XVI Mostra de Doçaria começa hoje em Alcáçovas

MostraDocariaAlcacovas2015Bolo Real, Bolo Conde de Alcáçovas, Amores de Viana e Sardinhas Albardadas são os cartões-de-visita da XVI Mostra de Doçaria, que abre as portas ao público esta sexta-feira, dia 4 de dezembro, em Alcáçovas.

Até domingo, 24 doceiros e doceiras de vários pontos do país vão expor doçaria conventual e palaciana, além de proporcionar ao visitante a oportunidade de saborear alguns doces, uma vez que a Mostra de Doçaria apresenta, nesta edição, o 4º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana promovido pela Junta de Freguesia de Alcáçovas que pretende sensibilizar para a importância da divulgação e preservação de doçaria tradicional portuguesa, atribuindo prémios aos melhores doces a concurso.

A autarquia preparou um programa cultural que abarca danças, cante alentejano, gospel, com o Grupo Soul Gospel Project e música com a Banda da Sociedade União Alcaçovense, José Liaça e Carlos Coincas, a Orquestra Royal, os Cavaquinhos do Alentejo, as Vozes de Alqueva e o projeto A Monda, que encerra a animação Musical da XVI Mostra de Doçaria, no domingo às 19 horas.

Na semana em que a UNESCO classificou o fabrico dos chocalhos como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas prestam homenagem os chocalheiros de Alcáçovas com a entrega de uma medalha que evoca a salvaguarda das artes chocalheira e esquilaneira, no domingo, a partir das 17.30 horas.

O certame que decorre na Gamita, em Alcáçovas, pode ser visitado dia 4, a partir das 18.30 horas, dia 5 e 6, a partir das 14 horas. A tenda encerra às 24 horas, com exceção do último dia, em que fecha às 21.