Viana do Alentejo: “Festa da Minha Terra” dias 22 e 23 de agosto

FestaDaMinhaTerra“A Festa da Minha Terra” decorre na Quinta da Joana, entre os dias 22 e 23 de agosto no município de Viana do Alentejo.

Esta é uma festa que visa acolher os cidadãos nascidos no concelho de Viana do Alentejo que se encontram a residir no estrangeiro ou em outras localidades do país.

No dia 22, sábado, a receção aos visitantes começa às 11 horas, seguindo-se o almoço. Durante a tarde terá lugar a atuação dos grupos corais do concelho e do Grupo de Cantares Populares Seara Nova. À noite, depois do piquenique em família, está prevista uma noite de fados com fadistas do concelho e baile com Jorge Nunes.

No dia 23, quem se inscrever pode participar num passeio turístico pelo concelho.

“A Festa da Minha Terra” é organizada pelo município de Viana do Alentejo e as Juntas de Freguesia de Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo.

Escolas Alentejanas com mais funcionários em 2015/2016

min-eduO Ministério da Educação e Ciência (MEC) contratou mais 2.822 funcionários para os estabelecimentos de ensino de norte a sul do país.

Ao Alentejo chegam no próximo ano letivo, 2015/2016, 81 técnicos operacionais. A zona de Lisboa e Vale do Tejo é aquela que, a nível nacional, recebe mais funcionários (1351), seguindo-se a zona norte (908), zona centro (398) e Algarve (84).

 

Pedro Abrunhosa e Ricardo Ribeiro na Feira da Luz

Feira_da_LuzJá são conhecidos os artistas que vão subir ao palco principal da edição deste ano da Feira da Luz/Expomor em Montemor-o-Novo, de 2 a 7 de Setembro, no Parque de Exposições Municipal.

Pedro Abrunhosa & Comité Caviar no dia 2, Terrakota no dia 3, Ricardo Ribeiro no dia 4, Noite de Folclore c/ Rancho Folclórico do Ciborro e Convidados no dia 5, Banda da GNR e Carlista no dia 6, e Carlão no dia 7 serão os artistas presentes neste que é um dos grandes certames da região. Os espetáculos terão início às 21.30 horas e a entrada é livre.

A divulgação está a ser feita pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo através de publicidade outdoor de grandes dimensões nas rotundas das principais entradas na cidade.

A Feira da Luz proporciona, para além da oportunidade de negócio e investimentos, um diversificado programa que inclui espetáculos, exposições culturais e pecuárias, feira tradicional, atividades económicas e agrícolas, iniciativas de carácter desportivo, recreativo e cultural, feira do livro, concursos, artesanato, ateliers, entre outros.

Abandono de animais aumenta no verão

Abandono_animaisPor alturas de férias do verão, surgem nas ruas milhares de animais domésticos abandonados pelos seus donos.

Em 2013, os centros de recolha oficiais receberam 22 184 cães e 5327 gatos. Em 2014, subiram para 26 035 cães e 7758 gatos. Desses, em 2013 foram para eutanásia 14 658 animais e, em 2014, 14 279.

Manuela Freixo da Associação Patolas & Patinhas, em Montemor-o-Novo, lança o apelo para que quando as pessoas forem de férias “tentem arranjar um amigo que vá a casa tratar do animal ou tentem levá-lo. Já há locais onde é permitido ter os animais, é um a questão de perder tempo a procurar”.

“O canil não é solução para os animais. Um animal não serve para ter numa festa de anos para a filha porque é pequeno e parece um peluche porque eles depois crescem, fazem traquinices e não podem ser abandonados porque nos estragam um cortinado”, sublinhou.

Recorde-se que o abandono de animais é considerado contraordenação punida com coima cujo montante mínimo é de 500€ e o máximo de 3.740€.

Se vir um caso de abandono contacte de imediato a PSP ou o Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.

Alentejo: 29 mil pessoas realizam rastreio de doenças oncológicas

SaudePositivaNos primeiros seis meses deste ano, cerca de 29 mil pessoas realizaram rastreios de doenças oncológicas nos quatro Agrupamentos de Centros de Saúde do Alentejo, nomeadamente Portalegre, Évora, Beja e Alentejo litoral.

José Robalo, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, considera que estes dados são aceitáveis: “somos sempre muito exigentes e gostaríamos de ter resultados melhores, no entanto obtivemos um conjunto de resultados que são bastante aceitáveis, embora gostássemos que fossem mais alargados, ou seja, que conseguíssemos atingir uma fatia da população maior, de qualquer forma, por exemplo em relação à mama, tivemos cerca de 17 mil mulheres a serem rastreadas, relativamente ao cancro do Colo do Útero cerca de 10 mil e do Colon e Reto, que é um rastreio mais restrito porque ainda não tivemos capacidade para alargar, cerca de 800 pessoas foram rastreadas”.

Segundo José Robalo, a realização destes rastreios é necessário para detetar a tempo e conseguir inverter a situação: “existe uma oportunidade para as pessoas fazerem um conjunto de rastreio que tem a ver com o cancro da Mama, com o cancro do Colo do Útero e com o cancro o Colon e Reto, que são tumores que quando identificados de forma muito precoce podem ser tratáveis por completo, obviamente que se eles foram detetados de uma forma mais tardia, as complicações são muito maiores”.

A convocatória para estes rastreios chega por carta, a casa do utente, relativamente ao Cancro da Mama para mulheres entre os 45 e os 69 anos de idade, o Colo do Útero deve ser realizado no médico de família para mulheres entre os 45 e os 69 anos de idade e o Cancro do Colon, para homens e mulheres, entre os 50 e os 74 anos.

António Matos é candidato pelo PURP no distrito de Portalegre

Antonio_MatosAntónio Matos (na foto) é o cabeça de lista do Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP) pelo Círculo Eleitoral de Portalegre às eleições legislativas de 4 de Outubro.

“O partido começou como um grupo cívico no Facebook, que era “Os Reformados do Facebook”. Tudo o que tentávamos fazer, a nível de ministérios, não conseguíamos, porque recebiam-nos mas não conseguíamos dar andamento a nada; depois partimos para a formação do partido”, começa por referir António Matos, acerca da formação do PURP.

Este partido foi “em defesa dos reformados e pensionistas”, sendo mais abrangente, lutando também pelos “jovens, desempregados, ex-combatentes, todos aqueles que se sentem lesados pelos sucessivos governos e pelas políticas de austeridade”.

“O PURP pretende ir ao encontro das necessidades do povo português”, confessa António. Este partido é encabeçado por dois dos fundadores do grupo cívico: Fernando Loureiro e António Mateus Dias. O PURP tem sede em Lisboa.

A criação do partido foi aprovada no mês de junho pelo Tribunal Constitucional.

Notícias da manhã quarta-feira dia 5

noticias_RCMNotícias da manhã de quarta-feira, dia 5 de agosto, na Rádio Campo Maior, com edição de Andreia Claro.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– António Matos é cabeça de lista do Partido Unido dos Reformados e Pensionistas pelo Círculo Eleitoral de Portalegre;

– 29 mil pessoas realizaram rastreios de doenças oncológicas nos primeiros seis meses deste ano;

– “Disco Aldeia” realiza-se em Santa Eulália sexta-feira e sábado;

– Festas de Terrugem têm início sexta-feira;

– municipalização da educação avança no Município do Crato;

– e Euromilhões de sexta-feira com jackpot de 24 milhões de euros.