Salários da função pública atualizados

dinheiro1Os funcionários públicos vão começar a receber mais a partir de janeiro.

A proposta do PS de atualização trimestral dos salários da função pública foi aprovada no Parlamento com votos a favor de Bloco de Esquerda, PCP, PEV e PAN. O PCP, que sempre defendeu a devolução integral dos salários, acabou por ceder e aprovar o diploma socialista. PSD e CDS votaram contra.

A devolução do corte salarial vai ser feita a um ritmo de 25% a cada trimestre, sendo que a atualização é feita no final de janeiro, abril, julho e outubro. Sendo assim, os funcionários públicos recebem em janeiro a reposição de 40% do salário que foi cortado pelo anterior Governo (o mesmo Governo que já tinha reposto 20% do corte em 2015). Em abril, recebem 60%, em julho 80% e em outubro passarão a receber a totalidade do salário que tinham antes da troika.

Monforte aumenta orçamento para 2016

gonalolagemA autarquia de Monforte foi “ a única autarquia do distrito que viu aumentar o orçamento para 2016”. Quem o disse foi o presidente da mesma, Gonçalo Lagem.

“Para além de diminuirmos a despesa, aumentámos a receita municipal sem sacrificar mais os nossos munícipes, embora tenhamos sido legalmente obrigados a atualizar as tarifas do consumo de água, que deveriam ter sofrido um aumento gradual desde 2009. Adotámos, então, valores de referência mínimos, evitando retenções na subvenção geral determinada a partir do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF). Em contrapartida valorizámos sobremaneira o património municipal edificado, regularizando situações que se deixaram arrastar. Assinámos com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) o acordo de transferência para a Câmara Municipal dos 57 fogos que constituem o parque habitacional existente no Concelho e que era detido por esse Instituto. O desejável seria que todas as autarquias tivessem mais verbas, mas fomos a única autarquia do distrito que viu aumentar o orçamento para 2016, contando com mais 800 mil euros nas contas”, disse o autarca durante a Festa de Natal dos funcionários do município (na foto).

O presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, dedicou parte da sua comunicação a questões primordiais relacionadas com a gestão autárquica deste último ano de mandato, começando por afirmar que “desde que existe poder local democrático e resultando das diretrizes impostas pela alteração à Lei das Finanças Locais, este ano foi manifestamente o mais difícil, em particular para as autarquias, sobretudo as do interior que, como nós, estão de mãos atadas, impedidas de concretizar certas obras estruturantes fundamentais para assegurar condições essenciais à qualidade de vida das pessoas”.

Este ano a festa de Natal esteve a cargo da Associação Cultural, Desportiva e Social dos Trabalhadores do Município de Monforte, recentemente instituída, sendo que a autarquia colaborou através da disponibilização de todo o apoio logístico necessário (cedência de recursos materiais e humanos e instalações do Pavilhão Gimnodesportivo) e suportando os custos da respetiva faturação, transferindo para a Associação um subsídio extraordinário correspondente ao valor total, conforme foi aprovado, por unanimidade, em reunião do executivo.

Reabilitação das muralhas de Campo Maior arrancam em 2016

CampoMaiorAs muralhas do Castelo de Campo Maior vão ser alvo de um processo de reabilitação.

Ricardo Pinheiro, presidente da câmara municipal, refere que a assinatura do protocolo com a Direção Regional de Cultura do Alentejo “está marcada para 5 de Janeiro de 2016, onde o município assumiu a execução do projeto, desde o levantamento polográfico, até ao projeto de estabilidade. Quem vai ser o promotor da candidatura desse projeto ao Alentejo 2020 é a Direção Regional de Cultura”.

O projeto, orçado em 4 milhões e 200 mil euros, contempla também a “recuperação da sala das colunas e da sala, também no castelo, onde estava o espólio arqueológico da Direção Regional de Cultura”, com o intuito de “dar vida àquela zona de Campo Maior”.

Simultaneamente vai ser criado um roteiro desde o Mártir Santo até à zona do Museu Aberto, de acordo com o autarca: “este vai ser um projeto integrado, onde vamos ter acesso ao Castelo, mas vai existir um roteiro que vai desde o Mártir Santo até à zona do Museu Aberto, espaço onde vai nascer o próximo Museu das Festas do Povo. É óbvio que é criar um sintonia em relação ao projeto do museu das Festas do Povo com a recuperação do património, criar um roteiro pela fortificação e que esteja devidamente explicado e orientado para percebermos o que foi a história militar e deste concelho”.

O processo de reabilitação das muralhas do Castelo de Campo Maior tem início em 2016.

Oficina F. Mendes na edição de hoje de “À Conversa Com”

FranciscoMendesFrancisco Mendes (na foto ao lado), proprietário da oficina F. Mendes, situada na Rua de França, na zona industrial de Elvas, está no ramo automóvel há mais de 30 anos.

O próprio recorda o percurso do negócio durante estes anos na edição de hoje de “À Conversa Com”, revelando quais as ambições da empresa para o próximo ano.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“Comecei há mais de 30 anos sozinho e fui adquirindo empregados consoante as necessidades, hoje somos quatro e amanhã não sabemos quantos irão ser”, começa por referir.

