Distrital: Terrugem perde 2 pontos no fim (1-1 com Monfortense)

terrugem-monfortensecampeonatoA Juventude Desportiva da Terrugem e o Monfortense empataram 1-1, nesta tarde, em jogo da sexta jornada do campeonato distrital sénior da Associação de Futebol de Portalegre, disputado no Parque Desportivo da Terrugem (na foto).

A equipa da casa manteve a esperança na primeira vitória desta época durante 90 minutos, ao marcar, por Luís Nabiça, no minuto 2 e só sofrer o empate, por Pitufa, aos 90+1.

A partida foi equilibrada e recheada de boas ocasiões para ambas as equipas, onde cada qual teve uma bola na barra.

Ouvir aqui a reportagem final na Terrugem

Também esta tarde, o Gafetense foi derrotado em casa por 0-3 pelo Mosteirense, única equipa sem pontos perdidos; ontem, o líder Fronteirense venceu em casa o Montargilense por 4-0. Nesta ronda, folgou o Gavionense. No próximo fim-de-semana, joga-se a segunda jornada da fase de grupos da Taça da Associação.

Classificação: 1º Fronteirense, 13 pontos (cinco jogos); 2º Mosteirense, 12 pontos (quatro jogos); 3º Monfortense, 7 pontos (quatro jogos); 4º Gavionenses, 7 pontos (seis jogos); 5º Gafetense, 6 pontos (cinco jogos); 6º Juventude da Terrugem, 2 pontos (cinco jogos); e 7º Montargilense, 1 ponto (seis jogos).

Vítimas da Estrada homenageadas hoje

DiaMundialVitimasAcidentesEstradaPelo 20º ano consecutivo, o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada será assinalado hoje na cidade de Évora.

Pelas 9.30 horas haverá missa em memória das vítimas da estrada na Sé de Évora. Às 11 horas, concentração na Praça do Giraldo para meia hora mais tarde seguir uma marcha silenciosa até ao Jardim da Memória.

Ao meio-dia, deposição das varas, momentos musicais e cerimónia solene, e às 13 horas, largada de pombos e toque das sirenes dos Bombeiros Voluntários de Évora.

Há 10 anos que este Dia é celebrado como Dia Mundial, oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Matando mais de 1,2 milhões de pessoas a cada ano, sobretudo entre os 5 e 44 anos de idade, os desastres rodoviários são uma das três principais causas de morte a nível mundial. Mais de 3.400 homens, mulheres e crianças são mortos todos os dias nas estradas do mundo enquanto andam a pé, de bicicleta ou ao viajar em transportes motorizados. Outros 20 a 50 milhões de pessoas são feridas, a cada ano, em consequência de desastres rodoviários.

Em Portugal, só este ano até ao passado dia 7 de Novembro, foram contabilizadas 409 mortes e 1.850 feridos graves, e ao longo dos anos são incontáveis as vítimas diretas e indiretas da sinistralidade.

ATLA prepara candidaturas ao INTERREG V – A

ReunioAtla12NovembroA ATLA – Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva reuniu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz, para preparar as candidaturas ao INTERREG V – A.

Nesta reunião de trabalho participaram cerca de 50 pessoas em representação de todos os municípios e ayuntamientos que pertencem à ATLA, várias Direções Gerais do Governo da Extremadura, Diputácion de Badajoz, Confederação Hidrográfica do Guadiana, EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, IPB – instituto Politécnico de Beja, ADC Moura, Águas de Portugal, Turismo do Alentejo – ERT e Agencia Regional de Promoção Turística do Alentejo.

José Calixto, presidente da ATLA, explicou a importância de promover uma gestão territorial e transfronteiriça integrada e inteligente, em que a associação e todas as entidades têm como base e denominador comum o Plano de Ação elaborado para o período 2014 – 2020, que incorpora a estratégia de desenvolvimento para este território, em torno do maior lago artificial da Europa.

Foi igualmente destacado o trabalho da ATLA na promoção e realização de candidaturas a multifundos, como as que já foram submetidas aos programas INTERREG Europe, Med e Sudoe, assim como a recente aceitação da Comissão Europeia à adesão da ATLA ao Pacto Europeu “Mayors Adapt”, que poderá permitir o acesso da região a fundos transnacionais no âmbito do “Horizonte 2020”.

A ATLA – Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva foi criada em 2005 e é constituída pelos municípios de Alandroal, Moura, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz e Serpa, e pelos ayuntamientos espanhóis de Alconchel, Cheles, Olivença e Villanueva del Fresno.

“Mínimos” exibido hoje em Campo Maior

Minimos15Nov2015A história dos Mínimos vai estar em cena hoje, pelas 16 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.

O filme começa nos primórdios dos tempos. A partir de organismos unicelulares amarelos, os Mínimos desenvolveram-se ao longo das eras, servindo sempre o mais maldisposto dos mestres.

Sendo incapazes de manter os mestres – de T-Rex a Napoleão, os Mínimos encontram-se sem ninguém a quem servir e entram em profunda depressão. Mas um Mínimo chamado Kevin tem um plano e, juntamente com o rebelde Stuart e o adorável Bob, aventuram-se pelo mundo à procura de um novo e malvado chefe para seguirem.

Mercado das Barcas está aberto hoje

Mercado_das_BarcasO Mercado da Casa das Barcas, em Elvas, está aberto, este domingo, por um período experimental, das 7 às 13 horas.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, revela que “este período de experiência vem a pedido dos comerciantes e visitantes do mercado municipal”.

“Penso que é uma iniciativa que vai correr bem uma vez que há pessoas que não podem fazer as suas compras ao sábado e aproveitam para o fazer ao domingo. Este ano vamos também dinamizar o mercado, no período de Natal, uma vez que no ano passado correu muito bem”, referiu o autarca.

Esta experiência decorre até dia 3 de janeiro. Durante esta fase de o Mercado da Casa das Barcas vai estar encerrado às segundas-feiras, quando até aqui tem estado fechado ao domingo.

Notícias da Manhã de domingo, 15 de novembro

noticias_RCMNotícias da manhã de domingo, dia 15 de novembro, na Rádio Campo Maior, com edição de Rui Canatário.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Trabalhadores do Forte da Graça distinguidos pela Câmara Municipal de Elvas;

– Mercado das Barcas está aberto hoje;

– Fronteirense venceu ontem o Montargilense por 4-0;

– Amigos das Dez e Meia de Vila Boim encerram ciclo de caminhadas;

– IberoAves termina hoje em Elvas;

– Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada assinala-se hoje;