Distrital: Mosteirense bate Monfortense e reforça liderança

MosteirenseMonfortense16Dez2015

O Mosteirense goleou o Monfortense por 8-0, no acerto do calendário do campeonato distrital de seniores. O jogo estava em atraso da terceira jornada da primeira fase da prova e foi disputado na noite desta quarta-feira dia 16, no Estádio Municipal de Arronches.

 Na fotografia ao lado, Rui Martins conduz uma aproximação mosteirense à grande-área de Monforte.

 A goleada começou a ser construída cedo: aos 32 minutos, já havia 5-0, com golos de Pacau (10, 20 e 28 minutos), Paulo Emílio (26) e António Pinheiro (32). O segundo tempo teve mais três tentos, por Rosinha (49 minutos), António Pinheiro (53) e Camilo (85). Este último ainda falhou uma grande penalidade, no minuto 65.

Com esta goleada, a formação de Mosteiros continua sem pontos perdidos esta temporada, já tem o ataque mais realizador do campeonato, com 29 golos em sete jogos, e continua a ser a defesa menos batida, com três golos sofridos.

 Classificação: 1º Mosteirense 21 pontos, 2º Fronteirense 16, 3º Gavionenses 11, 4º Gafetense 10, 5º Monfortense 7, 6º Terrugem 2 e 7º Montargilense 1 ponto. Todas as equipas têm sete jogos, exceto a Terrugem que tem seis encontros.

 

Alentejo 2020 abre concurso para Regeneração Urbana

alentejo_2020O Alentejo 2020 já abriu concurso para a apresentação dos Planos de Ação de Regeneração Urbana dos Centros Urbanos Complementares, no âmbito do Eixo 8- Ambiente e Sustentabilidade.

O objetivo deste concurso é a apresentação de Planos de Ação com âmbito territorial incidente nos centros históricos, zonas ribeirinhas ou zonas industriais abandonadas, dentro de uma Área de Reabilitação Urbana (ARU).

Em cada centro urbano podem existir mais que uma ARU e estas podem localizar?se em qualquer centro urbano.

Entende-se por centro urbano o solo urbano que determina o perímetro urbano identificado em PDM, ou aos aglomerados rurais em solo rústico a regulamentar através de plano de pormenor.

Ao abrigo deste financiamento, as autarquias poderão reabilitar integralmente edifícios, nomeadamente destinados a habitação, a equipamentos de utilização coletiva, a comércio ou a serviços, públicos ou privados, com idade igual ou superior a 30 anos, ou, no caso de idade inferior, que demonstrem um nível de conservação igual ou inferior a 2, determinado nos termos do estabelecido pelo Decreto?Lei n.º 266 ?B/2012, de 31 de dezembro; reabilitar espaços públicos, desde que associada a ações de reabilitação do conjunto edificado envolvente em curso ou concluídas há 5 anos ou menos, podendo envolver a demolição de edifícios para criação de espaço público e a recuperação e expansão de infraestruturas verdes e reabilitar espaços e unidades industriais abandonadas com vista à sua reconversão, destinadas às tipologias de uso referidas nas alíneas anteriores.

Este concurso estará aberto até 19 de fevereiro.

Excesso de consumo alerta DECO nesta época festiva

MaraConstantinoRCMA DECO alerta para os apelos ao consumo que aumentam na época de Natal.

Segundo algumas investigações, os consumidores revelam que tencionam ter gastos entre os 300 e os 500 euros para presentes, alimentação, eventos sociais, entre outros.

Mara Constantino, jurista na delegação de Évora da DECO, afirma na edição de hoje do “À Conversa Com” que como consequência disso, alguns dados revelam que em janeiro aumentam os pedidos de apoio, “situação devida em grande parte ao endividamento registado na quadra festiva”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Um dos conselhos que Mara Constantino deixa para controlar os gastos natalícios, é a prévia preparação de uma lista de presentes.

“Esta sugestão da lista de Natal, do orçamento de Natal, de perdermos um bocadinho de tempo a pensar para quem tenho de comprar presentes (…) e depois estipular um valor máximo para cada um, ajuda-nos imenso.”

A jurista da DECO aconselha também a optar por produzir os próprios presentes ou por outros métodos mais económicos, como oferecer presentes apenas às crianças e com os adultos “optar pelo amigo secreto, ou só dar uma prenda por família”.

