Secretário-geral da JS visita Delta Cafés

JoaoTorresCampoMaior2Criar oportunidades e promover a melhoria das condições económicas e sociais das populações que vivem no distrito de Portalegre é um dos principais objetivos da Federação Distrital do Partido Socialista. O compromisso assumido pela equipa liderada por Luís Moreira Testa foi reiterado durante a visita do Secretário-Geral da Juventude Socialista, João Torres, ao distrito de Portalegre.

Procurar as condições para garantir investimento, fixar a indústria e contribuir para o desenvolvimento da atividade económica nos mais variados sectores são princípios importantes que, ajustados a uma política de colaboração transfronteiriça, podem transformar o Alto Alentejo e fazer com que as pessoas que aqui vivem se mantenham e atrair mais gente que possa viver no distrito de Portalegre.

“Nós temos uma visão estratégica para o distrito de Portalegre que assenta no desenvolvimento transfronteiriço desta região que nos possa dar as capacidades de desenvolvimento que outras cidades já têm. Isto é benéfico, não só para a nossa região, mas principalmente para aqueles que aqui moram. O objetivo é fixar as nossas populações mas, sobretudo, atrair novas gentes para este território que bem carenciado está de população. Este é o desígnio do Partido Socialista: desenvolver o país e desenvolver territórios como o Alto Alentejo”, afirmou o Presidente da Federação Distrital de Portalegre do PS, Luís Moreira Testa.

Nesta visita ao distrito, o Secretário-Geral da Juventude Socialista, João Torres, destacou a importância de valorizar os recursos de cada região para o seu próprio desenvolvimento e para a melhoria do país como um todo. “O Interior vale a pena. No Interior temos recursos, quer naturais, quer históricos, quer humanos, que são os mais importantes, para contribuir para uma nova estratégia de desenvolvimento económico para o país”, disse o responsável da Juventude Socialista.

João Torres enalteceu, durante a visita à Delta, em Campo Maior, a “capacidade e a coragem de se investir num território que é um território interior, mas que é um território que tem muitas potencialidades. O país tem de olhar para os cidadãos, não distinguindo como de primeira ou de segunda, consoante vivam no Litoral ou no Interior, e é importante, também, que nós saibamos olhar para a nossa fronteira, não como uma muralha mas como uma oportunidade de desenvolvimento”, sublinhou.

O Presidente da Federação Distrital da Juventude Socialista de Portalegre, Marco Matroca, salientou, entretanto, a necessidade de mostrar a quem vive no Alto Alentejo, e em particular aos jovens, a importância de acreditar na política que procura o bem-estar de todos. “Queremos, aqui no distrito de Portalegre, dar todos os contributos necessários para que os jovens se revejam no nosso projeto, realçou.

Fronteira: Explosão de panela de pressão provoca dois feridos

Panela_de_PressoDuas funcionárias da escola Frei Manuel Cardoso, em Fronteira, ficaram feridas esta manhã, depois da explosão de uma panela de pressão no refeitório do estabelecimento de ensino.

As vítimas apresentavam ferimentos ligeiros e foram assistidas no centro de saúde de Fronteira.

O alerta para o incidente foi recebido às 10:07 horas e no local estiveram 11 elementos dos bombeiros de Fronteira auxiliados por cinco viaturas.

Rui Nabeiro eleito “Empresário de Confiança 2014”

ComendadorRuiNabeiroA Revista Selecções da Reader’s Digest levou a cabo um estudo sobre as “Personalidades de Confiança 2014”, onde foram eleitas personalidades em oito categorias, segundo votação dos assinantes desta publicação.

O Comendador Rui Nabeiro, fundador da empresa Delta Cafés, foi eleito “Empresário de Confiança 2014”, com 44% das votações. O segundo lugar é ocupado por Belmiro de Azevedo, com 24% e na terceira posição surge Alexandre Soares dos Santos, com 14%.

Para além da categoria de empresário, estiveram ainda a votações as seguintes categorias: ator, músico/compositor, desportista, dirigente de ONG/IPSS, escritor, jornalista tv e político.

