GNR realiza hoje operação “Anjo da Guarda”

OperacaoANjoGuarda_GNR_00A Guarda Nacional Republicana está a intensificar hoje, em todo o território nacional, a fiscalização do uso do cinto de segurança e sistemas de retenção para crianças através da Operação “Anjo da Guarda”.

Segundo o capitão João Janeiro, da GNR de Portalegre, esta operação pretende “minimizar os danos associados aos acidentes”.

“A Operação está especialmente vocacionada para a fiscalização rodoviária, especialmente para o uso de cinto de segurança dos condutores, dos passageiros ou para os sistemas de retenção de crianças e para o uso indevido de telemóvel, que infelizmente ainda assistimos muitas vezes a condutores que, com a pressa de fazer tudo ao mesmo tempo, não conseguem separar a ação de conduzir com a ação do telemóvel”, refere ainda o capitão Janeiro.

Relativamente ao distrito de Portalegre, o capitão João Janeiro afirma: “pelo baixo número de habitantes acaba por ser aquele que menos resultados apresenta a nível nacional. Contudo, muitas vezes nas terras mais pequenas em que há o sentimento que só vão andar 200 metros de automóvel, ao que infelizmente há o pensamento de ‘a guarda não está aí ou a polícia não estᒠe a atenção deve ser direcionada por todos os locais, não só pelo número de habitantes mas sim pelo comportamento dos condutores, o que é certo é que felizmente no distrito não temos maus resultados a apresentar”.

Desde o início deste ano e até ao dia 10 de agosto, registaram-se nestas matérias 18 697 infrações por uso indevido de telemóvel no exercício da condução; 19 880 infrações por incorreta ou não utilização do cinto de segurança; e 1 427 infrações por incorreta ou não utilização de Sistema de Retenção de Crianças.