Natalino Borrega na edição de hoje da “Conversa em Dia”

NatalinoBorregaRCMNatalino Borrega é atleta de judo da Casa do Povo de Campo Maior desde os seus 5 anos e já se sagrou campeão nacional da modalidade entre 2005 e 2007. Hoje é o convidado da edição do “À Conversa Com”, onde fala acerca do seu percurso.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Natalino Borrega começa por revelar que pratica judo “faz este ano 20 anos”. “Começou por brincadeira, para experimentar e continuei, todos os meses e até que cheguei ao ponto em que estou”, revela.

O atleta de judo explica como se dividem as categorias em judo: “a competição é dividida por idades e dentro das idades existem os pesos, a minha categoria é +100, sempre foi, desde os 14 anos quando fiz a minha primeira competição”.

O Judo é um desporto que em Portugal não é muito conhecido e tem menos apoios. Natalino garante: “temos muito menos possibilidades do que o futebol, por exemplo. Um estágio da seleção de futebol paga bem à vontade quatro ou cinco anos de viagens ao estrangeiro da seleção de judo”.

A sensação de ser campeão nacional de judo “é uma sensação um pouco estranha”, refere. “Depois vai-se normalizando, ao início não sabemos bem o que é. Depois quando começamos a ver que somos o melhor a nível nacional isso torna-se muito gratificante porque é um prémio ao nosso trabalho ao longo da época”, sublinha.

Este ano Natalino Borrega já assegurou a disputa pelo título de Campeão Nacional de Judo, numa prova que se realizou em Castelo Branco. A prova para apurar o campeão nacional deverá realizar-se no final do mês de novembro.