“Ontem, hoje e amanh㔠é o tema para o ano letivo do CEAN

CarlosPepe“Ontem, hoje e amanh㔠é o tema para o ano letivo 2015/2016 do Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em Campo Maior.

Carlos Pepê (na foto), coordenador pedagógico no centro educativo, revela que este é um tema que está relacionado com uma viagem na história dos vários universos de aprendizagem do centro, cada uma de nós desenhou um conjunto de atividades que coabitam no espaço e no tempo  de várias áreas do saber.

“No meu caso aqui no universo das ciências, uma viagem pela história da ciência, chama-se a incrível aventura das ciências, é um projeto que viaja desde os primórdios da ciência (…) É importante que eles percebam que eles hoje tê conhecimento que foi criado ao longo de muitos e muitos anos”, diz Carlos Pepê.

Este tema tem relação com todas as disciplinas do Centro Educativo como é o caso da música, da gramática, da língua portuguesa e das artes.

45 idosos caminharam esta manhã por Campo Maior

caminhada_seniorDecorreu esta manhã um Caminhada Sénior inserida na Festa dos Maiores, em Campo Maior.

Ver aqui Fotorreportagem

As nuvens cinzentas não fizeram frente aos cerca de 45 idosos que saíram esta manhã do Centro Comunitário de Campo Maior numa caminhada pelos recantos da vila.

Paula Jangita professora no Centro Comunitário de Campo Maior afirma que o objetivo desta caminha é fazer com que os convidados conheçam alguns dos recantos de Campo Maior apresentados pelos idosos anfitriões.

A professora Inês, que acompanhou o grupo de idosos vindos de Monforte também falou à nossa reportagem e revelou que ambos os grupos já se conheçam e é sempre um bom momento de convívio.

A nossa reportagem acompanhou o início da caminhada e falou também com alguns participantes que se mostraram satisfeitos pelo convívio e afirmaram não ter medo da possibilidade de mau tempo que se fazia sentir.

“À Conversa Com” Teresa Guerreiro

Teresa_Guerreiro_1Um estudo realizado em 15 escolas secundárias do programa “Ler+Jovem” revela que cerca de 10% dos alunos do secundário nunca leram um livro até ao fim.

A procura do conhecimento e de atualização são as principais motivações apontadas pelos alunos para ler, bem como a influência do grupo de amigos.

Teresa Guerreiro (na foto ao lado), responsável pelas bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, é a convidada da edição de hoje do “À Conversa Com”, onde, entre outros temas, aborda estes números.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“Considerando a escolaridade obrigatória e considerando que a disciplina de português está muito centrada na leitura de obras, e nomeadamente obras de leitura integral, eu tenho alguma dificuldade em acreditar nesse número, pelo menos os de leitura obrigatória e quando eram mais novinhos terão lido com certeza”, afirma Teresa Guerreiro.

“Badajoz, destino turístico inteligente” apresentado hoje

AyuntamientoBadajoz“Badajoz, destino turístico inteligente” é apresentado hoje, segunda-feira dia 26, no edifíco do Ayuntamiento de Badajoz, e conta com a presença do alcaide, Francisco Javier Fragoso, e também da secretaria de Estado do Governo de Espanha, Isabel Borrego.

O ato tem início previsto para as 11.35 horas (hora espanhola), com a apresentação do diagnóstico de Badajoz Inteligente, por António López de Ávila, presidente da SEGITTUR; seguindo-se a apresentação do sistema de inteligência turística, por Carlos Romero, também da SEGITTUR.

Festa dos Maiores está a decorrer em Campo Maior

Festa_dos_Maiores2015A edição deste ano da Semana dos Maiores já decorre em Campo Maior.

Isabel Raminhas, vereadora na autarquia local, revela que o programa para hoje inclui uma caminhada a partir das 10 horas que é feita passando pelos pontos de interesse da vila e traz outros grupos séniores de outros concelhos para “estabelecer o convívio”, e um torneio de sueca às 15h30 no Centro Comunitário de Campo Maior que termina sempre com uma entrega de prémios simbólica e com um lanche.

A semana dos Maiores é organizada pela Câmara Municipal de Campo Maior e termina no próximo sábado, dia 31, com o almoço dos maiores.

Imposto sobre veículos com isenção para famílias numerosas

CARRO_GenericoA partir de janeiro de 2016, as famílias numerosas passam a ter isenção do imposto sobre veículos.

O valor desta isenção é de 50 por cento na altura da compra de carros com cinco ou mais lugares.

Diogo Henriques, diretor da Nabeirauto, explica quem está abrangido por esta isenção: “agregados familiares que tenham três dependentes a seu cargo, e que pelo menos dois deles tenham idade inferior a 8 anos; o veículo tem que ter cinco ou mais lugares; são apenas considerados automóveis ligeiros com emissões de CO2 iguais ou menores a 150 g/km; e esta isenção não pode ultrapassar nunca o montante de 7 800 euros. Antes de ser feito o pedido da matrícula tem que ser feito um pedido à Autoridade Tributária e Aduaneira para a isenção”.

“Esta é uma medida positiva na medida em que ajuda as famílias a comprar um carro que consiga transportar a família em apenas um veículo a um custo mais baixo”, refere ainda o diretor da Nabeirauto.

Esta nova isenção sobre veículos entra em vigor a partir de janeiro de 2016.

Notícias da manhã de segunda-feira, 26 de Outubro

noticias_RCMNotícias da manhã de segunda-feira, 26 de Outubro, na Rádio Campo Maior, com edição de Rui Canatário.

Ouvir aqui as notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– “Ontem, hoje e amanh㔠é o tema para o ano letivo 2015/2016 do Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior;

– Caminhada e torneio de sueca marcam segundo dia da Semana dos Maiores em Campo Maior;

– Famílias numerosas ficam isentas de imposto sobre veículos a partir de 2016;

– Terrugem e Montargilense empatam a zero bolas;

– DECO afirma que há 18 milhões de euros por devolver a milhares de consumidores.