Câmara de Campo Maior entrega prendas aos filhos dos funcionários

ENtregaPrendasFilhosCampoMaiorO Município de Campo Maior realizou no passado dia 19 de dezembro, sábado, a entrega de prendas aos filhos dos funcionários.

O evento decorreu no Centro Cultural de Campo Maior e contou com a presença do Presidente Ricardo Pinheiro e dos Vereadores Sérgio Bicho, Isabel Raminhas e Luís Rosinha.

A tarde foi de animação para todos os presentes, com a participação do curso de formação de Guitarra e do Projeto de Teatro EntrePalcos, que proporcionaram alguns momentos de espetáculo orientados com a quadra natalícia.

Sem-Abrigo de Elvas no “À Conversa Com”

CandidaPatraoO Centro de Acolhimento dos Sem Abrigo de Elvas tem capacidade para acolher 13 utentes de forma permanente.

Na edição de hoje do “À Conversa Com”, Cândida Patrão (na foto ao lado), assistente social, revela qual o trabalho desenvolvido neste Centro de Acolhimento em Elvas.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“O Centro de Acolhimento pretende e tem como objetivo acolher em situação de emergência indivíduos do sexo masculino e feminino, maiores de idade que se encontrem em situação sem-abrigo. Os utentes chegam-nos aqui através de algumas entidades, autarquia, serviço local de Segurança Social, forças de segurança (PSP, GNR e SEF) e também por vontade própria”, de acordo com Cândida Patrão.

Na noite de Natal a instituição tenta proporcionar um ambiente familiar: “é sempre uma altura complicada para quem se vê numa situação de sem-abrigo, sem suporte familiar. Nós tentamos colmatar esta falta proporcionando um ambiente mais próximo de um ambiente familiar”.

Hoje o Centro de Acolhimento dos Sem-Abrigo de Elvas realiza a sua festa de Natal.

Mais de 2 milhões de pessoas vivem em privação material em Portugal

INEMais de 2,2 milhões de pessoas vivem atualmente em privação material em Portugal, segundo um inquérito do Instituto Nacional de Estatística, que aponta uma redução de cerca de 425 mil pessoas a viver nesta situação face a 2014.

Considera-se privação material quando um agregado não tem acesso a pelo menos três itens de uma lista de nove relacionados com necessidades económicas e bens duráveis.

Na lista, estão incluídos itens como os atrasos no pagamento de rendas, empréstimos ou despesas correntes da casa, o facto de conseguir ou não comer uma refeição de carne e peixe de dois em dois dias, de ter ou não carro, televisão ou máquina de lavar roupa ou de conseguir ou não fazer face ao pagamento de uma despesa inesperada, entre outros.

Este ano, a taxa de privação material dos residentes em Portugal é de 21,6%, menos 4,1 pontos percentuais (p.p.) em relação a 2014 (25,7%).

Moto clube de Elvas apoia Bombeiros e Centro de Acolhimento

EntregaMotoClube21DezBO Moto Clube Alentejano de Elvas entregou, ontem, prendas às crianças do Centro de Acolhimento “Os Cucos”, mangueiras de combate a incêndios e ração para cães aos Bombeiros Voluntários de Elvas.

Luís Rosário, relações públicas do moto clube, explica que estes produtos “resultam da iniciativa Natal Rock 2015, que já decorre há seis anos”.

“Eu tenho a sorte de ser o porta-voz deste evento mas temos que destacar o papel de todos os que estão envolvidos no projeto, desde patrocinadores a pessoas que marcam presença no evento e contribuem de forma monetária”, sublinhou.

Esta iniciativa tem vindo a crescer de ano para ano uma vez que “no primeiro ano conseguimos 20 cabazes de Natal e este ano já vamos nos 100”, referiu Luís Rosário.

Para Nuno Santana, adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Elvas, estes produtos, ontem entregues, “nunca são de mais para a corporação elvense uma vez que as mangueiras são produtos que se desgastam rapidamente e quanto aos animais é sempre necessário termos alimento para eles”.

Cristina Duarte, diretora do Centro de Acolhimento Os Cucos, refere que esta entrega de calçado, realizada pelo Moto Clube, “é muito importante para a instituição. Nesta altura, temos sempre muitas doações mas, como é Natal, as pessoas entregam sobretudo brinquedos e estes sapatos vêm colmatar uma necessidade que nós temos”.

A entrega do material decorreu na sede do Moto Clube Alentejano de Elvas.

Delta Cafés e AASHE entregam cabazes de Natal em Elvas

EntregaCabazesAASHE2015A Associação de Acão Social Humanitária de Elvas (AASHE) em parceria com o Delta Cafés entregaram ontem 20 cabazes de natal a residentes na zona do Terreirinho de São Domingos.

António Martins, presidente da associação, garante: “isto é uma associação de pessoas pobres e resolvi pedir ao senhor Rui Nabeiro que nos oferecesse uns cabazes de natal, ele está sempre disposto a ajudar e ofereceu 20 cabazes para aqui. Depois de eu ter os cabazes tive a preocupação de ver quem precisava mais. O problema é que depois toda a gente quer”.

Mas de acordo com o presidente da AASHE, “há casos que são casos e há outros que passam despercebidos”.

A entrega de cabazes de natal decorreu na sede da associação, com um lanche convívio entre sócios e a população.

Notícias da Manhã de 3ª Feira, 22 de Dezembro

noticias_RCMNotícias da manhã de terça-feira, 22 de Dezembro, na Rádio Campo Maior com edição de Cláudia Clérigo.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– AASHE e Delta Cafés entregam cabazes de Natal;

– Motoclube Alentejano de Elvas entrega equipamentos aos bombeiros de Elvas e presentes às crianças d’Os Cucos;

– atletas de formação de O Elvas Clube Alentejano de Desportos realizam lanche convívio;

– e mais de 2,2 milhões de portugueses vivem em privação material.