Município de Monforte distinguido na área da Tauromaquia

Distino_CmMonforteTauromaquiaA Câmara Municipal de Monforte foi galardoada com o “Prémio Cultura e Fomento da Festa”, pela Tertúlia Tauromáquica Aeminium, de Coimbra, ficando a distinção a dever-se à intervenção que o seu presidente, Gonçalo Lagem, tem vindo a assumir na preservação e divulgação da tauromaquia e cujos resultados foram, este ano, potenciados com a abertura do Centro Interpretativo Tauromáquico.

Para além do prémio atribuído ao município, foram também distinguidos como triunfadores mais três conhecidos monfortenses, designadamente, Paulo Caetano – “Prémio Carreira e Prestígio”, João Moura Caetano – “Triunfador da Temporada” e João Silva “El Juanito” – “Melhor Novilheiro”.

O Galardão foi entregue a Gonçalo Lagem que afirmou estar “bastante sensibilizado e orgulhoso não só pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal em prol da Festa Brava, mas também, e principalmente, pela dedicação de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, têm feito com que o Concelho de Monforte seja uma referência exemplar no Mundo da Tauromaquia”.

Despiste de máquina agrícola faz dois feridos graves (atualizada)

00AcidenteFotoRCMUm despiste de uma máquina agrícola vitimou dez pessoas, ao início da tarde desta quarta-feira, dia 9, em propriedade rural situada entre Fronteira e Sousel.

No serviço de urgências do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, deram entrada, cerca das 13.30 horas, dez feridos, oito dos quais considerados ligeiros, com escoriações e algumas feridas em várias zonas do corpo.

Os outros dois feridos exigem alguma vigilância, dependendo da evolução clínica e dos resultados dos meios complementares de diagnóstico.

De acordo com o Comando de Operações de Socorro de Portalegre, o alerta foi recebido cerca das 12 horas.

Para o local foram mobilizados dez veículos e 21 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Sousel, Monforte, Fronteira, Estremoz e Alter do Chão, a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Estremoz e a Guarda Nacional Republicana (GNR).

(notícia atualizada)

Portalegre, seleção distrital de futebol: um empate e duas derrotas

desportoRCM2A seleção distrital de futebol de Portalegre, em seniores masculinos, falhou o apuramento para a fase final nacional da Taça das Regiões de Futebol da UEFA, após duas derrotas e um empate, no torneio de apuramento para a fase final nacional da competição, disputado nas passadas segunda e terça-feira, dias 7 e 8. 

No primeiro dia do torneio, segunda-feira dia 7, em Pedrógão Grande, a seleção de Portalegre perdeu 2-0 com Leiria e 2-1 com Santarém, em Figueiró dos Vinhos. No último desafio, terça-feira dia 8, de novo em Figueiró dos Vinhos, Portalegre, sob o comando de Emanuel Baleizão, empatou 2-2 com a Madeira.

A Taça das Regiões da UEFA destina-se a seleções distritais seniores e a jogadores que nunca competiram a nível profissional.

Imaculada Conceição celebrada em Campo Maior

Procissao8DezVampoMaiorA Procissão em honra da Imaculada Conceição percorreu, ontem, algumas das principais artérias da vila de Campo Maior.

A Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (em latim, macula ) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 28 de Fevereiro de 1476 pelo Papa Sisto IV.

Foto: Campomaiornews

Despiste de máquina agrícola faz 10 feridos entre Fronteira e Sousel

00AcidenteFotoRCM

Um despiste de uma máquina agrícola vitimou dez pessoas, ao início da tarde desta quarta-feira, dia 9, em propriedade rural situada entre Fronteira e Sousel.

Quatro dos feridos foram considerados graves e foram transportados para o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.

De acordo com o Comando de Operações de Socorro de Portalegre, o alerta foi recebido cerca das 12 horas.

Para o local foram mobilizados dez veículos e 21 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Sousel, Monforte, Fronteira, Estremoz e Alter do Chão, a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Estremoz e a Guarda Nacional Republicana (GNR).

CIMAC no Ponto de Vista desta semana

Hortnsia_MeninoA Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) é pioneira em alguns projetos a nível nacional.

Hortênsia Menino (na foto ao lado), presidente da CIMAC, é a convidada na edição desta semana de Ponto de Vista, onde fala acerca dos projetos e da atividade desenvolvida ao longo dos dois anos de mandato.

De acordo com a autarca “existem alguns projetos, de carácter municipal, que se destacam ao nível do país. Somos a única Comunidade a ter projetos a esse nível, e que são por exemplo: a volta ao Alentejo em Bicicleta, promovida pela CIMAC; continuamos a promover a Festa da Malha, que é uma festa que abrange todos os concelhos e que junta sempre cerca de 600/700 participantes de todos o distrito; e temos depois um conjunto de projetos que abrangem todos os municípios em áreas extremamente importantes como sejam por exemplo as questões dos temas de informação geográfica e da cartografia”.

