Elvas: Miúdos e graúdos premiados em Concurso de Poesia

PoemasSecElvas_1A entrega de prémios do XIX Concurso de Poesia decorreu esta manhã no Auditório da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas.

Matilde Gama, da Escola EB 2,3 nº1 de Elvas, João Maria Carvalho, da Escola Secundária D. Sancho II, e Manuel Dores foram os vencedores dos primeiros prémios na categoria crianças, jovens e seniores, respetivamente.

“O Concurso decorreu de acordo com o que acontece nos outros anos, no primeiro período, de janeiro a março, nós enviamos a divulgação para as várias escolas de todo o distrito, e durante esses três meses recolhemos as respetivas poesias, depois o próprio júri acaba por individualmente avaliar cada poesia, e no final fazem uma reunião e selecionam as três melhores de cada categoria”, refere o professor responsável pelo concurso, Carlos Beirão.

“Os poemas são originais e este concurso acaba por fomentar o gosto pela poesia e decorre já há 19 anos, o que demonstra que pode continuar e que há bons poetas e boas poetisas no nosso distrito”, revela Carlos Beirão.

Este foi o ano em que houve mais participações, “normalmente são entre 90 a 100” e este ano participaram 140 poesias/alunos, o que se revela “muito bom”.

A entrega de prémios foi animada com a atuação da Tuna ES, da Escola Secundária D. Sancho II.

“Estudos de Rádio” apresentados esta tarde na ESEP

NOARUma sessão sobre “Estudos de Rádio” decorre esta tarde no auditório da Escola Superior de Educação de Portalegre (ESEP).

Durante esta sessão são apresentados os resultados de um estudo realizado entre 2012 e 2014, que consistiu na aplicação de um inquérito a 50 jornalistas de 35 rádios locais portuguesas e entrevistas a vários profissionais do meio.

O estudo carateriza os jornalistas das rádios locais em Portugal, em função da sua situação laboral, formação académica, posição face à política editorial, rotinas produtivas, constrangimentos e Internet.

Na sessão “Estudos de Rádio” serão ainda apresentadas as comunicações “As aplicações IPad da Rádio Renascença e TSF” do professor Nuno Fernandes e “O silêncio das fontes não governamentais nos noticiários de rádio”, da professora Sónia Lamy.

A sessão tem lugar às 14h30 no auditório da ESEP e está aberta a todos os interessados.

Arronches: Vítima de atropelamento acabou por falecer

00AcidenteFotoRCMUm dos feridos graves do acidente de ontem, em Arronches, acabou por falecer no hospital de Portalegre durante a tarde de terça-feira.

O homem, com cerca de 33 anos, natural da freguesia de Esperança, foi atropelado por um veículo ligeiros de passageiros que acabou por se despistar e embater num veículo de mercadorias.

O sinistro ocorreu perto da ponte da Algalé, no concelho de Arronches.

No local estiveram elementos das corporações de bombeiros de Arronches, Elvas, Nisa e Gavião, a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Elvas, um veículo de desencarceramento e a GNR. Também a presidente da câmara de Arronches, Fermelinda Carvalho se fez deslocar ao local, acompanhada por um técnico do Gabinete de apoio psicológico de Portalegre.

Notícias da manhã de quarta-feira dia 27

noticias_RCMNotícias da manhã de quarta-feira, dia 27 de maio, na Rádio Campo Maior, com edição de Andreia Claro e os seguintes temas em destaque:

– Adega Mayor recebe certificado de excelência 2015;

– Dia Mundial da Esclerose Múltipla assinala-se hoje;

– Atropelamento seguido de despiste provocou uma vítima mortal e um ferido grave Arronches;

– Barragem de Veiros vai servir concelhos de Estremoz e Monforte;

-9º Congresso da União dos Sindicatos do Norte Alentejano realiza-se dia 30;

– e Rádios Locais hoje em destaque na Escola Superior de Educação de Portalegre.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Euromilhões: 37 milhões para apostador estrangeiro

euromilhoesRCMO primeiro prémio do concurso de ontem do Euromilhões, superior a 37 milhões de euros, vai para um único apostador que registou o boletim no estrangeiro.

O segundo prémio vai ser distribuído por três apostadores, que registaram todos o boletim no estrangeiro, que vão receber, cada um, cerca de 327 mil euros.

Com o terceiro prémio foram apurados seis apostadores, nenhum dos quais em Portugal, cabendo a cada um cerca de 54 mil euros.

O quarto prémio vai ser distribuído por 108 apostadores, 18 dos quais em Portugal, que vão receber, cada um, cerca de 1.513,94 euros.

A combinação vencedora do concurso do Euromilhões, ontem sorteada, é composta pelos números 5-6-7-21-24 e pelas estrelas 5 e 6.