Passos Coelho foi indigitado por Cavaco Silva

CavacoSilvaO Presidente da República Cavaco Siva anunciou à instantes que indigitou Passos Coelho como primeiro-ministro. Lembrando que em 40 anos sempre foi escolhido para primeiro-ministro quem ganhou as eleições, o presidente justificou a decisão ainda com a falta de entendimento entre a coligação e o PS.

Referiu Cavaco Silva que “a observância de compromissos internacionais é decisiva e crucial para financiamento da nossa economia e crescimento do emprego” reforçando que “nunca um Governo dependeu de forças políticas anti-europeístas”.

Sem maioria absoluta, o Governo fica agora exposto no Parlamento, tendo Cavaco desafiado os deputados a escolher.

Cursos de aprendizagem podem começar com 15 alunos

IEFPO Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) aprovou uma normativa interna que permite que os cursos de aprendizagem possam iniciar-se com o mínimo de 15 alunos, quando a regra para o país impõe um mínimo de 25 formandos.

“Esta medida discrimina, positivamente, o início de formações nos territórios e municípios de baixa densidade. Percebendo que há territórios que, por variadíssimas razões, ficaram mais desertificados nós não podemos deixar de ter resposta para os jovens que ai abitam”, referiu Jorge Gaspar, presidente do IEFP.

O presidente considera que “do ponto de vista da empregabilidade estes cursos constituem uma enorme mais-valia do ponto de vista do mercado de trabalho”.

José Palma Rita, Delegado Regional do Alentejo do IEFP, considera que esta medida “vem resolver muitos problemas das empresas alentejanas”.

O mesmo responsável explicou que “é preferível arrancarmos um curso com 15 ou 16 jovens do que estar à espera de completar a turma e depois não conseguimos fazê-lo”.

O curso de aprendizagem trata-se de uma formação de dupla certificação que, além da atribuição do Nível 4 de qualificação profissional, confere equivalência ao 12º ano de escolaridade.

Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre elegem corpos sociais

Carlos_EustquioA Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre elegeu em Assembleia Geral os Corpos Sociais para o triénio 2018/2018.

Jorge Pais continua a presidir à Assembleia Geral, sendo António Martins o vice-presidente e Luís Filipe Ricardo o secretário.

Ao Conselho Fiscal preside Joaquim Correia, acompanhado de António Barradas e António Joaquim Ribeiro como vogais.

Para presidir  à Direção da ADBSP foi eleito Carlos Alberto da Graça Eustáquio (na foto) que encabeça a equipa composta por Paulo Cardoso (vice-presidente), Florinda Vicente (tesoureira), Ana Maria Meira (primeira secretária), Padre Américo Agostinho (segundo secretário), José Rui Rabaça (primeiro vogal) e Carlos Martins (segundo vogal). Marco António Gomes e Silvina de Fátima Narciso ficaram como suplentes.

Os novos Corpos Sociais tomaram posse no decorrer da sessão, na qual aprovaram um propósito: “O testemunho que recebemos de António Joaquim Eustáquio, fundador da nossa Associação, é deveras importante e vamos empenhar-nos para dar continuidade a este projeto com a relevância que o caracteriza.”

“À Conversa Com” Isabel Santos

IsabelLopesA Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas vai realizar este sábado, dia 24, uma Gala Solidária no Centro Cultural de Campo Maior, pelas 21.30 horas.

Isabel Lopes, técnica de comunicação da APPACDM de Elvas, revela que “é a primeira vez que a instituição pede colaboração à Câmara de Campo Maior e eles mostraram-se logo disponíveis”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“Vamos contar com os projetos de música e dança da autarquia, artistas de Campo Maior, fadistas e também com os nossos utentes que vão realizar algumas coreografas”, revelou a mesma responsável na edição de hoje de “À Conversa Com”.

A APPACDM de Elvas presta atualmente “apoio a cerca de 200 pessoas, entre intervenção precoce, centro de atividades ocupacionais, lar, formação profissional e apoio que prestamos ao nível das escolas”, garantiu Isabel Lopes.

