Marvão: despiste provoca uma vítima mortal

acidente1Uma mulher, com cerca de 70 anos, morreu na sequência do despiste de um veículo ligeiro hoje, na Estrada Nacional (EN) 246-1, no concelho de Marvão, junto à fronteira com Espanha.

Deste acidente resultaram ainda dois feridos, uma criança e um homem, com cerca de 10 e 70 anos respetivamente, os dois sem gravidade. As vítimas foram transportadas para o Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre.

Para a operação de socorro foram mobilizados seis veículos e um total de 15 bombeiros das corporações de Marvão, Castelo de Vide e Portalegre.

Portalegre: Operação Páscoa com balanço positivo

GNR1O distrito de Portalegre obteve uma melhoria nos resultados das Operações de Páscoa da GNR e da PSP, que decorreram ao longo dos últimos dias nas estradas do distrito.

“Na última semana, na qual esteve incluída a ‘Operação Páscoa’ da GNR foram registados 16 acidentes de viação no distrito, dos quais se registaram cinco feridos leves, além dessa situação a Operação decorreu com muita normalidade, até melhor que no ano passado, e esperamos que as pessoas assim continuem, ao contrário do que foi a nível nacional, mas ao menos que no distrito de Portalegre se mantenham estes números baixos, inclusive a situação de condução sob efeito do álcool, foram detidas quatro pessoas por excesso de álcool, que mesmo assim não indica nada de alarmante”, referiu o capitão João Janeiro, da GNR de Portalegre, referente ao balanço da operação deste ano.

Em simultâneo decorreu a “Operação Páscoa em Segurança” da PSP, com registo de três acidentes de viação no distrito.

“Apráz-me registar a ocorrência de apenas três acidentes de viação, dois em Elvas, dos quaisPSPGenerica resultaram apenas danos materiais das viaturas intervenientes, e um em Portalegre, que originou um ferido ligeiro, portanto, em comparação com idêntico período do ano passado, registámos menos dois acidentes, não tivemos nenhum ferido grave, ao contrário do ano passado, e tivemos também menos feridos leves”, segundo o 2º Comandante Intendente Manuel Carrilho, da PSP de Portalegre.

Seis mortos, 18 feridos graves e 212 ligeiros é o balanço final dos quatro dias da Operação Páscoa da GNR, a nível nacional. Já a PSP registou, a nível nacional, 13 feridos graves, 286 feridos ligeiros, num total de 904 acidentes durante a Operação Páscoa em Segurança 2015, que decorreu ao longo de uma semana.

Fronteira comemorou 631 anos da Batalha dos Atoleiros

AtoleirosCOs 631 anos da Batalha dos Atoleiros assinalaram-se hoje em Fronteira.

Ver aqui Foto-Reportagem

A cerimónia foi presidida pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que referiu que “as táticas e estratégias militares desta batalha forma decisivas para o desfecho favorável que veio a ocorrer mais tarde, na decisiva Batalha de Aljubarrota”.

“Este é um marco da nossa história que a todos deve orgulhar. Portugal foi um país que se teve de fazer a si próprio. Teve de lutar pela sua independência e pela sua identidade (…) ao longo de tantos séculos de existência, fomos muitas vezes confrontados com enormes dificuldades. Atravessámos muitas tempestades e enfrentámos muitas ameaças, mas sempre soubemos vencê-las”, sublinhou.

Rogério Silva, presidente da câmara, durante o seu discurso, congratulou-se pelo facto do Governo ter atribuído “pela primeira vez, o estatuto de territórios de baixa densidade a alguns municípios e com esse reconhecimento, é atribuída uma discriminação positiva a esses territórios”.AtoleirosD

“Por outro lado, quero deixar uma nota pública de reconhecimento, pelo processo em curso de descentralização de competências para as autarquias locais, nos domínios da educação, cultura, saúde e ação social. Interpreto este processo como um claro sinal de confiança nos autarcas”, garantiu.

