênsia de Castro realiza um concerto de Ano Novo, este sábado, dia 9, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas.

“A minha ideia era fazer fora da cidade, na parte mais nova, no Bairro de Santa Luzia, por aí, mas não foi possível e vamos ter que o fazer na antiga Sé”, revela o maestro do Coral, Vasco Pereira (na foto).

“É um concerto mesmo de Ano Novo, vamos cantar coisas de Natal e outras coisas que não são de Natal, mas que fazem parte do nosso reportório”, garante.

Este concerto tem início às 18 horas, numa organização da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

Portugueses ganham mais quatro feriados já em 2016

Calendario

O regresso dos feriados civis e religiosos eliminados em 2012 vai ter lugar já este ano, de acordo com a votação registada na Assembleia da República: PS, BE, PCP, PEV e PAN votaram a favor dos vários projetos que previam o regresso de quatro feriados.

Foram contemplados com este regresso o Corpo de Deus (móvel, este ano a 26 de maio), Implantação da República (5 de outubro), Todos os Santos (1 de novembro) e Restauração da Independência (1 de dezembro). PSD e CDS abstiveram-se quando foram chamados a votar os diplomas apresentados pela esquerda parlamentar.

Recorde-se que, já hoje, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares revelou que o Governo já iniciou os contactos com a Santa Sé, para repor os dois feriados religiosos suspensos desde 2012, tendo Pedro Nuno Santos adiantado ainda que “a Santa Sé é a favor” da reposição desses dois dias de descanso (Corpo de Deus e Todos os Santos).

Dezembro de 2015 foi o mais quente desde 1931

meteoSolDezembro de 2015 foi o segundo mês mais quente desde 1931, apenas superado pelo último mês do ano de 1989.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera revela que foi registada “uma temperatura média do ar de 11.8 ºC, cerca de 1.8 ºC acima do valor médio”. O Instituto realça ainda que “o valor médio da temperatura máxima que foi o mais alto desde 1931, com um desvio superior a 2 °C, em relação ao valor normal”. Em relação às temperaturas mínimas, o valor médio foi o 11º mais alto desde 1931 e o mais alto dos últimos 15 anos”. O valor médio da quantidade de precipitação “foi inferior ao normal”, classificando-se o mês de dezembro de 2015 como seco.

O ano passado foi, na generalidade, “o 7º mais quente desde 1931 e o 2º desde 2000”.

No ano de 2015 o valor médio de precipitação total anual “foi muito inferior ao valor normal, sendo o 6º mais seco desde 1931 e o 4º mais seco desde 2000”.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial o ano de 2015 será o segundo mais quente na Europa a seguir ao ano de 2014.

Globalmente, o ano passado foi “provavelmente o ano mais quente desde que há registos” segundo a Organização Meteorológica Mundial, que revela que “o valor médio da temperatura média global, no ano de 2015, é o maior valor observado, podendo ser alcançado o valor de +1.0 ? Celsius, em relação à era pré-industrial”.

Corrida das Linhas de Elvas com inscrições abertas

BAtalhaLinhasElvasA Câmara Municipal de Elvas, conjuntamente com a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, organizam, no domingo dia 17 de janeiro, a 24ª Corrida das Linhas de Elvas e a 12ª Caminhada das Linhas de Elvas, integradas nas comemorações dos 357 anos da Batalha das Linhas de Elvas.

Os atletas filiados na Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) participam com os dorsais associativos, mas devem na mesma efectuar a inscrição até ao próximo dia 13.

Qualquer atleta não-filiado na AADP também se pode inscrever até 13 de janeiro (quarta-feira), por três vias: e-mail desporto@cm-elvas.pt , telefone 268 622 100 ou no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas. As inscrições são gratuitas.

A prova de corrida tem início marcado para as 11 horas, no Padrão evocativo da Batalha das Linhas de Elvas.

Governo pondera regresso dos 25 dias de férias

AntonioCosta2015Os trabalhadores portugueses podem vir a beneficiar de mais três dias de férias, totalizando o total de 25 dias.

A regra que permitia dar mais três dias de férias aos trabalhadores mais assíduos pode voltar a ser discutida com patrões e sindicatos, depois de Passos Coelho a ter revogado em 2012.

Atualmente, apenas a contratação coletiva permite ter mais de 22 dias de férias.

Pe. José António e a reposição dos feriados no “Á Conversa Com”

PadreJoseAntonioNovaOs dois feriados religiosos suprimidos em 2013 vão ser repostos este ano. Em causa estão o dia do Corpo de Deus, um feriado móvel, celebrado sempre a uma quinta-feira e 60 dias depois da Páscoa (este ano, celebra-se a 26 de Maio), e o Dia de Todos os Santos, um feriado fixo, assinalado a 1 de Novembro.

O padre José António Gonçalves (na foto), das paróquias da Sé e Santa Luzia, em Elvas, considera esta medida “muito favorável pois é uma oportunidade para os cristãos de celebrarem dois acontecimentos centrais no âmbito da Fé”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Na edição de hoje do “À Conversa Com” o pároco explica a simbologia destas duas datas: “o feriado do Corpo de Deus é uma festa antiquíssima na Igreja e que começou no século 13, com um acontecimento, que ainda hoje continua a sensibilizar os cristãos, relacionado com a eucaristia. Numa localidade perto de Roma, um sacerdote ao celebrar a eucaristia teve dúvidas de Fé, se realmente no pão da eucaristia estaria presente o corpo e sangue de Jesus. No meio dessa dúvida, aconteceu um fenómeno miraculoso que foi o facto dessa hóstia se transformar em carne, de onde brotou sangue que empapou o corporal causando tamanha impressão em toda a comunidade civil e religiosa”.

Já o feriado de um de novembro, “ainda mais antigo que o do Corpo de Deus, surge com uma sensibilidade por parte da Igreja, no século terceiro aquando nas perseguições do Diocleciano, em que morriam por dia centenas de cristãos. Com tantos mártires a morrerem, os cristãos tiveram necessidade de ter um dia para celebrar cada um. E então começou a haver esta necessidade de comemorara a memória e o exemplo dos que nos deixaram o exemplo da sua Fé”.

O pároco garante que, hoje em dia, “vivemos num mundo muito materialista e o materialismo é a causa principal para o afastamento de Deus. Isto não significa que haja um apagamento da Fé. O que há é um desvirtuamento”.

Homem morre atropelado nas obras do IP2 (Beja)

INEMUm homem, de 61 anos, morreu esta quinta-feira dia 7, nas obras do IP2, depois de ter sido atropelado por um pesado no nó do cruzamento da Trindade, no concelho de Beja.

O acidente terá ocorrido cerca das 13 horas de ontem, quando a vítima, natural de Amarante, trabalhava nas obras que estão a decorrer no local por um veículo pesado que se encontrava a efetuar trabalhos no mesmo local.

A vítima foi ainda transportada em estado grave para o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, onde acabou por falecer.

Para o local deslocaram-se os Bombeiros Voluntários de Beja, a VMER e a GNR.

Jornadas de História e Património Local em Montargil

jornadasHistoriaPatrimonioLocalMontargil23janeiro2016As Jornadas de História e Património Local decorrem no dia 23 de janeiro no Auditório da Misericórdia em Montargil.

O encontro tem início previsto para as 15 horas e tem como oradores Aurélio Lopes, Luís Mota Figueira, Ludgero Mendes e Martinho Dias.

“Folclore/Cultura tradicional?” é o tema do encontro que é promovido pelo Grupo de Promoção S. C. Montargil.