“Nós somos especializados na parte elétrica e na parte eletrónica também. Fazemos tudo o que é reparação elétrica, fazemos também serviço de reparação e manutenção de tacógrafos e fazemos de tudo o que é chauffages de parque nos pesados e também em alguns ligeiros que já têm, assim como as outras chauffages normais e os ares condicionado”, garante Francisco Mendes.

Orçamento Municipal de Portalegre chumbado pela oposição

AdelaideTeixeiraREA Assembleia Municipal de Portalegre chumbou o orçamento municipal para 2016 passando o município a ser gerido no próximo ano em regime de duodécimos.

Adelaide Teixeira (na foto), presidente da Câmara Municipal, diz sentir-se “muito triste uma vez que todos os elementos são válidos para chumbar o orçamento de Portalegre. Se antes foi chumbado porque nós íamos recorrer ao FAM e a taxa de IMI ia ficar em 0.5%, conseguimos contornar isso e passar para uma taxa de 0.4%. E a verdade é que o PSD voltou a chumbar”.

“O partido que foi o responsável pela divida da câmara municipal está a ter uma atitude irresponsável e está a encontrar orçamentos esfarrapados para chumbar o orçamento em sede de Assembleia Municipal”, sublinhou a autarca.

Adelaide Teixeira lamenta inclusive a atitude dos restantes partidos referindo que “interessa mais a politiquice e a politica da terra queimada do que o bem-estar da população”.

O orçamento foi chumbado com 14 votos contra das bancadas do PS, CDU, PSD e do deputado, Jorge Isidro, que abandonou a bancada da CLIP.

Família números com isenção de imposto sobre veículos

CarrosFisco

As famílias numerosas passam a ter isenção do imposto sobre veículos, a partir de janeiro.

O valor desta isenção é de 50 por cento, na altura da compra de carros com cinco ou mais lugares.

Diogo Henriques, diretor da Nabeirauto, explica quem está abrangido por esta isenção: são os “agregados familiares que tenham três dependentes a seu cargo e que, pelo menos, dois deles tenham idade inferior a oito anos; o veículo tem que ter cinco ou mais lugares; são apenas considerados automóveis ligeiros com emissões de CO2 iguais ou menores a 150 gramas por quilómetro; e esta isenção não pode ultrapassar nunca o montante de 7.800 euros. Antes de ser feito o pedido da matrícula, tem de ser feito um pedido à Autoridade Tributária e Aduaneira para a isenção”.

“Esta é uma medida positiva na medida em que ajuda as famílias a comprar um carro que consiga transportar a família em apenas um veículo a um custo mais baixo”, refere ainda o diretor da Nabeirauto.

Viaturas de exposição do Museu Militar transferidas para depósito

MuseuMilitarElvasParte do espólio de viaturas, do Museu Militar de Elvas vai ser transferido para depósito.

A notícia tinha sido avançada pelo tenente-general, vice-chefe do Estado-Maior do Exército, Pereira Agostinho, aquando do aniversário do Museu, no dia 29 de outubro, e é agora justificada à Rádio ELVAS pelo tenente-coronel Joaquim Bucho, diretor do espaço: “quando em 2009 é inaugurado o museu, há um conjunto de acervos que vêm e que depois, face às vicissitudes e às dificuldades económicas, mesmo de pessoal e técnico, não tem sido possível recuperar”.

“O que acontece é que de facto há um conjunto de peças que vão regressar a depósito porque não existe espaço físico no museu para as manter”, refere.

O Museu Militar de Elvas foi inaugurado a 18 de Novembro de 2001.

Euromilhões: 41 milhões de euros em jogo na sexta-feira

euromilhoesRCMO próximo concurso do Euromilhões, de sexta-feira, terá um jackpot de 41 milhões de euros em virtude de não ter sido apurado qualquer totalista no sorteio de ontem.

O segundo prémio vai ser distribuído por quatro apostadores, que registaram o boletim no estrangeiro, e que vão receber, cada um, cerca de 279 mil euros.

Com o terceiro prémio foram apurados dez apostadores, nenhum dos quais em Portugal, cabendo a cada um cerca de 37 mil euros.

O quarto prémio vai ser distribuído por 31 apostadores, sete dos quais em Portugal, que vão receber um prémio individual de cerca de seis mil euros.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões, ontem sorteada, é composta pelos números 5-20-31-32-36 e pelas estrelas 6 e 7.

Notícias da Manhã de 4ª feira, 30 de Dezembro

noticias_RCMNotícias da manhã de quarta-feira, 30 de Dezembro, na Rádio Campo Maior com edição de Cláudia Clérigo.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– entre os dias 1 e 3 de Janeiro não há recolha de lixo em Campo Maior;

– Assembleia Municipal de Portalegre chumba orçamento para 2016;

– funcionários públicos vão começar a receber mais a partir de janeiro;

– e Vendas Novas vai voltar a ter cinema em 2016.