A CIMAC apresentou a candidatura “Centro de Serviços partilhados de base territorial” que foi a única do Alentejo a ser aprovada. Esta aposta nos serviços partilhados tem como investimento elegível de 430.500 euros e foi aprovado em 301.000 euros, terá a duração de um ano. “A ideia é analisar com mais rigor áreas onde já desenvolvemos os serviços partilhados, como sejam as tecnologias de informação e comunicação e a gestão de energia e ver como podemos potenciar essa gestão, de maneira a podermos aumentar a capacidade de resposta”, revela a presidente.

Ao fim de 2 anos de mandato, Hortênsia Menino considera que “tem sido um balanço positivo”, com principal enfoque “na preparação e na aprovação da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial com vista à captação de financiamento do Portugal 2020” e “na preparação do Pacto para o Desenvolviment6o e Coesão Territorial”.

Hortênsia Menino é a presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central que alberga os municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.

Esta é uma entrevista para ouvir hoje, na Rádio Campo Maior, às 18.15 horas.

Empresário elvense Miguel Mendão no “À Conversa Com”

MiguelMendaoO restaurante El Cristo, em Elvas, comemora este sábado 38 anos.

Neste ano 2015 o El Cristo conheceu a sua expansão: além do restaurante e das duas lojas Spirit Gourmet, em Elvas, está também presente com uma loja e um restaurante em Tróia.

O empresário elvense Miguel Mendão (na foto ao lado), proprietário do El Cristo, é o convidado na edição de hoje de1 “À Conversa Com”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“Estamos num ano de crise, batalhamos para não sentirmos a crise e temos tido resultados positivos. Este ano, derivado ao facto de termos aberto mais um restaurante em Tróia, acho que está a ser bastante positivo, mesmo em termos de aceitação e de clientes novos que já nos visitam também em Elvas”, revela Miguel Mendão, proprietário do restaurante situado no fundo do Parque da Piedade.

Para assinalar os 38 anos, vai ter lugar este sábado, dia 12, uma festa no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), e durante a semana existem algumas surpresas para os clientes: “este ano optámos por fazer uma festa, vai ser este o primeiro ano que fazemos uma festa de aniversário mas que vai ter seguimento a partir de agora. Vamos ter dias 10, 11 e 12 promoções no restaurante para os clientes que nos frequentam o ano inteiro”.

Utentes do Centro Social de S. Tiago de Urra expõem no IPP

ExpoIPP9Dez2015Os utentes do Centro Social e Paroquial de São Tiago de Urra realizaram alguns trabalhos que agora vão expor nos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Portalegre.

“A Arte da Vida” é o tema desta mostra coletiva, que é inaugurada no dia 9 de dezembro, pelas 17.30 horas, ficando patente nos Serviços Centrais até 6 de janeiro de 2016.

Campo Maior tem um novo quiosque

quiosqued.jooIA vila de Campo Maior ganhou ontem mais quiosque.

Ver aqui Fotorreportagem

O Quiosque D. João I abriu portas ontem na rua com o mesmo nome e João Silveira, funcionário do estabelecimento, explicou à nossa reportagem “que este espaço vem suprimir uma lacuna que existia na parte superior da vila onde havia falta de um quiosque que pudesse fornecer jornais, revistas, guloseimas para os miúdos, prendas para a época de Natal, e outros itens diversos”.

Paulo Sarrato, também é funcionário no Quiosque D. João I e fez um balanço positivo do primeiro dia.

“As pessoas têm vindo a aceitar isto bastante bem, vêm, dão a sua opinião, aquilo que pode melhorar, aquilo que gostam e que não gostam.”

O Quiosque D. João I está aberto todos os dias entre as 7h30m e as 20 horas.

São Vicente e Ventosa (Elvas) já tem iluminação de Natal

IluminacaoSVicente2015A freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, conta a partir de ontem com a iluminação de Natal.

Ver aqui fotorreportagem

“Desta vez um bocado mais extensa, porque tem mais área iluminada. No ano passado eram só 12 arcos, este ano são 15. Além dos 15 temos as quatro árvores em frente ao restaurante Pompílio iluminadas, temos a fonte e a igreja”, de acordo com Luís Grilo, presidente da junta de freguesia.

Na opinião do presidente, esta “é uma maneira de atrair mais as pessoas à freguesia, é uma mais-valia”.

“O investimento é o mesmo do ano passado, com o IVA, que é o que o Estado leva, fica em 2500 euros, é uma coisa irrisória para a nossa freguesia porque levamos o ano a poupar e termos um Natal diferente”, refere.