“Árvore dos Sonhos” em Campo Maior

ArvoreSonhos14Dez2015Campo Maior recebe, até dia 17 de dezembro, a árvore dos sonhos.

Esta é uma iniciativa que pretende criar uma árvore, em que todas as crianças colocam os seus sonhos de forma a construir um Natal com mais esperança.

Esta iniciativa decorre no parque de estacionamento do Hotel Santa Beatriz, em Campo Maior,

Mais informações em www.arvoredossonhos.pt.

Campo Maior melhora desempenho no ranking da Transparência Municipal

CampoMaiorVistaCampo Maior melhorou o seu desempenho, em relação a 2014, no ranking das autarquias no âmbito do Índice de Transparência Municipal 2015, uma iniciativa da Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), subindo 9,92 pontos na classificação (de 24 para 33,92), o que lhe valeu o 216º lugar no ranking de transparência das 308 câmaras do País (foi 242º em 2014).

A Câmara Municipal de Elvas também subiu no ranking das autarquias no âmbito do Índice de Transparência Municipal 2015, uma iniciativa da Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC) que foi esta quinta-feira divulgado.

A cidade Património Mundial, que em 2014 surgiu na posição 227, surge agora na 57 com a classificação de 60,17, numa escala de 0-100, melhorando assim consideravelmente a pontuação no que respeita a estes dados.

Nuno Mocinha, presidente da câmara municipal de Elvas, mostra-se agradado com esta subida: “é de notar que o aumento da posição de Elvas no ranking só nos pode deixar satisfeitos uma vez que o que é analisado é a forma como se governa e a transparência que existe. Ora se nós subimos cento e tal posição este ano isso traduz-se numa satisfação por parte da câmara”.

Fronteira é a autarquia do distrito de Portalegre com a melhor classificação, na 37ª posição, no Índice da Transparência Municipal 2015, realizado pela Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC).

O autarca local, Rogério Silva, revela que “a transparência e integridade são fatores essenciais na relação entre entidades públicas e munícipes”.

Pai Natal visita hoje a loja CTT em Portalegre

CTTO Pai Natal está esta quarta-feira, dia 16, na loja CTT Portalegre, na Avenida da Liberdade, para ajudar crianças a escreverem-lhe cartas. As cartas serão depois entregues em mão pelas crianças ao próprio Pai Natal.

Miguel Salema Garção, Diretor de Marca e comunicação dos CTT, revela que esta iniciativa tenta “apelar à escrita e proporcionar um dia de alegria aos jovens e às crianças”.

As crianças presentes serão vários alunos dos diversos concelhos, até ao 4º ano. Desenhos coloridos, cartas originais, gargalhadas e muito brilho nos olhos é o que se espera com esta ação levada a cabo pelos CTT.

Esta visita pré-natalícia acontece em simultâneo em 18 Estações de Correio de todas as 18 capitais de distrito.

Festa de Natal para crianças do J.I. e da Creche sexta-feira

FestaNatal18DezA Festa de Natal do Jardim de Infância “O Despertar” e da Creche “Cantinho dos Sonhos” deste ano realiza-se no dia 18 de dezembro, sexta-feira.

Este ano a festa leva os participantes numa viagem, na companhia d’O Principezinho, para dar a conhecer o Natal de todo o Mundo. A realizar no Centro Cultural de Campo Maior, pelas 17.30 horas.

Euromilhões: jackpot de 83 milhões para sexta-feira

euromilhoesRCMO próximo concurso do Euromilhões, de sexta-feira, terá um jackpot de 83 milhões de euros em virtude de não ter sido apurado qualquer totalista no sorteio de ontem. 

O segundo prémio vai ser distribuído por três apostadores, que registaram o boletim no estrangeiro, e que vão receber, cada um, cerca de 419 mil euros. 

Com o terceiro prémio foram apurados 13 apostadores, três dos quais em Portugal, cabendo a cada um cerca de 32 mil euros. 

O quarto prémio vai ser distribuído por 50 apostadores, 14 dos quais em Portugal, que vão receber um prémio individual de cerca de 4 mil euros.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada esta terça-feira, é composta pelos números 08 – 11 – 23 – 27 – 35 e pelas estrelas 04 e 11.