Feira da Luz/Expomor começa hoje em Montemor-o-Novo

FeiraLuz2015A Feira da Luz/Expomor começa hoje, quarta-feira dia 2, e prolonga-se até ao próximo dia 7, segunda-feira, em Montemor-o-Novo.

A iniciativa, de cariz cultural, económico e social, é um espaço de música, artesanato, gastronomia, promoção e divulgação da actividade económica do concelho e da região, bem como um ponto de encontro de habitantes da cidade e visitantes.

Os eventos começam pelas 14.30 horas, com o colóquio “a cultura da figueira-da-índia”, ao qual se segue o colóquio “controlo do IBR e BVD – Bovicare, uma nova realidade”, que aborda a rinotraqueite infecciosa bovina (IBR), a diarreia viral bovina (BVD), e como controlá-las, com início às 17 horas.

A abertura oficial da Feira da Luz acontece às 21 horas e, pouco depois, são abertos os espaços de artesanato, insufláveis e aventura, contando este último com parede de escalada, slide e rapel.

Pedro Abrunhosa vai estar acompanhado da banda Comité Caviar para o concerto que começa pelas 22 horas, no palco principal, enquanto a banda Moenga Blues faz as honras na abertura do palco secundário e a Escola de Música Ensemble de Montemor pauta o ritmo do cocktail de boas vindas no espaço de artesanato.

O Pavilhão de Exposições recebe, este ano, a exposição “100 Anos de Desporto no Concelho”, que pretende mostrar a história do desporto no concelho, com especial incidência no pós-25 de Abril, durante os vários dias da Feira, e que a organização espera que se torne “numa história do desporto em Montemor, onde as personagens são os nossos filhos, os nossos pais, os nossos avós, as nossas raízes”.

A Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo (APORMOR), celebra 25 anos nesta edição da Expomor, com exposições, concursos de gado, colóquios ligados ao sector agrícola e agropecuário.

O Espaço Inovação também vai ser uma novidade na edição deste ano da Feira da Luz. (ver notícia)

O recinto encontra ainda espaço para a Feira Tradicional é um espaço de feirantes, de divertimentos, restaurantes, tascas, módulos de empresas e associações, exposição automóvel e espaço de bebidas. As freguesias do concelho também terão o seu espaço de representação institucional.