As verbas angariadas revertem a favor da instituição elvense.

Câmara de Borba e ERT dão a conhecer a Serra d’Ossa

CaminhadaA Câmara Municipal de Borba e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo organizam sábado, dia 24, o  primeiro Percurso Pedestre de Borba (Pequena Rota), chamado “Fantástica Serra d’Ossa”. A iniciativa integra o Guia Transalentejo, um conjunto de onze Percursos Pedestres estruturados na zona de influência do Lago Alqueva e do Rio Guadiana, nas zonas de proteção especial a nível dos estatutos de conservação da natureza).

António Anselmo, presidente da câmara, revela que o guia “vai ser apresentado, oficialmente, neste percurso. Espero que venha muita gente porque este passeio marca o início dos percursos todos do Alentejo”.

O autarca considera estas iniciativas uma “mais-valia para a região porque cada vez se vê mais gente de fora a tentar conhecer Borba e assim podem fazê-lo”.

O ponto de encontro é a Igreja Paroquial de S. Tiago de Rio de Moinhos, pelas 11 horas.

 

População de Elvas com espaço para horta na Quinta do Bispo

JoseLacoREA Quinta do Bispo, em Elvas, disponibiliza um espaço para a população realizar uma “hortinha” neste local, e assim poder semear e colher os seus produtos.

O presidente da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda Salvador e Santo Ildefonso, José Laço, revela que esta é uma parceria com a autarquia elvense.

“Passamos a movimentar um espaço e passamos a vigiá-lo também, porque algum problema que temos tido, infelizmente, é com o vandalismo que lá entra depois de a quinta estar fechada. A quinta está praticamente aberta de sol a sol, e assim irá continuar, por isso é uma ajuda para todos. Nós movimentamos a quinta, semeamos a terra, eu próprio como exemplo também lá tenho um espaço. São espaços na ordem dos 40 metros quadrados, julgo que é mais que suficiente”, revela José Laço.

“Cedemos este espaço sem qualquer custo, a cebola, a cenoura, tudo aquilo que entendemos sem qualquer encargo para as pessoas, porque a quinta também tem água, a utilização daquele espaço para cada um semear aquilo que entende. Criámos umas ligeiras regras”, confessa o autarca.

O presidente da junta de Freguesia revela ainda que este projeto surge na sequência da recuperação deste espaço, que se situa na freguesia do concelho de Elvas: “a Quinta do Bispo é uma quinta que, como todos sabem, estava no coração da nossa freguesia e estava completamente ao abandono. Quando tomei posse, em outubro de 2013, a vegetação estava da nossa altura, estava na altura de mexer no que ali estava porque é sem dúvida nenhuma uma riqueza. Em conversa com o vereador Tiago Afonso falámos no que faríamos dali, ele ajudou-me no primeiro empurrão, a partir daí tem sido responsabilidade da junta de freguesia, mas quando faz falta também com a câmara municipal, e temos feito ali vários eventos, já fizemos o Dia da Mãe e temos cedido também a quinta à Gota d’Arte, para os passatempos com as crianças”.

As “Hortinhas” na Quinta do Bispo, em Elvas, servem para que a população alie o cultivo de bens alimentares ao convívio.

As inscrições são limitadas, e devem ser realizadas na Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda Salvador e Santo Ildefonso.

Notícias da Manhã de 5ª Feira, 22 de Outubro

noticias_RCMNotícias da manhã de quinta-feira, 22 de outubro, na Rádio Campo Maior com edição de Cláudia Clérigo.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Centro de Robótica vai surgir em Campo Maior;

– cursos de aprendizagem pode agora iniciar-se com um mínimo de 15 alunos;

– Emanuel Baleizão reeleito presidente do Núcleo de Treinadores de Futebol do Distrito de Portalegre;

– e Curso de Produção Artesanal de Cerveja realiza-se sábado em Montemor-o-Novo.