12 cães apreendidos hoje em Monforte pela GNR

OperacaoMonforte12Nov2015A Guarda Nacional Republicana apreendeu esta tarde 12 cães, sendo que um é de raça perigosa, em Monforte.

De acordo com o capitão Cláudio Godinho, do Posto Territorial de Elvas da Guarda Nacional Republicana, “a ação surgiu na sequência de vários ataques de canídeos errantes a rebanhos de ovinos e caprinos de explorações pecuárias circundantes ao Bairro Social denominado Rossio, onde os proprietários das explorações saíram lesados com a morte de diversos animais”.

“Foram elaborados sete autos de contraordenação por diversas infrações relacionadas com a falta de identificação, registo, marcação eletrónica e vacina antirrábica de canídeos”, refere o capitão Cláudio Godinho.

Foram empenhados nesta operação cerca de 20 militares do Destacamento Territorial de Elvas da GNR, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SPENA), do Posto Territorial de Monforte e do Destacamento de Intervenção.

Armistício da I Guerra Mundial assinalado em Estremoz

ArmisticioEstremozAs cerimónias do 97º aniversário do Armistício que pôs fim à I Guerra Mundial e simultaneamente dos 90 anos de existência do Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, celebraram-se esta quinta-feira, dia 12, em Estremoz.

O presidente do Núcleo, Major José Velez Correia, proferiu algumas palavras dedicadas aos combatentes e agradeceu o apoio incondicional da Câmara Municipal, quer à organização das iniciativas da Liga, quer à construção do Lar dos Combatentes em Estremoz, que se encontra quase terminado, graças à cooperação do Município.

A cerimónia contou ainda com a entrega de louvores por serviços prestados à Liga dos Combatentes e condecorações a ex-combatentes na Guerra do Ultramar.

Vila Boim (Elvas): Amigos das Dez e Meia realizam caminhada final

Caminhada_Final_Vila_Boim_15_NovembroO Grupo dos Amigos das Dez e Meia, em colaboração com a União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, organiza no próximo domingo, dia 15, uma caminhada.

António Rocha, da Junta de Freguesia, revela que esta iniciativa pretende “encerrar o ciclo de caminhadas que tem vindo a decorrer ao longo do ano”.

A caminhada tem início “na Praça da República, em Vila Boim, seguindo em direção ao Sagrado Coração de Maria, estrada que liga Elvas a Vila Fernando, estrada municipal 513, terminando no Rossio 25 de Abril”, referiu António Rocha.

As inscrições devem ser feitas até amanhã, sexta-feira, na Junta de Freguesia.

A caminhada tem início marcado para as 8.30 horas, na Praça da República, em Vila Boim.

 

Mostra de arte reciclada de 28 a 6 de Dezembro em Campo Maior

CM28Nova6DezMostraArteReciclada

O município de Campo Maior aderiu à comemoração da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos.

Desta vez as celebrações decorrem com a iniciativa “Mostra de Arte Reciclada”, que, em parceria com a VALNOR, tem como principal objetivo sensibilizar para a importância da prevenção e redução de resíduos.

Para participar nesta iniciativa, que decorre de 28 de novembro a 6 de dezembro, terá de desenvolver uma peça de arte com materiais reciclados.

Mais de 10 mil alcançados por ação de sensibilização da GNR

GNR_SensibilizacaoA Guarda Nacional Republicana levou a cabo entre o dia 8 e 10 de novembro a campanha nacional de sensibilização para os utilizadores vulneráveis: Peões e ciclistas, em todo o território nacional.

Foram levadas a cabo diversas ações de sensibilização com o objetivo de alertar os utentes das vias públicas (condutores de veículos automóveis, peões e ciclistas) para as questões relacionadas com a segurança rodoviária.

Estas ações de sensibilização, levadas a cabo por militares dos Comandos Territoriais, da valência de Programas Especiais, alcançaram 5 155 crianças e jovens; 3 391 idosos; e 2 261 ciclistas.

A mais recente alteração ao Código da Estrada introduziu o conceito de utilizador vulnerável, que inclui peões e velocípedes (bicicletas), dando particular destaque às crianças, idosos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida ou portadoras de deficiência, os quais beneficiam de especial proteção por parte do referido código.

A campanha pretendeu ainda sensibilizar todas as pessoas para responsabilidade que cada um deve ter na estrada, independentemente da sua condição: seja ela de condutor, de peão ou de ciclista.

Prova Final de Resistência Motorizada decorre em Campo Maior

provaresistncia14nov2015O Grupo Motard de Campo Maior organiza este sábado, dia 14, Prova Final de Resistência Motorizada.

