Arte Chocalheira prestes a ser distinguida pela UNESCO

ChocalhosA Arte Chocalheira está prestes a conquistar o título de Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, depois da comissão internacional de especialistas da Unesco ter já considerado o processo de candidatura “exemplar”.

A apreciação e votação final do dossiê – pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – decorrem entre hoje, segunda-feira dia 30 de novembro e 4 de dezembro, na Namíbia, durante a 10.ª reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

A confirmar-se a atribuição do título de Património da Humanidade à Arte Chocalheira, o Alentejo conquista, pelo segundo ano consecutivo, mais um selo da Unesco para a região.

Recorde-se que esta manifestação cultural tem no território alentejano a maior expressão a nível nacional, uma vez que abrange três municípios, ou seja Estremoz, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo, mais concretamente a freguesia de Alcáçovas.

Refira-se ainda que o processo de candidatura do fabrico de chocalhos é liderado pela Turismo do Alentejo / Ribatejo, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas.

Forte da Graça recebeu mais de 2 mil visitantes em três dias

ForteGraca_PortaDragoes

O Forte da Graça, em Elvas, tem um novo horário de visitas, agora mais alargado: são sete horas seguidas por dia.

A Câmara Municipal de Elvas informou que este monumento nacional pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas. Ao longo dos próximos dois meses, até fim de janeiro, a autarquia assegura que as entradas são gratuitas.

A câmara de Elvas deu conta que o Forte da Graça teve mais de duas mil entradas, entre a tarde de sexta-feira dia 27 e o fim do dia de domingo 29 de novembro. Tratou-se de um movimento “muito acima das melhores expetativas”, segundo fonte municipal.

Entre os milhares de pessoas que, nos primeiros três dias, subiram ao Forte da Graça para ter uma visita ao monumento requalificado, cerca de 40 por cento foi de nacionalidade espanhola, segundo informa a autarquia.

105 anos da “Azevia” no “À Conversa Com” de hoje

SusanaEAntonioF_AzeviaA Sociedade Recreativa 1º de Dezembro, a tradicional “Azevia”, comemora esta terça-feira, dia 1 de dezembro, 105 anos.

António Ferreira, presidente da coletividade, e Susana Chambel, relações públicas, (ambos na foto ao lado), são os convidados da edição de hoje do “À Conversa Com”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

De acordo com o presidente, António Ferreira, “a sociedade tem as suas deficiências, porque o momento atual não tem sido o melhor, não é porque não haja vontade das pessoas, mas podia ser um pouco melhor”.

“A Brigada 14 de Janeiro, os Bomb’alen e o conjunto ‘O Balho’, têm sido iniciativas a que a coletividade tem aberto a porta para nascer estes grupos, porque a sociedade nasceu da música”, refere.

António Ferreira deixa ainda um apelo para que a população não se lembre da sociedade apenas nesta data festiva: “só quero que não se lembrem só da 1º de Dezembro no dia 30, mas que se lembrem todo o ano, que ela está aberta todos os dias”.

“O programa tem início pelas 20.30 horas de segunda-feira, com buffet para convidados na sede da coletividade, seguindo-se, pelas 22 horas, um concerto acústico. O ponto alto das comemorações chega pela meia-noite, com o içar da bandeira ao som dos hinos da 1º de Dezembro e da Restauração, interpretados pela Banda 14 de Janeiro. A noite termina ao som de Dee Jay SAM”, segundo Susana Chambel, relações públicas da coletividade.

Amanhã, dia 1 de dezembro, está agendada, pelas 11 horas, missa por alma dos diretores e sócios já falecidos, na Igreja do Salvador, em Elvas.

Equipa francesa vence 18ª edição das 24 horas TT de Fronteira

24horasttFronteira2015A equipa francesa Sadev Oryx venceu a edição de 2015 das 24 Horas TT Vila de Fronteira que terminou ontem.

A formação constituída por Francis Lauilhe, Pierre Marie Lauilhe, Louis Lauilhe e Philippe Berruer demonstrou uma tremenda regularidade ao longo de toda a corrida, assumiu a liderança, em definitivo a partir da 15ª hora, e foi a primeira a ver a bandeira de xadrez ao fim de 112 voltas ao Terródromo.

A formação da Nissan Navara foi a melhor equipa totalmente portuguesa a concluir as 24 Horas TT Vila de Fronteira ficando no sexto posto.

Victor Conceição, Tiago Rodrigues, Nuno Pires e João Carvalho, conquistaram ainda a vitória na categoria Promoção C.

A 18ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira contou ainda com a participação de duas formações exclusivamente femininas e ficou marcada por um despiste que causou três feridos na tarde de sábado.

DECO alerta para contratos anteriores a 1999

DecoLogoA DECO afirma que “há 18 milhões de euros por devolver a milhares de consumidores que ainda não reclamaram as cauções dos contratos de água, luz ou gás anteriores a 1999”.

Segundo Maria Helena Guerra, jurista na delegação de Évora da DECO, “desde junho de 1999 que é proibida a exigência de caução para garantir o cumprimento do fornecimento dos serviços públicos essenciais”.

“Os consumidores que pagaram cauções associadas aos contratos celebrados até 1999 e não foram reembolsados pelas entidades prestadoras destes serviços através de débito direto ou de acerto na fatura têm até 31 de dezembro de 2015 para fazer o pedido de restituição”.

A DECO pretende facilitar a recuperação desse dinheiro de forma gratuita e sem complicações através da página www.dinheirodoscontadores.pt.

Notícias da Manhã de 2ª Feira, 30 de Novembro

noticias_RCMNotícias da manhã de segunda-feira, 30 de novembro, na Rádio Campo Maior com edição de Cláudia Clérigo.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome aconteceu este fim de semana;

– Mosteirense bate Fronteirense e é o novo líder do campeonato distrital de seniores;

– Sociedade Recreativa 1º de Dezembro comemora amanhã 105 anos;

– e DECO alerta consumidores que ainda não reclamaram as cauções dos contratos de água, luz ou gás.

Badajoz com montras a concurso este Natal

concursomontrasnatal2015O comércio de Badajoz organiza este Natal um concurso de montras alusivas a esta época festiva.

As inscrições terminam amanhã e poderão participar um máximo de 40 lojas que serão votadas no fim de semana de 12 e 13 de dezembro pelos clientes e visitantes.

O estabelecimento vencedor recebe a oportunidade de realizar um video promocional e aquele que obter o 2º lugar, terá direito a uma reportagem fotográfica.