As comemorações contaram com a romagem ao Padrão da Batalha dos Atoleiros, seguindo-se a Parada das Forças Militares e Civis, na Avenida Heróis dos Atoleiros, em Fronteira.

GNR registou 54 ocorrências nesta época festiva

GNRGenericaO Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana registou, entre os dias 30 de março e 5 de abril, 54 ocorrências, com destaque para dez que correspondem a crimes contra as pessoas, onde engloba uma por crime de violência doméstica, quatro por crime de ameaças, três por crime de ofensas à integridade física e duas por crime de difamação calunia ou injúria.

Registaram-se ainda 16 acidentes de viação, dos quais resultaram cinco feridos leves. Foram ainda desencadeadas 136 operações especialmente direcionadas para a fiscalização rodoviária em todos os concelhos do distrito de Portalegre, tendo sido fiscalizados 1110 condutores/veículos.

Procedeu-se ainda à detenção de seis indivíduos: quatro por crime de condução de veículo com taxa de álcool superior a 1,20g/l; uma por crime de desobediência; e uma por resistência e coação sobre funcionário.

Tarifários de luz é tema para o “À Conversa Com”

MaraConstantino_3A batalha dos descontos nos planos de energia tem feito mexer o mercado energético. De acordo com Mara Constantino, jurista na delegação de Évora da DECO e convidada na edição de hoje do “À Conversa Com”, “há margem para os operadores oferecerem, direta ou indiretamente, melhores tarifas aos consumidores”, que aqueles que existiam até então.

Ouvir aqui “Conversa em Dia”

“A EDP comercial responde ao Plano Energia³, da Galp e do Continente, com um tarifário igualmente competitivo (Casa 10). Numa coisa já ganhou: a poupança é direta. Com a Galp e o Continente, descontos só em cartão”, adianta a jurista.

“Acreditamos que estes tarifários são uma resposta às nossas iniciativas para mexer no mercado energético em prol dos consumidores: o leilão de energia, a campanha “Poupe na Botija” e a primeira negociação coletiva de combustíveis DECO Mais”.

Ao longo desta entrevista, Mara Constantino apresenta os prós e os contras dos dois planos energéticos. O Plano Energia³ junta eletricidade, gás natural, gás de botija e combustível. Oferece descontos até 50% nos termos fixos da eletricidade e do gás natural; de 10% na aquisição de gás de botija e de 12 cêntimos em cada litro de combustível. O Casa 10 (só eletricidade) e o Casa Total 10 (eletricidade e gás natural), ambos da EDP Comercial, aplicam 10% de desconto ao termo fixo e ao termo variável, quer na eletricidade quer no gás. Em ambos os casos só está disponível para potências contratadas entre 3.45 kVA e 20.7 kVA.

O grande senão do Plano Energia³ é que a poupança é indireta. O desconto é atribuído através de um cupão que chega com a fatura mensal de energia, e que deve ser levado a uma loja Continente no prazo de 1 mês para ser creditado no cartão. O desconto só fica disponível no dia seguinte, tal como quando fazemos compras. Quem opta pela fatura eletrónica, tem de a imprimir e o resto do processo é igual. A conversão de cupões em crédito no cartão não é simples, dá trabalho ao consumidor e pode levar a que alguns talões fiquem por usar. Os descontos convertidos para cartão não são revogáveis caso mude de operador.

Outro inconveniente: o desconto tem de ser obrigatoriamente usado nas lojas Continente e suas associadas e estas podem não ser as da sua eleição, podem não existir na zona onde mora ou pode até encontrar melhores preços noutras. Estes fatores devem ser ponderados.

Na EDP, o desconto é feito diretamente na fatura, o que é muito mais prático para o consumidor. No entanto não contempla a opção de tarifa bi-horária e obriga sempre a aderir online, com débito direto e fatura eletrónica.

O tarifário Galp e Continente é indexado, ou seja, muda se alterarem as tarifas transitórias, o que pode acontecer trimestralmente. Os da EDP, não.

