Hoje há corrida de touros em Elvas, às 22 horas

Corrida_Coliseu_19_SEt_2015A corrida de touros, inserida na Feira de São Mateus, vai ter lugar hoje no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, pelas 22 horas.

Em praça, vão estar os cavaleiros João Moura, Sónia Matias (que substitui Joaquim Bastinhas, devido ao acidente do cavaleiro de Elvas) e Marcos Tenório.

Os seis toiros a lidar pertencem à ganadaria de Francisco Romão Tenório, que pasta no concelho alentejano de Arronches.

Nas pegas, estão homens de jaquetas de ramagens provenientes das duas cidades Património Mundial do Alentejo: Grupo de Forcados Amadores de Évora e Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas.

António Patrício, cabo do grupo elvense, revela o orgulho que sente em pegar “na nossa praça” e espera que os três toiros a cargo do seu grupo sejam pegados “à primeira e com qualidade”.

Os bilhetes podem ser comprados na papelaria “Cidade Nova” e nas bilheteiras do coliseu.

PSP detém homem por suspeita de cultivo de cannabis

DetencaoCanabis19Set2015Um homem, de 47 anos de idade, foi detido pelo Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Portalegre suspeito do cultivo de Cannabis.

Foram apreendidas seis plantas de Cannabis com alturas compreendidas entre 0,60 e 1,75 metros de altura e uma embalagem com 0,47 gramas de erva de cannabis seca.

O detido foi constituído arguido, tendo-lhe sido aplicada como medida de coação Termo de Identidade e Residência, aguardando o normal desenrolar do processo judicial em liberdade.

Militares da Brigada de Reação Rápida chegaram a Estremoz

VoltaPortugalMilitares_2O evento velocipédico que marcou o final das comemorações dos 308 anos do Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz e dos 10 anos da Brigada de Reação Rápida chegou hoje à cidade de Estremoz.

Participaram neste evento três dezenas de militares, tendo partido no dia 15 de Lamego.

O major-general Carlos Perestrelo, Comandante da Brigada de Reação Rápida, faz um balanço positivo desta iniciativa: “felizmente o balanço é muito positivo, está concluída, começou do dia 15 até ao dia 19, não tivemos acidentes portanto podemos dizer que foi uma volta de sucessos. Estamos em condições de dizer que aquilo que eram os nossos objetivos, divulgar os valores da instituição militar, o aprume, a disciplina e o rigor foi aquilo que pusemos nas estradas nacionais. O que nós queremos com isto é também ambicionar o recrutamento para a instituição militar, nomeadamente para a Brigada de Reação Rápida, onde estão inseridas as tropas especiais, nomeadamente os comandos, os paraquedistas e as operações especiais de Lamego”.

O coronel Nuno Duarte, comandante do Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz, realça o facto de esta prova pertencer às comemorações do RC3 e da Brigada de Reação Rápida: “esta prova começou pela iniciativa da Brigada de Reação Rápida e hoje é o culminar desta volta. Tivemos primeiro a marcha a cavalo, depois as cerimónias militares e culminamos com esta volta a Portugal em bicicleta”.

O Comendador Rui Nabeiro marcou presença na chegada dos militares, enquanto patrocinador do evento. “É algo que relata um pouco a história desta cidade e na pessoa entusiasta que é o major-general Perestrelo puxou a esta cidade o fecho desta volta a Portugal e nós como estamos com o Exército estamos com as pessoas todas que estão ao serviço da comunidade e estamos sempre abertos a mais uma vez estamos como convidados e colaboradores deste evento”.

António Ferreira, sargento-chefe do regimento de comandos da Brigada de Reação Rápida da Serra da Carregueira foi o vencedor desta volta a bicicleta. Na opinião do vencedor este “foi um percurso durinho”. “Quem normalmente diz que o Alentejo é a direito engana-se porque além da paisagem ser muito bonita temos aqui algumas elevações que são realmente fortes e para a etapa que era, de 120 quilómetros, foi muito duro. O vento também contribuiu como opositor para todo o projeto”, conclui.

Luís Mourinha, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, mostrou-se satisfeito por Estremoz ter sido palco da chegada desta Volta a Portugal: “historicamente o concelho de Estremoz foi também o início do primeiro regimento que tinha ciclista, digamos que sempre inovou em termos de história e estamos satisfeitos”.

Hilário Peixeiro, natural de Elvas, é chefe de estado-maior da Brigada de Reação Rápida considera que este “é uma iniciativa muito feliz, que por um lado potencia o espirito de todos os militares que participaram e projeta muito bem a imagem do exército perante a nossa sociedade”.

A chegada do evento velocipédico a Estremoz foi o culminar das comemorações dos 308 e 10 anos do Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz e da Brigada de Reação Rápida, respetivamente.

Nuno Mocinha hospitalizado

NunoMocinhaEm atualização: Nuno Mocinha (na foto), presidente da Câmara Municipal de Elvas, encontra-se internado no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, desde o início da manhã de hoje, sábado dia 19.

Segundo fonte da Rádio Campo Maior, o autarca encontra-se a fazer exames e análises, no Serviço de Observação (SO) da unidade hospitalar.

 

Cerca de uma dezena de fotógrafos retratam cidade de Elvas

4MaratonaFotograficaElvas_1A 4ª Maratona Fotográfica organizada pelo Museu de Fotografia Municipal de Elvas João Carpinteiro já arrancou para as ruas da cidade, após uma sessão de abertura que teve lugar esta manhã de sábado, dia 19, no auditório São Mateus.

São cerca de dez os fotógrafos que se inscreveram para retratar os pormenores da cidade Património Mundial, ao longo de todo o dia.

A Maratona Fotográfica contempla um encontro no Castelo, ainda durante a manhã, com atuação da Banda 14 de Janeiro, um almoço num restaurante da cidade e termina com a inauguração da exposição “Um passeio pela praia”, às 17 horas no Museu da Fotografia.

Esta é já a 4ª edição da maratona, que terá as fotografias expostas no dia em que o Museu assinala mais um aniversário, a 15 de novembro.

Gavião em festa por Nossa Senhora dos Remédios

1_gavio_festa_remediosGavião volta a estar em festa amanhã, dia 20 de setembro.

A sede de concelho realiza amanhã a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios com uma Eucaristia pelas 10h horas à qual se segue uma procissão até à Capela da Nossa Senhora dos Remédios.

Pelas 18 horas tem íncio o arraial num espaço com bar e quermesse.

 

Euromilhões com “jackpot” de 37 milhões para terça feira

euromilhoesRCMO próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai ter um ‘jackpot’ de 37 milhões de euros já que no sorteio de ontem não foi apurada qualquer aposta com o primeiro prémio.

Com o segundo prémio foram apurados dois vencedores, um dos quais em Portugal, qua vão receber cada um cerca de 704 mil euros.

O terceiro prémio foi apurado em seis apostas, uma em Portugal, às quais caberá um prémio individual de 78,2 mil euros.

O quarto prémio vai ser distribuído por 37 apostadores, cinco dos quais em Portugal, que vão receber, cada um, 6.344 euros.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões, ontem sorteada, é composta pelos números 7-29-33-34-39 e as estrelas 7 e 8.