Portalegre Jazz Fest no “À Conversa Com”

Joaquim_Ribeiro_RCMO Portalegre JazzFest vai realizar-se no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP) nos próximos dias 19, 20, 21, 27 e 28.

O Festival de Jazz vai na sua 12ª edição e volta a levar a Portalegre grandes nomes do panorama jazzístico internacional, numa edição que decorre ao longo de dois fins-de-semana e tem espetáculos repartidos pelo Grande Auditório e espaço Café Concerto.

Joaquim Ribeiro (na foto), diretor artístico do Centro de Artes e convidado na edição de hoje do “À Conversa Com”, refere que “a edição deste ano vai receber diversas formações, constituídas por colaborações de músicos portugueses com músicos de outros países”.

Num orçamento de cerca de 30 mil euros, semelhante ao do ano passado, a edição deste ano do Portalegre JazzFest contou com comparticipação por fundos comunitários e com inúmeras parcerias para poder realizar-se. Para além dos espetáculos musicais, mantêm-se na edição deste ano as tradicionais Feiras do Disco, e Mostra de Vinhos e Produtos regionais nos dias de JazzFest em Portalegre. Nesta 12ª edição, tal como em anos anteriores, na compra de entradas para o Festival, haverá oferta de CD’s, promovida pela editora Clean Feed.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Centro Alice Nabeiro lidera ranking distrital da Geração Depositrão

escola-gerac3a7c3a3o-depositrc3a3oA primeira fase da 7ª Edição da Geração Depositrão da ERP Portugal revela que, entre oito escolas participantes do distrito de Portalegre, já foram recolhidos mais de 3.400 quilos de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e Resíduos de Pilhas e Acumuladores.

O Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, ocupa a primeira posição das escolas da região, tendo recolhido mais de 2.400 quilos destes resíduos. Até ao momento, entre as cerca de 600 escolas participantes, já foram recolhidos 145.000 quilos de resíduos em todo o país.

Atualmente, as escolas que ocupam as primeiras posições no ranking são: EB23 Damião de Odemira (mais de 11.400 quilos), EB1 de Loução – Venade (cerca de 10.000 quilos), EB1 de Cabanas de Tavira (aproximadamente 3.000 quilos), Jardim de Infância de Casais de São Clemente e EB23 de Cercal do Alentejo, respetivamente com volumes superiores a 2.700 e 2.600 quilos. No que respeita à recolha de pilhas, em particular, o top 5 é composto pelas escolas que se seguem: EB1 de Lamas, Escola Sec./23 de Águas Santas, Escola Básica Deu La Deu Martins, EB1 de Torres Vedras e Jardim de Infância do Cacém No1. Todas estas escolas ultrapassaram o peso de 140 quilos, num universo de aproximadamente 90 escolas responsáveis pelo encaminhamento adequado deste tipo de

No final do ano letivo serão premiadas dez escolas, distribuídas por duas categorias: peso absoluto e peso por aluno de resíduos recolhidos. Para além da atividade de recolha, as escolas também serão reconhecidas pela elaboração de trabalhos criativos dedicados ao tema da correta gestão de equipamentos e pilhas em fim de vida, segmentados por níveis de escolaridade. Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com o Programa Eco-Escolas e conta com o apoio das marcas Orima, Pingo Doce e Worten.

CIMAA promove curso de Nadador Salvador em Castelo de Vide

NadadorSalvadorA Comunidade intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) promove, a 10 de abril, em Castelo de Vide, um curso de Nadador Salvador.

Armando Varela, presidente da CIMAA, garante que “é importante dar condições de segurança a quem frequenta as piscinas e praias fluviais do Alto Alentejo”.

“É importante construir as piscinas, intervir nas praias fluviais e é importante criar condições para quem vem às praias fluviais e às piscinas descobertas, para que se sintam em segurança”, alega Varela.

As inscrições podem ser feitas até 7 de abril no site da CIMAA, em www.cimaa.pt.