Cerimónia da Batalha de Atoleiros presidida por Passos Coelho

PedroPassosCoelhoFronteiraBatalhaAtoleiros2015O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho (na foto) preside a cerimónia das comemorações dos 631 Anos da Batalha de Atoleiros, em Fronteira, que se está a realizar esta manhã.

Para celebrar esta data foi realizada uma romagem ao Padrão da Batalha dos Atoleiros, seguindo-se a Parada das Forças Militares e Civis, na Avenida Heróis dos Atoleiros, em Fronteira.

A Rádio Campo Maior está a acompanhar as cerimónias, a partir de Fronteira.

Estremoz: bilhetes para FIAPE à venda a partir de hoje

FIAPE2015Anselmo Ralph, Amor Electro e os D.A.M.A são os cabeça de cartaz da edição deste ano da FIAPE – Feira Internacional de Agropecuária e Artesanato de Estremoz, que se realiza entre os dias 29 de abril e 3 de maio no Parque de Feiras e Exposições daquela localidade.

Luís Mourinha, presidente da câmara, apresenta os artistas que vão marcar presença no evento: “entrada gratuita no dia 29 de abril, com a atuação de Los Romeros, depois, no dia 30 de abril, Amor Electro, no dia 1 de maio, atua Anselmo Ralph, as meninas estão todas satisfeitas com este artista, e depois, no dia 2 de maio, D.A.M.A. e no último dia é tarde alentejana, portanto a entrada é gratuita”.

“Três euros para o dia 30, cinco euros para o dia 1 de maio, e três euros para o dia 2 de maio. Ou em alternativa, oito euros para os três dias”, revela o presidente o valor dos bilhetes para entrada no recinto.

Os bilhetes são hoje colocados à venda no Posto de Turismo de Estremoz e na bilheteira online, podendo ser comprados até dia 30 de abril. Há também bilhetes à venda nas lojas FNAC, na Worten, na Sport Zone e nas lojas CTT.

“Reativar” não “resolve o problema do desemprego”, diz UGT

CarlosSilvaUGT_“Reativar” é o nome da nova medida de combate ao desemprego que se propõe promover a reintegração na vida profissional de desempregados de longa e muito longa duração com mais de 30 anos.

O novo programa lançado pelo Governo no final do mês passado, proporciona a estas pessoas a realização de estágios profissionais de seis meses e permitam o contacto com o mercado laboral, que será assim feito num contexto de formação visando a aquisição de competências.

Para o secretário-geral da UGT (União Geral de Trabalhadores), Carlos Silva, este programa “não chega para resolver o problema o desemprego que se vive no país”.

Esta medida “é, realmente, uma aproximação ao mercado de trabalho mas não passa disso, porque este estágio garante apenas seis meses de trabalho. Nada obriga que a empresa fique com o trabalhador o que quer dizer que depois o trabalhador volta à vida antiga, ou seja , ao desemprego”, sublinha.

Hoje é feriado municipal em Campo Maior

CAMPO_MAIOR_-_BRASOHoje é feriado municipal em Campo Maior.

A segunda-feira após o domingo de Páscoa é feriado municipal na vila raiana, assim como em localidades como Avis, Borba, Caminha, Cuba, Freixo de Espada à Cinta, Ílhavo, Mação, Mora, Penamacor, Ponte de Sor, Portel e Redondo.

Passos Coelho preside cerimónia hoje em Fronteira

Passos_Coelho_4_8A comemoração dos 631 Anos da Batalha de Atoleiros, que ocorreu em 1384 entre as forças portuguesas, comandadas por D. Nuno Álvares Pereira, e as forças castelhanas, realiza-se esta manhã em Fronteira.

Para celebrar a data será feita uma romagem ao Padrão da Batalha dos Atoleiros pelas 9h30, seguido da Parada das Forças Militares e Civis na Avenida Heróis dos Atoleiros em Fronteira.

A cerimónia é presidida pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.