Vila Viçosa, Borba e Évora disponíveis para receber refugiados

CruzVermelhaPortuguesaA Cruz Vermelha de Vila Viçosa vai disponibilizar uma casa de habitação para receber refugiados.

O presidente da delegação de Vila Viçosa, Eduardo Almeida, revela que “a Cruz Vermelha tem a obrigação de dar apoio a situações desta natureza. A sede nacional contactou as delegações para o que estava preparado em relação a esta questão e como em vila viçosa temos uma casa para alojamento opara situações pontuais de emergência, disponibilizamos esta casa para servir de apoio”.

O espaço tem capacidade para acolher sete pessoas e é composto por “três quartos, casa de banho, cozinha e sala de estar”. Para além da estadia, a Cruz Vermelha irá dar ainda apoio nas áreas da formação, saúde, alimentação, vestuário e calçado.

A casa está pronta a habitar pelo que poderá receber refugiados a qualquer momento.

Para o presidente da delegação de Vila Viçosa da Cruz Vermelha, este flagelo “é um panorama muito idêntico ao que se passou na 2ª guerra mundial. Calhou em pleno século XXI acontecer isto e temos que esperar para saber o que nos reserva porque acredito que não vai ser fácil”.

A Cruz Vermelha de Redondo vai também acolher refugiados em duas casas de habitação de beneméritos locais para 12 pessoas.

A Câmara Municipal de Évora mostrou-se disponível para acolher refugiados. Esta decisão foi aprovada em reunião pública e prevê apoio com alojamento, alimentação e integração.

O Ministério da Administração Interna anunciou ontem que Portugal vai acolher “até 4.500” refugiados que estão em Itália e na Grécia. A titular da pasta, Anabela Rodrigues, deu conta dos resultados da reunião do Conselho de Justiça e Assuntos Internos Extraordinários em Bruxelas.

Os ministros do Interior europeus aprovaram na tarde desta terça-feira 22 de Setembro por uma ampla maioria a repartição de 120.000 refugiados numa votação contra a Eslováquia, Roménia, República Checa e Hungria, enquanto a Finlândia se absteve.

GNR sensibiliza crianças no Dia Europeu Sem Carros

DiaSemCarrosGNRFronteiraA Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da GNR de Portalegre, conjuntamente com o Município de Fronteira e com o Agrupamento de Escolas de Fronteira, realizou um conjunto de atividades para comemorar o “Dia Europeu Sem Carros” na localidade de Fronteira.

Estas atividades direcionadas para todos os alunos do Agrupamento de escolas tiveram como objetivo sensibilizar os alunos, professores e cidadãos em geral para as vantagens de se deslocarem a pé, proporcionando uma oportunidade para redescobrirem a vila e para a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, nomeadamente na utilização do automóvel particular.

Todos os alunos e professores tiveram a oportunidade de participar no circuito da “Escolinha de Prevenção Rodoviária”, com carrinhos de rolamentos, no Jogo da Mobilidade Alternativa utilizando trotinetas como meio de deslocação, num atelier para sensibilizar as crianças para o uso racional dos meios de transporte, num passeio a pé pelas ruas da vila e ainda num passeio de bicicleta.

Desta forma foi possível sensibilizar toda a comunidade escolar (328 alunos e cerca de 30 professores) para a temática, bem como a população em geral.

Federação de Bandas de Portalegre reactiva FIJUNA

ReuniaoFilaCrato20SetA sede da Filarmónica do Crato foi o espaço escolhido para a realização de uma reunião de trabalho entre a Direção da Federação de Bandas de Portalegre e as suas filiadas, na manhã de domingo, dia 20 de Setembro.

A reunião teve como objetivo a preparação do ano letivo de 2015/16 da Filarmónica Infantil do Norte Alentejano (FINA) e para a reativação da Filarmónica Juvenil do Norte Alentejano (FIJUNA), inativa há cerca de 20 meses. Marcaram presença mais de 20 elementos, desde diretores, maestros e monitores. Foi decidido que as duas orquestras irão ensaiar num só dia e numa só localidade, em espaços separados, de forma a rentabilizar aspetos logísticos.

