Campomaiorenses rumam à Enxara para passar a Páscoa

Enxara2_2015Campo Maior fica praticamente despovoado por estes dias. A população move-se de armas e bagagens para a zona da Enxara, a poucos quilómetros da aldeia de Ouguela, para passar a Páscoa.

Ver aqui foto reportagem

Pessoas de todas as idades convivem e passam estes dias junto da família e dos amigos. Licínio Martins é uma dessas pessoas e que“desde pequenino” mantém a tradição. Até segunda-feira, Licínio faz praticamente tudo no campo – “jogar às cartas, conviver, assar febras, comer, beber” – embora vá dormir a casa.

“É brutal; melhor que o Crato”, assegura Fábio. João já há sete anos que, na Páscoa, se desloca para as margens do Xévora: “é um sítio diferente, onde se pode conviver e passar umas tardes e umas noites boas”. Para José Filipe esta é uma tradição a manter, onde as comodidades e tecnologia do dia-a-dia não entram.

Enxara1_2015A zona do Santuário de Nossa Senhora da Enxara, durante a romaria da Páscoa, para além do tradicional acampamento, é sempre espaço para alguns estabelecimentos ambulantes de alimentos e bebidas. “Nota-se que o pessoal tem pouco dinheiro, mas tem grande vontade de festa”, garante Nelson Alves, um dos comerciantes presentes.

A quem faz uso do fogo durante a romaria, o comandante dos Bombeiros de Campo Maior, Miguel Carvalho, lembra para “ter os cuidados devidos, para que não haja nenhum tipo de surpresa, ainda para mais num local onde existem muitas tendas, algum pasto seco e vários combustíveis”.