Bombeiros de Campo Maior assinalam 66º aniversário

Aniversario_Bombeiros_Campo_MAior_5_Dez_2015BA Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior assinalou este sábado, dia 5, o seu 66 º aniversário.

EM dia de aniversário, Miguel Carvalho, comandante da corporação, revelou-nos que “este ano de 2015 foi muito trabalhoso devido às Festas do Povo de Campo Maior. Este evento exigiu muito dos bombeiros, pelo facto de sermos uma corporação pequena temos que trabalhar o dobro. Tirando isso, acho que estamos de parabéns pelo trabalho desenvolvido e também porque o nosso dia se assinala no Dia do Voluntariado”.

“A corporação tem, atualmente, 34 elementos. Não conseguimos aumentar o número de voluntários e é de lamentar que o voluntariado esteja cada vez mais condenado. Na minha opinião, se temos forças policiais profissionalizadas não podemos entregar o socorro a um grupo de pessoas voluntárias”, sublinhou o comandante.

A cerca de um mês de terminar a sua comissão enquanto comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, Miguel Carvalho considera que conseguiu cumprir o objetivo a que se propôs de “melhorar o parque automóvel da corporação”.

Belo Costa, Comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, considera que “a corporação de Campo Maior, à semelhança de todas as outras do distrito, tem sido ativa e presente. Este ano esteve sob uma pressão tremenda, durante as Festas do Povo, e conseguiu estar à altura das exigências”.

José Carvalho, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Campo Maior, revelou-se “satisfeito” com este aniversário garantido que “neste momento as contas estão mais ou menos equilibradas”.

Ainda assim, “a emergência médica é um dos principais problemas da corporação. Nós temos um bom parque automóvel mas temos uma média de três emergências por dia. Quando uma ambulância sai do quartel nunca sabemos a que horas ela regressa e durante esse período é necessário ter sempre viaturas e elementos de reserva”.

O aniversário decorreu no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior e incluiu a entrega de medalhas aos elementos da corporação e a colocação de uma coroa de flores junto ao Monumento de Homenagem aos Bombeiros Voluntários, em honra de todos aqueles que faleceram no serviço.

Câmara de Arronches organiza caminhada de Natal

Caminhada14Dez2015A população de Arronches caminha na próxima segunda-feira, dia 14, para comemorar a época natalícia.

A concentração realiza-se pelas 18 horas na receção do Estádio Municipal. A caminhada dura cerca de uma hora, pelas ruas da vila, e é obrigatório o uso de adereços natalícios e colete refletor.

1º. Encontro Alzheimer Maior “Envelhecer com Demência”

CMProgAlzheimer5Dez2015

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior vai levar a efeito o 1º. Encontro Alzheimer Maior, que decorrerá no próximo dia 15 de Dezembro, pelas 9h30m, no Centro Cultural de Campo Maior.

Sob o tema Envelhecer com Demência, a entidade organizadora pretende que este dia seja de proveitosa reflexão para todos os que vivem com demência ou que assumem o imprescindível papel de cuidador (familiar ou formal).

Em baixo pode ver o programa do evento. A inscrição é gratuita embora seja obrigatória, através do email alzheimer.maior@scmcm.pt .

Para qualquer dúvida, os interessados poderão entrar em contacto para o número de telefone 961315534.

Voluntários do Coração Delta homenageados este sábado

DiplomasVoluntariosCoracaoDeltaOs voluntários da Associação de Solidariedade Social Coração Delta foram distinguidos este sábado, dia 5, Dia Internacional do Voluntariado, com a entrega de diplomas.

Ver aqui Fotorreportagem

“O voluntariado é de facto uma lição de vida, que hoje em dia junta pessoas já com alguns anitos, a começar por mim e à qual a juventude também tem aderido de uma forma fantástica”, garantiu o Comendador Rui Nabeiro.

O administrador da empresa Delta Cafés espera que “para o ano sejamos ainda mais a estar aqui presentes, sempre com alegria e com vontade de ajudar quem mais precisa”.

Para Ricardo Pinheiro, presidente da câmara municipal de Campo Maior, “a questão do voluntariado, nos últimos anos, tem sido uma área na qual nos temos inserido numa forma ativa. Durante muitos anos, um território difícil, económica e socialmente, subsistiu graças a esta entreajuda”.

No entanto, “numa determinada altura, pela forma como a economia cresceu, esquecemos determinados valores que devem ser tidas em conta por todos. Claramente, numa altura em que o nível de dificuldades das pessoas aumentou, o conceito de voluntariado tem vindo a crescer”.

A sessão decorreu no Centro Cultural de Campo Maior.

10ª Mostra de Doces e Licores este fim-de-semana em Avis

Mostra_Licores_AvisO Salão da Junta de Freguesia de Avis recebe, este sábado, dia 5 de dezembro, a partir das 14 horas, a 10ª edição da Mostra de Doces e Licores, organizada pelo Rancho Folclórico de Avis, com o apoio do Município e da Freguesia de Avis.

O certame tem como objetivo preservar e divulgar o património cultural do concelho de Avis e destina-se à exposição, promoção e venda de doces e licores tradicionais.

No domingo, dia 6, o evento prossegue a sua programação no Auditório Municipal “Ary dos Santos”, onde, a partir das 16 horas, irá ter lugar uma atuação do Rancho Folclórico de Avis, que tem por finalidade saudar a chegada do Ano Novo.

Mora: Mostra Gastronómica de Caça até 13 de Dezembro

MoraCaca2015Nos primeiros 3 fins-de-semana de dezembro, a Praça da República em Redondo contará com a presença do Pai Natal prometendo inúmeras surpresas pensadas para esta quadra festiva.

Passeios de Charrete, animação musical e a incontornável visita à casa do Pai Natal são algumas das muitas opções que o Município de Redondo preparou para as famílias.

Assim, nos dias 5, 6, 12, 13, 19 e 20 de dezembro, das 14.30 horas às 17.30 horas, é possível visitar a casa do Pai Natal, tirar fotografias e conviver de perto com esta ilustre figura que habita o imaginário de crianças e adultos, usufruindo ainda de muitas outras surpresas.

A completar, estará também patente na Praça da República uma representação do presépio construída especialmente para a ocasião, lado a lado com uma árvore de natal decorada a preceito. Paralelamente, toda a vila de Redondo estará também decorada com uma requintada iluminação de Natal.

Numa época que se pretende solidária, as celebrações de Natal no concelho de Redondo assumem também contornos sociais com uma recolha de prendas que posteriormente serão entregues em diversas instituições sociais.

 

Incentiv@r.te E5G realiza hoje espectáculo anual

Incentivarte5DezO Projeto Incentiv@r.te E5G, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, realiza, pelo terceiro ano consecutivo, o já habitual Espetáculo Anual, no Centro Cultural da vila.

Este espetáculo, que tem lugar este dia 5 de dezembro, sábado, abre portas à comunidade, numa mostra das atividades realizadas ao longo do ano, pelas crianças e jovens nos diferentes ateliers do projeto.

A festa tem início pelas 15 horas.

“Feirinha Solidária” começa hoje Centro Comunitário

FeirinhaSolidaria5E6Dez2015A “Feirinha Solidária” realiza-se este fim-de-semana, dias 5 e 6 de dezembro, no Centro Comunitário de Campo Maior, numa organização em parceria com a Santa Casa da Misericórdia da vila.

Este evento conta com a atuação do Grupo de Ginástica do Sporting Clube Campomaiorense e a feira vai funcionar nos seguintes horários: sábado, dia 5, das 15 às 20 horas e domingo, dia 6, das 11 às 13 horas e das 14.30 às 20 horas.