Contratos de água na edição do “À Conversa Com”

MaraConstantinoRCMA maioria dos contratos de fornecimento de água viola a legislação em vigor, quem o afirma é a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – DECO, depois de um estudo realizado no final do ano passado. Este é o tema de hoje do “À Conversa Com”, com Mara Constantino, jurista na delegação de Évora da DECO.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Com uma amostra nacional de 124 municípior, o que corresponde a 64% da população, “uma parte considerável dos regulamentos de serviço não consagra regras essenciais dos direitos dos consumidores e, quase a totalidade das entidades gestoras não disponibiliza as condições contratuais aos utentes”, segundo revela Mara Constantino, jurista na delegação de Évora da DECO.

“No que respeita aos regulamentos analisados na região do Alentejo, a DECO Évora salienta que as entidades gestoras da água dos municípios Alandroal, Aljustrel, Almodôvar, Arronches, Borba, Castelo de Vide, Estremoz, Grândola, Gavião, Mora, Nisa, Ponte de Sor, Portel, Portalegre, Serpa, Sines, Sousel, Odemira e Vendas Novas, não consagram qualquer informação sobre mecanismos alternativos de resolução de conflitos, situação gravosa pelo facto de a adesão à arbitragem ser obrigatória para estas entidades, limitando, assim, o acesso do consumidor a estes mecanismos”, conclui a jurista.

A maioria dos regulamentos não disponibiliza nenhuma informação acerca da existência de tarifários especiais, nem sobre os deveres da entidade gestora.

Na sequência deste estudo, a DECO exige: “para além de uma maior fiscalização às entidades gestoras, exigimos a criação de um regulamento de relações comerciais obrigatória para todas, com regras sobre a contratação, faturação e reclamações, e um regulamento da qualidade de serviço, com regime compensatório automático para os consumidores, em caso de incumprimentos destas entidades”.

Campo Maior: Festa do Dia da Criança anima 600 pequenotes

DiaDaCrianca2015CampoMaiorO Jardim Municipal de Campo Maior transformou-se, esta manhã, num verdadeiro parque infantil, para que as crianças do concelho, entre jardim de infância e alunos do primeiro e segundo ano, do primeiro ciclo, festejassem o seu dia.

Ao todo, e de acordo com Isabel Raminhas, vereadora na Câmara Municipal de Campo Maior, participaram, nesta festa, cerca de 600 crianças, entre 21 turmas. “Achámos que todos deviam hoje ter um dia diferente, onde extravasam energias e sobretudo que vivam com muita alegria”, explica.

No Jardim Municipal, entre insufláveis, pinturas faciais e jogos tradicionais, muitos foram os atrativos para os mais pequenos.

DiaDaCrianca2015CampoMaior_2Mas a festa, para além de ter sido feita no Jardim Municipal, chegou ainda ao Parque Verde da Vila, onde os alunos do terceiro e quarto ano, puderam praticar diferentes atividades desportivas. Também os Bombeiros Voluntários estiveram no parque verde, para permitir o contacto das crianças com os equipamentos e explicar alguns dos mecanismos de primeiros socorros.

Hoje é Dia Mundial da Criança

CriancasHoje, 1 de junho, é Dia Mundial da Criança. Por todo o país, e toda a região, a efeméride é assinalada juntos das crianças dos jardins de infância e das escolas.

Em Campo Maior, durante a manhã, decorrem atividades entre o Jardim Municipal e o Parque Verde. Para as crianças do concelho, estão preparadas diferentes atividades, sendo que a animação e a diversão estão prometidas.

Em Elvas, a autarquia, neste dia, dá continuidade à distribuição das lembranças, que já tinha começado na sexta-feira. Acompanhado das mascotes “Balu” e “Ada”, o presidente da Câmara, Nuno Mocinha, visita as escolas do concelho e oferece um livro sobre a História de Elvas, numa linguagem adaptada às crianças, e cinco desdobráveis, sobre o Forte da Graça, Forte de Santa Luzia, Muralhas, Aqueduto e Fortins.

Em Vila Boim, o Dia da Criança é comemorado com um conjunto de atividades lúdicas, no polidesportivo. Até ao meio-dia as crianças podem usufruir de insufláveis, pinturas faciais e balões coloridos.

Já em São Vicente e Ventosa, as crianças do 1º ciclo comemoram esta data com atividades no Pavilhão Multiusos, durante a manhã, seguindo-se um almoço convívio, na Escola do 1º ciclo da freguesia.

Na capital de distrito, as comemorações decorrem no Jardim da Avenida da Liberdade, entre as 9h30 e o meio-dia. Para animar o dia dedicado aos mais pequenos, em Portalegre, participam nas comemorações as mais diversas entidades: PSP, Valnor, Bombeiros, CIMAA, entre outros.

Em Montemor-o-Novo, a festa decorre no Parque Urbano, a partir das 16 horas, com espetáculos, como “A Parada de formas gigantes” e “A incrível Caixa” que prometem animar o espaço e prender atenções. Haverão também atividades lúdicas e desportivas com direito a insufláveis, atividades radicais e trampolins.