Festival Sete Sóis Sete Luas teve hoje início em Elvas

_DSC0139A Conferência “Fortificações abaluartadas ibéricas: do Mediterrâneo ao resto do mundo”, por Javier Galván Guijo, doutor em arquitetura, deu início às comemorações do 3º aniversário da atribuição da classificação como Património Mundial à cidade de Elvas e também ao Festival Sete Sóis Sete Luas.

Esta conferência decorreu hoje, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra Elsa Grilo.

Javier Galván Guijo refere em que consistiu esta conferência: “para mostrar como o sistema edificatório é o primeiro sistema que acabou por ser implantado em todo o mundo, que podem ser encontrados em qualquer lugar nos cinco continentes, esta foi a primeira tese; depois também mostrar como esta arquitetura de guerra, desprovidas já da sua função militar, se convertem em elementos para turismo, para a cultura; e finalmente também lançar a possibilidade de trabalhar conjuntamente ao lançar uma rede de cidades abaluartadas para intercambiar experiências”.

As fortificações abaluartadas de Elvas foram classificadas por Javier Galván Guijo como “muito impressionantes”.

O Festival Sete Sóis Sete Luas está a decorrer em Elvas até dia 22 de agosto com três atividades programadas.

15º Passeio Noturno “Lua Cheia” Casa do Benfica de Elvas

Passeio_Noturno_Casa_do_BenficaA Casa do Benfica de Elvas realiza na próxima quarta-feira, 1 de julho, mais uma edição do passeio noturno “Lua Cheia”. Recomenda-se que se traga calçado confortável e água.

A concentração e início da caminhada são junto à Casa do Benfica e começa às 21h15.

No final do passeio haverá um “Gaspacho Alentejano”, grátis para todos os participantes.

Comissão Parlamentar de Saúde visitou Hospital de Santa Luzia

ComissaoParlamentarSaudeemElvas_2A Comissão Parlamentar de Saúde visitou, entre ontem e hoje, dias 29 e 30, alguns centros de saúde e unidades hospitalares do distrito de Portalegre. Nesta terça-feira foi a vez da visita ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Dorinda Calha, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), refere que Elvas vai ser um local de grande investimento da unidade. “Vamos, durante três anos, desenvolver três fases, uma delas é o desenvolvimento do ambulatório e de exames especiais de diagnóstico e terapêutica, com obras de fundo e obtenção de equipamento muito diferenciado que vai ser muito importante. Vamos ter outra fase que é a remodelação do serviço de consultas externas, que neste momento se distribui por três pisos, vamos fazer o alargamento, remodelar as instalações. A última fase será a remodelação do serviço de urgência, para o qual necessitamos também de fazer um avançado, aumentando o seu espaço, as instalações, o respetivo equipamento”, revelou a presidente da ULSNA.

Já para Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, “é importante esta visita”, uma vez que “vem realçar aquilo que é a importância do Hospital de Santa Luzia, que ele tem presente e tem futuro e que se pretende reforçar aquilo que são as suas valências e retirar de uma vez por todas o fantasma do encerramento”.

O deputado eleito do Partido Social Democrata (PSD) pelo distrito de Portalegre, Cristóvão Crespo, também marcou presença nesta visita ao Hospital de Santa Luzia. Recorde-se que o deputado portalegrense votou contra a reclassificação da urgência do Hospital de básica para médico-cirúrgica, quanto à interpretação da sua posição o deputado garante: “a minha posição tem sido mal percebida, não sei se deliberadamente, mas eu não tenho nada contra Elvas, aquilo que eu penso é que devemos dar passos sustentáveis”.

Cristóvão Crespo revelou à nossa reportagem que o que está atualmente a ser feito no Hospital deComissaoParlamentarSaudeemElvas_1 Santa Luzia “é sustentável”, mas “entrar em aventuras que depois se tornam insustentáveis e acabam por destabilizar aquilo que está a ser feito é que é mau”. “Acho que tudo o que possa ser feito e tenha possibilidade de acrescentar valor ao Hospital de Elvas é importante e com certeza que não tenho qualquer oposição, à partida, àquilo que possa ser feito em Elvas, mas neste sentido. Temos de ter a consciência de qual é o principal problema que temos em termos de recursos e o que se tem feito é acrescentar valor à unidade e não dar salto no escuro onde depois vamos cair num abismo”, afirma Cristóvão Crespo.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, na sequência da posição do deputado Cristóvão Crespo, afirma: “O que eu acho lamentável é que quando se trata do reforço de uma valência num Hospital do distrito de Portalegre, seja um deputado que foi eleito pelo distrito de Portalegre, que embora hoje se diga deputado da nação, nunca se deveria esquecer de quem votou nele e deveria defender a reconversão da urgência deste Hospital em médico-cirúrgica, porque ela na prática é uma médico-cirúrgica”.

Maria Antónia Almeida Santos, presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, referiu à nossa reportagem: “No Hospital de Santa Luzia percebemos que há problemas, como nos outros hospitais deste distrito, mas que há uma grande vontade dos profissionais de puderem colmatar as carências”.

Esta visita resultou de uma proposta apresentada pelo Partido Socialista em sede de Comissão Parlamentar de Saúde. Sandra Cardoso, eleita do PS pelo distrito de Portalegre, garantiu que o assunto da reclassificação de urgência básica para médico-cirúrgica do Hospital de Santa Luzia estaria em cima da mesa durante este dia, voltando “a frisar a necessidade de cumprir as recomendações que resultavam desse projeto de resolução”.

Paula Santos, do Partido Comunista Português (PCP), garantiu, no final da visita e reunião, que o partido tem vindo “a acompanhar com grande preocupação o acesso à saúde por parte dos utentes no distrito de Portalegre”, revelando que foram “confrontados com grandes dificuldades, nomeadamente devido às carências de profissionais de saúde”.

