GNR de Elvas entrega cadeiras de rodas a instituições

CAdeira_Rodas_GNRO comando territorial de Elvas da Guarda Nacional Republicana (GNR), em parceria com a empresa Valnor, entregou hoje quatro cadeiras de rodas a algumas instituições do concelho.

O coronel Joaquim Nunes, comandante do Comando Territorial de Portalegre da GNR, considera que estas iniciativas “acentuam a proximidade entre a força de segurança e a população. É já a segunda vez este ano que desenvolvemos estas ações e torna-se muito exigente fazer este trabalho mas dado o espaço que temos aqui em Elvas é mais fácil fazer esta recolha”.

“Para recebermos este equipamento recolhemos cerca de três toneladas de tampas de plástico. A GNR desenvolve a ação e as pessoas fazem a entrega aqui no posto”, referiu o capitão Cláudio Godinho, comandante do posto territorial de Elvas da GNR.

O comandante reforça a ideia de que “qualquer pessoa pode contribuir com a entrega de tampas de plástico e portanto deixo aqui o apelo para que continuem com este gesto”.

Apesar de, nesta cerimónia, terem sido entregues cadeiras de rodas, é possível solicitar outros equipamentos como é o caso de “camas articuladas, talheres apropriados a pessoas com necessidades especiais, entre outros”, como no referiu Sandra Pedrogam, da Valnor.

“Para que as pessoas possam aderir a esta campanha é necessário ser feito um contacto junto da empresa, apresentar o produto pretendido e depois de conseguirem recolher o número de tampas necessário é feita a entrega do equipamento numa cerimónia deste género”, sublinhou. “A Valnor sentiu necessidade de fazer uma pausa nestas campanhas devido ao elevado número de tampas entregues. No entanto, a iniciativa foi retomada e as pessoas já podem apresentar os seus pedidos”.

As cadeiras de rodas forma entregues ao Lar Júlio Alcântara Botelho, ao Lar de Santa Eulália, ao Clube dos Diabéticos de Elvas e a um particular.

David Rosa, presidente do Clube dos Diabéticos, refere que este equipamento “costuma ser muito solicitado pelos sócios. Nós temos 975 sócios, 183 dos quais com mais de 80 anos o que faz com que muita gente precise de uma cadeira de rodas”.

Para João Barradas, em representação do Lar Júlio Alcântara Botelho, esta entrega “representa um carinho e um apoio à instituição o que nos permite melhorar os cuidados e o alojamento dos nossos utentes”.

Cristina Duarte, presidente da Comissão de Melhoramentos do concelho de Elvas, garante que “todas as ajudas são bem-vindas porque nunca é demais nós recebermos apoios seja em que área for”.

Na cerimónia marcou também presença Nuno Mocinha, presidente da câmara municipal de Elvas, que deixou “o apelo aos ouvintes para continuem a contribuir para a causa”.

A entrega decorreu no Posto Territorial de Elvas da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Crato volta a organizar Reveillon

CratoFimAno2015Tal como em anos anteriores, o Município do Crato organiza esta quinta feira uma festa de Passagem de Ano.

O Reveillon Crato 2015/2016 vai decorrer no Pavilhão Municipal do Crato e tem um custo de 52 euros para maiores de 13 anos e 25 euros para as crianças entre os 7 e os 12 anos.

O programa inclui jantar e animação musical e as reservas devem ser feitas no espaço.

Monforte com atividades de Natal

atividadenatamonforte2015As atividades de Natal continuam no espaço da Biblioteca Municipal organizadas pelo Município de Monforte até 30 de dezembro.

Filmes, contos, caças ao tesouro e atividades desportivas vão preencher as Férias de Natal dos monfortenses mais novos. As atividades decorrem de manhã e de tarde de segundas a quartas feiras.

“À Conversa Com” João Tenreiro

Joao_TenreiroO fadista elvense João Tenreiro apresentou recentemente o seu novo trabalho discográfico, intitulado “Infinitae”.

Na “À Conversa Com” de hoje, o fadista mostra-se maravilhado com este trabalho “porque isto é um disco que não tem comparação com nenhum, é uma coisa diferente de todos os discos que eu vi até hoje; é um disco muito bonito, muito bem feito, a gravação está extraordinária, o conteúdo do disco em si está esplêndido, e pronto é um disco promocional apenas com dois temas”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Governo já anunciou fim da sobretaxa do IRS

dinheiroNotasO Governo já anucniou, através do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, o fim da sobretaxa para quem recebe de vencimento o ordenado mínimo.

Segundo Fernando Rocha Andrade, a proposta do Governo indica que a sobretaxa de IRS se mantenha para outros escalões intermédios, embora venha a ser alvo de uma redução progressiva.

O Governo tem em vista o aumento do salário mínimo nacional para os 530 euros em 2016, e Fernando Rocha Andrade afirma que quando assim for a isenção vai passar para os 7420 euros.

Para o segundo escalão, com rendimentos entre os 7000 e os 20 mil euros, o Governo propõe que a sobretaxa seja reduzida para 1%.

O terceiro escalão deve ser alvo de uma sobretaxa de 1,75%. Estão neste escalão os contribuintes com rendimentos entre os 20 mil a 40 mil euros.

Finalmente, para o quarto escalão (rendimentos entre 40 mil e 80 mil) a sobretaxa deve fixar-se em 3%.

Por enquanto, os contribuintes com rendimentos tributáveis a partir dos 80 mil vão manter a sobretaxa de 3,5%.

Mil e uma maneiras de fazer a Passagem de Ano

reveillonA Passagem de Ano ou noite do Réveillon é cada vez mais uma noite de folia e animação.

Em festas privadas ou públicas, muitos são os que fazem desta noite uma das maiores do ano prolongando-a em festa com familiares e amigos.

Outros preferem o conforto do lar e há até quem não dê muita importância a esta comemoração.

A nossa reportagem foi para a rua tentar perceber como fazem as pessoas a sua Passagem de Ano.

Para Pedro Barrena, a Passagem de Ano é feita em casa ou com casais amigos, mas para Maria Piedade é realizada sozinha, “não gosto de balburdias”.

O mesmo não se pode dizer de Cremilde Alandroal, que gosta de ir para fora dançar e admite-se como “gaiteira”, ao contrário de Cláudia Beijocas que geralmente faz a sua Passagem de Ano em casa com as filhas e o marido porque o trabalho a obriga a levantar cedo no dia seguinte.

“Há uns anos atrás é que havia o fogo de artifício e passávamos antes da meia noite ali na Praça da República para vermos os foguetes, aquela coisa toda ali em comunidade, agora desde que terminaram isso nunca mais saí de casa, sempre do trabalho para casa”, diz Cláudia.

A noite de 31 de dezembro é também marcada por ser uma noite de esperança e de desejos para o novo ano que se inicia.

Notícias da Manhã de 3ª Feira, 29 de dezembro

noticias_RCMNotícias da manhã de terça feira, dia 29 de dezembro, na Rádio Campo Maior, com edição de Rui Canatário.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Sete mortos e 19 feridos graves foi o resultado Operação “Natal Tranquilo” da GNR;

– 8ª edição da Geração Depositrão já está a decorrer;

– Aproxima-se uma das noites de maior folia do ano. A Rádio Campo Maior foi saber como é vivida a noite de passagem de ano;

– Salário mínimo nacional aumenta para os 530 euros a partir de 1 janeiro de 2016;