Excesso de consumo alerta DECO nesta época festiva

MaraConstantinoRCMA DECO alerta para os apelos ao consumo que aumentam na época de Natal.

Segundo algumas investigações, os consumidores revelam que tencionam ter gastos entre os 300 e os 500 euros para presentes, alimentação, eventos sociais, entre outros.

Mara Constantino, jurista na delegação de Évora da DECO, afirma na edição de hoje do “À Conversa Com” que como consequência disso, alguns dados revelam que em janeiro aumentam os pedidos de apoio, “situação devida em grande parte ao endividamento registado na quadra festiva”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Um dos conselhos que Mara Constantino deixa para controlar os gastos natalícios, é a prévia preparação de uma lista de presentes.

“Esta sugestão da lista de Natal, do orçamento de Natal, de perdermos um bocadinho de tempo a pensar para quem tenho de comprar presentes (…) e depois estipular um valor máximo para cada um, ajuda-nos imenso.”

A jurista da DECO aconselha também a optar por produzir os próprios presentes ou por outros métodos mais económicos, como oferecer presentes apenas às crianças e com os adultos “optar pelo amigo secreto, ou só dar uma prenda por família”.