A visita culminou com uma reunião entre a comissão parlamentar, a direção da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e o autarca elvense.

Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo na Conversa

Paraquedistas_ElvasA Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo, criada no ano de 2010, está sediada em Elvas, no Estádio Municipal de Atletismo, e vai organizar nos dias 25 e 26 de julho o 9º Torneio de Paraquedismo “Cidade de Elvas” e a Taça de Portugal de Precisão de Aterragem.

Marciano Albuquerque, presidente da associação, e Ricardo Guerreiro, membro também desta associação, são os convidados da edição de hoje do “À Conversa Com”, onde falam acerca da Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo e do evento que vão organizar.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

A sede desta associação está localizada no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas, embora esteja para breve uma nova sede, disponibilizada pela Câmara Municipal de Elvas, que se localiza num edifício junto à Escola Superior Agrária de Elvas, estando ainda a ser alvo de obras de reestruturação.

Esta Associação de Paraquedistas surgiu com o objetivo dos membros se reunirem e conversarem, uma vez que quase todos os sócios serviram o serviço militar nas tropas paraquedistas.  Segundo Marciano Albuquerque, esta associação serve acima de tudo para “recordar velhas guerras”, tendo tido início “num simples almoço, onde surgiu a ideia de organizar a associação e dar-lhe vida”.

Hoje a Associação conta com cerca de uma centena de sócios, embora Marciano confesse que apenas metade paga as cotas, algo que considera estar ligado “à crise que se sente no país”. Estes cinco anos têm corrido “com altos e baixos”.

“Para os sócios organizamos um concurso de pesca anual, já organizámos vários estágios de corrida e de orientação, reunimos pelo menos duas vezes por ano em almoços para confraternizarmos e estamos a pensar fazer uma secção de boxe, porque é um desporto que diz muito aos paraquedistas”, refere ainda o presidente da associação.

Esta associação conta com sócios não só do concelho de Elvas, mas também de Campo Maior e outros concelhos limítrofes.

Este ano, depois de não se realizar há seis anos, a Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo organiza o IX Torneio de Paraquedismo “Cidade de Elvas e a Taça de Portugal de Precisão de Aterragem. Segundo Ricardo Guerreiro, vão participar “sete equipas, três a contar para o torneio e quatro a contar para a Taça de Portugal”.

Ricardo revela em que consistem estas duas atividades: “no Torneio em si conta a aterragem em praticamente todo o campo, a parte da Taça de Portugal o que vai contar é: os atletas irão aterrar em cima de um colchão, por sua vez o colchão tem um disco e os atletas quando aterram têm que aterrar com o calcanhar em cima do disco, quanto mais próximo ficar o pé do centro melhor, ou seja, é contado de 0 centímetros, que é o centro, até aos 16 centímetros”.

Já estão inscritas equipas de Évora, do Tejo Norte, dos Boinas Verdes, dos Falcões Negros e outras equipas para o torneio, ainda que as inscrições terminem no início do mês de julho.

O evento decorre no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas, com início sábado, dia 25 de julho, pelas 8 horas, terminando neste dias pelas 19.30 horas, no segundo dia, domingo dia 26, recomeça pelas 9 horas, estando a entrega de prémios agendada para as 15 horas.

AULAS DE NATAÇÃO E HIDROGINÁSTICA NAS PISCINAS MUNICIPAIS


Piscina_de_Campo_MaiorA partir de quarta-feira, 1 de julho, os campomaiorenses podem inscrever-se para ter aulas de natação e hidroginástica nas Piscinas Municipais.

As aulas de natação vão dos 5 anos aos 10 anos, na quarta-feira e sexta-feira, entre as 11 horas e as 12 horas. Quem tiver 11 anos e até aos 16 anos, também pode ter aulas de aprendizagem, quarta-feira e sexta-feira, a partir das 10 horas e até as 11 horas.

Os adultos e seniores do concelho podem realizar aulas de hidroginástica, todas as segunda-feira e quarta-feira, ente as 18h30 e as 19h30.

As aulas têm início no dia 1 de julho e a inscrição pode ser efetuada na Bilheteira das Piscinas Municipais.

AULAS DE NATAÇÃO E HIDROGINÁSTICA NAS PISCINAS MUNICIPAIS


Piscina_de_Campo_MaiorA partir de quarta-feira, 1 de julho, os campomaiorenses podem inscrever-se para ter aulas de natação e hidroginástica nas Piscinas Municipais.

As aulas de natação vão dos 5 anos aos 10 anos, na quarta-feira e sexta-feira, entre as 11 horas e as 12 horas. Quem tiver 11 anos e até aos 16 anos, também pode ter aulas de aprendizagem, quarta-feira e sexta-feira, a partir das 10 horas e até as 11 horas.

Os adultos e seniores do concelho podem realizar aulas de hidroginástica, todas as segunda-feira e quarta-feira, ente as 18h30 e as 19h30.

As aulas têm início no dia 1 de julho e a inscrição pode ser efetuada na Bilheteira das Piscinas Municipais.

Notícias da manhã de terça-feira, dia 30

noticias_RCMNotícias da manhã de terça-feira, dia 30 de junho, na Rádio Campo Maior, com edição de Andreia Claro e os seguintes temas em destaque:

– Operação Chave Direta da GNR decorre até dia 30 de Setembro;

– Comissão Parlamentar de Saúde visita hoje Hospital de Santa Luzia;

– Rodrigo Agrícola eleito presidente da Comissão Política Concelhia de Crato do CDS-PP;

– Frutas e Legumes da horta invadem rua de Alcamim com a loja Campo à Mesa;

– e Bombeiros Voluntários de Alandroal vão receber uma nova ambulância.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior