Apresentado plano para desenvolvimento e dinamização de Elvas

PlanoOperacionalERTAR_CME_2O “Plano Operacional de Suporte ao Desenvolvimento e Dinamização do Produto Património da Humanidade no Alentejo” foi esta tarde apresentado na Biblioteca Municipal Dra Elsa Grilo, tendo como entidade promotora a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) e como parceiras a Câmara Municipal de Elvas e a Câmara Municipal de Évora.

Segundo, António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, existe a necessidade de “estruturar produto turístico”. “Há um conjunto de valências importantes no território e que nós aproveitámos ao longo destes anos para preparar o território para receber os turistas e para criar produto ao longo dos próximos sete anos”, refere Ceia da Silva.

Uma das grandes lacunas, ao longo dos anos, é a falta de uso por parte de unidades de restauração e hotelaria da marca ‘Património da Humanidade’, algo que deve começar a ser implementado, na ótica do presidente da ERTAR: “a marca Património da Humanidade vai ser usada no futuro. Eu não tenho dúvidas que quando um turista procura um destino de férias, um dos fatores que imediatamente surge nas suas pesquisas é os locais que são Património da Humanidade, e portanto eu se tivesse um site de uma unidade de alojamento ou de restaurarão ou animação turística eu faria menção e daria destaque a esse tipo de classificação”.

O “Plano Operacional de Suporte ao Desenvolvimento e Dinamização do Produto Património da Humanidade no Alentejo” vai agora ser apresentado em reunião de câmara e também em reunião de Assembleia Municipal, em Elvas. Está previsto estar concluído em 2020.

Alunos de Évora visitam Campo Maior

Visita_alunos_evora_a_campo_maiorUm grupo de seis dezenas de cidadãos eborenses, de todas as gerações, participou no dia 14 de junho de 2015, numa visita de estudo a Campo Maior.

A iniciativa, promovida pela Universidade Popular Túlio Espanca, levou os participantes a um grande e rico, circuito de aprendizagens sobre o café, o vinho, o azeite e a cultura e património de Campo Maior.

O Centro de Ciência do Café (da empresa Delta Cafés) proporcionou, aos visitantes, um percurso interativo ao mundo do café, no qual todos puderam aprender muito acerca da fileira de produção e transformação do café. Ainda na Herdade das Argamassas, os participantes visitaram a Adega Mayor, uma obra do arquiteto Siza Vieira, erguida para a construção dos melhores vinhos.

No Museu Aberto de Campo Maior, o património de Campo Maior foi revisitado. A exposição apresenta adereços do paleolítico, período Romano, Idade Média, até à atualidade.

Houve ainda tempo para visitar o Lagar-Museu Palácio Visconde d´Olivã, que contempla a representação de um antigo lagar de azeite. Para concluir o dia, ainda houve a oportunidade de visitar uma oficina de construção de flores de papel para as festas de Campo Maior localizada no Largo do Barata. Por último, o Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Engº Ricardo Pinheiro, dirigiu algumas palavras a todos os participantes, agradecendo a visita e convidando os participantes a regressarem, em Agosto, aquando das próximas Festas do Povo.

Esta visita foi precedida de duas sessões de preparação, que se realizaram, na semana anterior, nas instalações da Associação de Moradores do Bairro de Almeirim e da Escola Comunitária de São Miguel de Machede e nas quais participaram estudantes e docentes da academia eborense.

O presente projeto enquadra-se no âmbito do projeto «Janelas Curriculares de Educação Popular no Ensino Superior Universitário», financiado e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações/Projetos de Desenvolvimento do Ensino Superior. O projeto é coordenado pelos Profs. Bravo Nico e Lurdes Pratas Nico, conta com dois Bolseiros de Investigação (Mestres Antónia Tobias e João Barnabé) e tem a parceria formal da Escola Comunitária de São Miguel de Machede/SUÃO-Associação de Desenvolvimento Comunitário, do grupo de comunicação social Diário do SUL e da Associação de Moradores do Bairro de Almeirim.

Ensino Secundário: Exame de Português divide opiniões

AulaOs alunos do 12º ano realizaram na manhã desta quarta-feira, dia 17, o exame nacional de Português.

“O Memorial do Convento e um poema de Sophia de Mello Breyner” foram os aspetos centrais desta prova o que levou a que alguns jovens a considerassem “fácil”.

Por outro lado, alguns dos estudantes finalistas do secundário esperavam que o exame abordasse a obra “Os Maias ou os Lusíadas”.

Esta é uma prova comum a todos os cursos do secundário e por isso contou com mais de 157 mil inscrições.

“À Conversa Com” Sérgio Conceição

Sergio_ConceioO jovem elvense Sérgio Conceição (na foto) inaugura na próxima sexta-feira, dia 19 de Junho, uma exposição de fotografia no Espaço Alma, na Rua da Cadeia, em Elvas.

Na edição de hoje de “À Conversa Com” refere-nos que “o gosto pela fotografia surge no ano de 2000, durante um curso de Comunicação Social que fiz na Epral de Elvas”.

“Neste último ano tenho-me dedicado ao retrato que é isso que pretendo mostrar nesta exposição. Esta mostra tem cerca de vinte trabalhos, realizados no Centro de Acolhimento dos Sem Abrigo, em Elvas, e retrata o rosto daqueles que têm coragem para dar a cara por esta problemática”, informou.

A exposição tem uma vertente solidária pois as verbas angariadas e os bens alimentares recolhidos revertem para o centro.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

350 anos da Batalha de Montes Claros comemorados hoje

Batalha_Montes_ClarosOs 350 anos da Batalha de Montes Claros vão ser assinalados com um conjunto de iniciativas, a partir de hoje, dia 17 e até dia 24 de junho.

O programa para hoje inclui a cerimónia de homenagem aos mortos, pelas 17 horas, junto ao Padrão Comemorativo da Batalha de Montes Claros, seguindo-se, às 18 horas, a cerimónia militar comemorativa dos 350 anos da Batalha de Montes Claros, na Praça da República, às 18.45 horas serão inaugurados os bustos do Conde Shomberg e do Marquês de Marialva, no edifício dos Paços do Concelho, e às 19.15 horas será inaugurada a exposição “Guerra da Restauração ou Aclamação da Independência 1640-1668” e apresentado o vinho e o azeite comemorativos dos 350 anos da Batalha de Montes Claros, na Igreja das Servas.

No dia 18 de junho, o Salão da Misericórdia recebe a conferência sobre a Batalha de Montes Claros, com o Cor Américo Henriques. Domingo, dia 21 de junho, realiza-se uma prova de cicloturismo, com a 2ª etapa que liga o RA5, em Vendas Novas, ao Padrão Comemorativo da Batalha de Montes Claros, às 8.30 horas haverá um passeio pedestre sob o tema “Memórias de Montes Claros”, e às 21.00 horas um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército, no Largo da Fonte. As comemorações terminam no dia 24 de junho, com a apresentação da monografia sobre a Batalha de Montes Claros, da autoria do Cor Eng Berger, pelas 18.00 horas, na Igreja das Servas.

As atividades são organizadas, em conjunto, pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Exército, Escola das Armas, Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Município de Borba e Fundação da Batalha de Aljubarrota.

Vacina contra a tuberculose só chega em Julho

vacina-no-braoA vacina contra a tuberculose (BCG) só vai chegar a Portugal no próximo mês, devido a um atraso do laboratório fabricante na Dinamarca.

O lote destinado a Portugal estava previsto chegar nos primeiros dias de junho, mas há falhas na produção.

Perante as queixas de famílias preocupadas com a falta da vacina, incluída no Plano Nacional de Vacinação, a Direção Geral de Saúde garante não haver riscos para as crianças e que “os centros de saúde vão convocar todos os que não estiverem a ser vacinados.

Casal de Campo Maior acusa hospital de Elvas de incompetência

hospitalelvasRute Pinheiro, de 32 anos, natural de Campo Maior, deu entrada, no dia 6 de Junho, no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, com fortes dores abdominais.

“A minha esposa foi atendida por voltas das 17 horas e com uns exames curtos ou pouco eficientes dirigiram-se a nós, por volta da meia-noite, a informar que estávamos de parabéns porque íamos ser pais. Disseram-nos que as dores que a minha mulher sentia eram normais e que só lhe podiam administrar paracetamol”, referiu-nos Carlos Domingos, marido de Rute Pinheiro.

No entanto, “as dores da minha esposa estavam a tornar-se cada vez mais insuportáveis de decidimos sair, de livre vontade, desse mesmo hospital, derivado à incompetência da médica que nos atendeu. Um pouco desamparados e sem saber o que fazer, optámos por dirigir-nos ao Hospital Materno Infantil, em Badajoz, onde a minha esposa foi automaticamente atendida tendo sido submetido a uma intervenção cirúrgica devido a uma hemorragia interna”.

Em Badajoz foi-lhe detetada uma gravidez ectópica (embrião implantado fora da cavidade uterina).

A Rádio Campo Maior tentou obter esclarecimentos junto da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano mas até ao momento ainda não obteve qualquer resposta.

Notícias da Manhã de 4ª Feira, 17 de Junho

noticias_RCMNotícias da manhã de quarta-feira, dia 17 de junho, na Rádio ELVAS, com edição de Cláudia Clérigo e os seguintes temas em destaque:

– casal de Campo Maior acusa hospital de Santa Luzia de incompetência;

– Portugal vence Itália por 1-0 em jogo amigável;

– colisão entre dois veículos provoca dois feridos ligeiros na Avenida de Badajoz, em Elvas;

– Salão Automóvel tem inicio sexta-feira em Elvas;

– e vacina contra a tuberculose só chega a Portugal ni início de Julho;

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio ELVAS