Foram marcadas as datas e locais de todos os ensaios e estágios que decorrerão entre outubro de 2015 e junho de 2016. Foram selecionadas oito localidades. Os ensaios serão aos domingos de manhã e os estágios terão a duração de um dia durante as interrupções letivas. Também haverá lugar a concertos.

Pulseiras para São Mateus esgotadas mas há bilhetes diários

CarpaPrincipalSMateus2015As pulseiras para os concertos do São Mateus esgotaram na noite passada, de terça-feira, 22 de setembro. A boa adesão do público à compra destas pulseiras fez com que tivessem sido todas vendidas nas cinco primeiras noites. O público, até sábado, ainda tem bilhetes diários à sua disposição.

Assim sendo, estes bilhetes para os espetáculos têm um custo de três euros (na quarta-feira, dia 23), cinco euros (na quinta e sexta-feira, dias 24 e 25) e dez euros (no sábado, dia 26). As entradas estão à venda nas bilheteiras do recinto, no Parque da Piedade, que abrem diariamente as suas portas pelas 15 horas.

Neste âmbito, os interessados em adquirir bilhetes para os concertos, entre os dias 23 e 26, podem fazê-lo neste local, antecipadamente ou no próprio dia, sendo que ainda há bilhetes diários para todos os dias da Feira de São Mateus.

Município de Campo Maior recolhe monos gratuitamente

Monos_CampoMaiorA Câmara Municipal de Campo Maior disponibiliza gratuitamente um serviço de recolha de monos.

Caso tenha móveis, electrodomésticos ou resíduos verdes que queira descartar, basta agendar a recolha por telefone através dos contatos 268 680 300 ou 962 747 039.

O Munícipio de Campo Maior alerta para a colaboração nos serviços de limpeza e higiene.

Outono começa hoje

OutonoO outono começa às 9.20 horas de hoje, quarta-feira dia 23, mas o dia de duração exatamente igual à noite, que marca os equinócios, só acontece no sábado, já que para hoje estão previstos mais oito minutos de sol.

No ano passado o outono chegou com baixas temperaturas, semelhantes ao inverno, mas este ano estão previstas temperaturas acima de trinta graus para o início da próxima semana.

Hoje, o sol nasceu às 7.16 horas e põe-se às 19h33 e o outono chega para ficar três meses, cerca de 89 dias, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

O outono é a estação que está associada à queda das folhas, às primeiras chuvas e primeiros frios.

Euromilhões de sexta-feira com jackpot de 47 milhões de euros

euromilhoesRCMO próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, terá um jackpot de 47 milhões de euros em virtude de não ter sido apurado qualquer totalista no sorteio desta terça-feira.

O segundo prémio vai ser distribuído por três totalistas, todos fora de Portugal, e que vão receber, cada um, um prémio de cerca de 331 mil euros.

Com o terceiro prémio foram apurados 13 apostadores, nenhum dos quais em Portugal, que vão receber, cada um, cerca de 25 mil euros.

O quarto prémio vai ser distribuído por 36 apostadores, dois dos quais em Portugal, que vão receber, cada um, um prémio de 4608,64 euros.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões, ontem sorteada, é composta pelos números 14-23-26-27-29 e as estrelas 7 e 10.

Notícias da manhã de quarta-feira, dia 23

noticias_RCM.pngNotícias da manhã de quarta-feira, dia 23, na Rádio Campo Maior, numa edição de Sandra Canhoto.

Temas em destaque:

– Exposição “Rui Nabeiro Um Outro Lado”; no Centro de Ciência do Café;

– PCP organiza noite de fados em Campo Maior;

– Formação em Andebol da Casa do Benfica de Campo Maior decorre no Pavilhão da Escola Secundária;

– Concurso Missão Continente apoia saúde materno infantil em Portugal;

– Castelo de Vide, Sousel, Fronteira, Alter do Chão e Marvão são os concelhos com melhor qualidade de vida;

e euromilhões de sexta-feira com jackpot de 60 milhões de euros.