A prova conta com 2 horas motorizadas nacionais e estrangeiras, e com a novidade de ser disputada em duas mangas de 25 metros em Pit Bikes.

O início da prova, a disputar na Zona Industrial de Campo Maior, está previsto para as 14 horas.

Ponto de Vista com Sameiro Correia

SameiroCorreiaAntónio Sameiro Correia (na foto ao lado) é médico de profissão e tem como hobbie a pintura a aguarela.

Na edição desta semana de Ponto de Vista, António Sameiro Correia conta como surgiu a pintura na sua vida.

Ouvir aqui Ponto de Vista

“Vou passar as férias escolares a casa de um tio, mesmo no coração do Douro, no Pinhal, e descobri em casa do meu tio umas aguarelas escolares. Decidi ir à procura de papel, é claro que não havia papel de aguarela, mas arranjei um papel um pouco mais grosso e comprei uns pincéis e decidi pintar uns soldados da guerra peninsular. Ainda hoje esses quadros estão na minha casa. Começou aí a história de novamente começar a pintar. Entretanto fiz uma série de aguarelas e participei em duas ou três exposições conjuntas, fiz uns trabalhos para a indústria farmacêutica, fiz uns trabalhos também para o Carnaval de Elvas, em que pintei por duas vezes um carro alegórico”, refere.

Entretanto Sameiro Correia fica algum tempo sem pintar e explica o porquê: “tive um acidente de viação, de bicicleta, e foi complicado, e isso tirou-me um bocado a vontade de continuar. Nessa altura já tinha a casa com imensas aguarelas e a minha filha dizia-me ‘mas porque é que tu não voltas a pintar?’ e eu dizia, de uma maneira um bocado irónica, ‘o pintor morreu’. Eles ficavam muito zangados e entretanto este ano, no Natal, fui confrontado com duas caixas de aguarelas, das melhores aguarelas que há, é claro que quando temos uma coisa nova temos sempre tendência a experimentar e foi aí que aconteceu, voltei a comprar pincéis e papel e comecei a pintar, pelo prazer de pintar”.

Esta é uma entrevista para ouvir sábado, na Rádio Campo Maior, às 11 horas horas.

Fehispor apresentada hoje em Lisboa

Fehispor_2015A XXVI (26ª) Fehispor, Feira de Espanha e Portugal, que se realiza de 19 a 22 de Novembro na IFEBA, em Badajoz, é apresentada esta quinta-feira, na Residência da Embaixada de Espanha, em Lisboa.

A cerimónia tem lugar pelas 12 horas e conta com a presença do Embaixador de Espanha em Portugal, Juan Manuel de Barandica, o Presidente da Câmara Municipal de Badajoz, Francisco Javier Fragoso, o Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha e a Vereadora Delegada da Feira Badajoz.- IFEBA, María José Solana.

Luís Miguel Cardoso, da ESE Portalegre, preside à ARIPESE

luisCardoso-ESELuís Miguel Cardoso, diretor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre, é o novo presidente da Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das Escolas Superiores de Educação – ARIPESE.

O diretor da ESE Portalegre foi eleito na passada sexta-feira, em Leiria, em reunião da Assembleia Geral desta associação, sendo que foi eleito por unanimidade pelos 11 representantes das Escolas Superiores.

O objetivo principal da ARIPESE é a intervenção na definição das políticas educativas em todas as áreas que constituem o âmbito de atuação das Escolas Superiores de Educação. A ARIPESE representa as Escolas Superiores de Educação e apenas a Guarda não integra esta associação.

A ARIPESE já está a preparar o seu próximo Encontro Nacional que se irá realizar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre.

I Ibero Aves tem início hoje no Centro de Negócios de Elvas

IberoAvesNov2015A I Ibero Aves tem início hoje, quinta-feira dia 12, e decorre até domingo, dia 15, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, numa organização da Associação Ornitológica de Elvas.

Este concurso surge com o objetivo de “mostrar à população estes animais e, ao mesmo tempo, divulgar este desporto. Como a Expo Aves tem sido um grande sucesso, este ano optámos por fazer um evento ibérico”, garantiu João Paulo Pepe, membro da Associação Ornitológica de Elvas.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e decorre “entre as 16 e as 20 horas, de quinta-feira, sexta-feira e sábado; e no domingo, das 10 às 20 horas”, informou o responsável.

A Ibero Aves conta com a presença de vários membros da associação bem como de criadores de fora do concelho e mesmo da vizinha Espanha e apresenta cerca de 700 aves a concurso.