Elvenses satisfeitos com iluminação de natal da cidade

IluminacaoElvas2015BA iluminação de Natal regressou, no início desta semana, às principais artérias do centro histórico de Elvas com o intuito de atrair mais visitantes a esta zona da cidade e impulsionar o comércio tradicional.

A nossa reportagem saiu à rua para perceber quais as opiniões dos elvenses em relação à iluminação de Natal, e Maria de Fátima Piedade considera: “a iluminação está muito bonita. Deus queira que ande cá muitos anos para a vermos e cada vez está melhor”. Quanto ao facto da iluminação atrair mais visitantes à cidade, “todos os anos é a mesma coisa, sempre vem um espanhol e pessoas de fora e isto vai animando”.

Para Cremilde Alandroal “é bonito e dá uma animação à cidade. Atrai mais visitantes a esta zona na altura de natal, principalmente os nossos vizinhos espanhóis”.

Já Cláudia Beijocas espera que a iluminação de Natal atraia “mais gente, derivado à situação do Forte da Graça estar reaberto para toda a população e que traga para a parte da restauração”. Contudo considera que “está bonito, porque têm sido decorações diferentes”.

Pedro Barrena constata que “normalmente esta altura atrai mais gente e com a iluminação, naturalmente, as pessoas além de virem fazer compras também vêm para ver a iluminação”.

Este ano a iluminação conta com um investimento de cerca de 50 mil euros e é feita por leds, uma solução mais económica em termos de consumo energético: cerca de 70 por cento de poupança em relação à iluminação incandescente tradicional.

XVI Mostra de Doçaria começa hoje em Alcáçovas

MostraDocariaAlcacovas2015Bolo Real, Bolo Conde de Alcáçovas, Amores de Viana e Sardinhas Albardadas são os cartões-de-visita da XVI Mostra de Doçaria, que abre as portas ao público esta sexta-feira, dia 4 de dezembro, em Alcáçovas.

Até domingo, 24 doceiros e doceiras de vários pontos do país vão expor doçaria conventual e palaciana, além de proporcionar ao visitante a oportunidade de saborear alguns doces, uma vez que a Mostra de Doçaria apresenta, nesta edição, o 4º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana promovido pela Junta de Freguesia de Alcáçovas que pretende sensibilizar para a importância da divulgação e preservação de doçaria tradicional portuguesa, atribuindo prémios aos melhores doces a concurso.

A autarquia preparou um programa cultural que abarca danças, cante alentejano, gospel, com o Grupo Soul Gospel Project e música com a Banda da Sociedade União Alcaçovense, José Liaça e Carlos Coincas, a Orquestra Royal, os Cavaquinhos do Alentejo, as Vozes de Alqueva e o projeto A Monda, que encerra a animação Musical da XVI Mostra de Doçaria, no domingo às 19 horas.

Na semana em que a UNESCO classificou o fabrico dos chocalhos como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas prestam homenagem os chocalheiros de Alcáçovas com a entrega de uma medalha que evoca a salvaguarda das artes chocalheira e esquilaneira, no domingo, a partir das 17.30 horas.

O certame que decorre na Gamita, em Alcáçovas, pode ser visitado dia 4, a partir das 18.30 horas, dia 5 e 6, a partir das 14 horas. A tenda encerra às 24 horas, com exceção do último dia, em que fecha às 21.

Alunos de Monforte visitam antas com 6 mil anos

AlunosMonforte2Dez2015Os alunos, de Monforte, do 7º ano de escolaridade visitaram, no dia 2 deste mês, as Antas da Rabuje e da Serrinha, dois monumentos megalíticos existentes no concelho, erigidos há 6 000 anos por comunidades do neolítico.

Esta é uma visita que se realiza anualmente, quando os alunos estão a estudar esse período histórico, complementando o estudo com a observação desses megálitos. Os alunos tiveram também a oportunidade de tocar em vários materiais recolhidos nessas Antas, designadamente lâminas em sílex, um machado de pedra polida, uma alabarda, contas de colar e fragmentos de cerâmica.

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemorado em Rio de Moinhos (Borba)

Dia_Pessoa_DeficienciRio_de_MoinhosO Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi comemorado no Centro de Deficientes Profundos Luís da Silva (CLS,) em Santiago Rio Moinhos (Borba), com o tema “Vive um Dia Por Mim”.

Este tema foi selecionado pelos utentes do CLS e as comemorações envolveram os jovens voluntários da Associação Borba Jovem e do Grupo Jovem de Rio Moinhos que prepararam um conjunto de atividades com a comunidade do Centro.

Dj’s, Graffitis e Boccia, além de uma espetacular demonstração de falcoaria foram o destaque desta tarde cheia de magia e sorrisos.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi criado com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, mobilizar para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Hoje é Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla

esclerosemultiplaO Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla celebra-se todos os anos no dia 4 de dezembro.

A data tenta chamar a atenção da população para a doença, desde os seus sintomas à sua gravidade e ao seu tratamento. Outro objetivo do dia passa por alertar para as necessidades das pessoas com esclerose múltipla e das suas vivências. Respeito e inclusão são dois motes para este dia.

A Esclerose Múltipla é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o sistema nervoso central. Surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade e tem maior incidência nas mulheres do que nos homens.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com esclerose múltipla.

Em Portugal a estimativa desta doença é de 5.000 doentes.

Notícias da Manhã de 6ª Feira, 4 de Dezembro

noticias_RCMNotícias da manhã de sexta-feira, 4 de Dezembro, na Rádio Campo Maior com edição de Cláudia Clérigo.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– sábado há noite de fados em Campo Maior;

– elvenses satisfeitos com a iluminação de Natal da cidade;

– exposição “Casa da Joana – Arte Sã Nata” Bordados, Rendas, Trapologia e Floreados, da artista/artesã Joana Leal é hoje inaugurada na Casa da Cultura de Elvas;

– e Mostra de Doçaria Alcáçovas tem início hoje.