As comemorações dos 308 anos do Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz e dos 10 anos da Brigada de Reação Rápida decorreram hoje na cidade de Estremoz.
Este domingo ficou marcado pela cerimónia militar, presidida pelo general Carlos Jerónimo, chefe de estado-maior do exército, que discursou durante a cerimónia.
O chefe de estado-maior do exército justificou esta cerimónia aberta à população: as brigadas todas do comando das forças terrestres normalmente procuram fazer as cerimónias tanto quanto possível no espaço exterior, para dar a conhecer aquilo que fazem, os meios que têm à população em geral, ao fim ao cabo são os descontos dos portugueses que contribuem para sustentar as forças armadas e acho que devemos o dever e obrigação de dar a conhecer aquilo que fazemos.
Também marcou presença nestas comemorações o major general Carlos Perestrelo, comandante da Brigada de Reação Rápida, que salientou o facto de o aniversário ter sido em conjunto com o RC3, considerando que foi um privilégio contar com a oportunidade de realizar em Estremoz uma cerimónia que felizmente correu muito bem.
Para nós é um orgulho porque nós queremos estar com a população e neste caso, no Alentejo, onde não temos unidades militares que realmente reúnem grandes efetivos, foi sempre uma oportunidade para mostrar à população as tropas de elite que fazem parte desta brigada: os comandos, as operações especiais, os paraquedistas, e de certa forma mostrar um pouco os militares que estão em prontidão máxima para responder a uma necessidade do país, refere ainda o major general.
Para o coronel Nuno Duarte, comandante do Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz, este foi o finalizar da segunda fase das comemorações dos aniversários, hoje com a parada militar, onde estavam cerca de 200 militares.
O facto das restantes forças terem marcado presença nesta cerimónia foi, para o Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz, um motivo de muito orgulho porque tivemos oportunidade de receber todos os regimentos pertencentes à brigada.
Luís Mourinha, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, assegura que esta foi uma cerimónia espetacular. O autarca realçou ainda o facto da população local ter aderido à cerimónia: penso que os estremocenses que assistiram ficaram satisfeitos e é de agradecer a presença da população porque isso deu mais força ao RC3 e isso é fundamental no desenvolvimento do concelho de Estremoz.
As comemorações deste domingo culminaram com a inauguração de uma exposição de pintura, organizada por Carlos Godinho e que está patente no Convento João de Deus (casa de sargentos) até dia 11 de outubro. A mostra pode ser visitada segundas-feiras, das 15 às 19 horas, e de terça-feira a sábado das 10 horas às 13 e das 15 às 19 horas.