Colóquio sobre “Apoios ao Rendimento” é hoje em Vila Viçosa

VilaVicosa“Apoios ao Rendimento” é o tema do colóquio que vai ter lugar hoje, quarta-feira dia 18, em Vila Viçosa, no auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, pelas 14h.30 horas.

Vão ser abordadas as temáticas: Pagamentos Diretos: Regime de Pagamento Base; Pagamento Ecológico (Greening); Apoio aos Jovens Agricultores, Regime da Pequena Agricultura; Apoios Ligados à Produção e Desenvolvimento Rural: Manutenção da Atividade Agrícola em Zona Desfavorecida e Medidas Agro Ambientais.

Os técnicos da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI) são os oradores convidados para este colóquio.

Campo Maior: Exposição de banda desenhada é inaugurada hoje

Exposicao18Marco2015A exposição de banda desenhada “Aristides de Sousa Mendes – Herói do Holocausto” é inaugurada hoje, pelas 17 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.

Numa organização da Associação de Artes Plásticas de Campo Maior, a exposição fica patente no Centro Cultural até dia 30 de abril.

Mérida: Festival de Teatro entre 1 de Julho e 27 de Agosto

teatroO presidente do Governo Regional, José António Monago, e o director do Festival Internacional de Teatro Clássico de Mérida, Jesús Cimarro, apresentaram a programação da 61ª edição do certame, na qual participam artistas como Ana Belén, Aitana Sánchez Gijón, Ángela Molina, Lolita, María Galiana, Carmen Machi, entre outros.

O Teatro Romano recebe, entre 1 de Julho e 27 de Agosto, nove peças de teatro, seis delas, estria absoluta.

No primeiro dia de festival, sobe ao palco a peça Medea, uma produção dirigida por José Carlos Plaza e protagonizada por Ana Belén.

Entre os dias 8 e 12 de Julho, sobe ao palco a peça Sócrates, dirigida por Mario Gas, José María Pou e Carles Canut.

Durante a terceira semana poderão ver-se duas peças diferentes, no dia 15 de Julho, a peça Medea e no dia 16, Edipo Rey.

De 17 a 19 de Julho, vai ser apresentada a peça Antígona, de 12 a 16 de Agosto, Hércules e El cerco de Numancia, de 19 a 23 de Agosto.

A peça César e Cleopatra, dirigida por Magüi Mira também faz parte deste festival e La Asamblea de Mujeres, dirigida por Juan Echanove e protagonizada por Lolita, María Galiana e Pastora by Info” in_rurl=”http://s.srv-itx.com/click?v=UFQ6NDA0NzE6MTA5Njp2ZWdhczpiZTQwNDY3NjM0M2RkYWQ1ZWU2MWFiN2NjNGE5N2Y3NTp6LTEwOTQtNzM2NTE0Ond3dy5yYWRpb2NhbXBvbWFpb3IuY29tOjQ5OTMyOjgwYjQ1NDc5OTNlOTY1MmYxNGI2MjhlMDFkM2ZmNmM1OjEwNDk2MTFiOGY0ZjQ2MTdiMjRjY2FmMmUzMzgzNTcwOjA6ZGF0YV9zcywxMDQweDE5MjA7ZGF0YV9mYixubzs6NDg2NTc4MQ&subid=g-736514-4aafbc9f0c354c5d8053e61ef6ef8301-&data_ss=1040×1920&data_fb=no&data_tagname=P” id=”_GPLITA_0″ href=”#”>Vega encerra, a 27 de agosto com a quarta edição dos Prémios Ceres.

Semana da Leitura prossegue hoje em Campo Maior

SemanaLeituraCampoMaiorMarco2015A Semana da Leitura e a Feira do Livro Solidária prosseguem esta quarta-feira em Campo Maior, com várias atividades para as crianças do Agrupamento de Escolas, mas também para professores, educadores e para o público em geral.

Pelas 9h30, 11 horas, 14h30 e 15h30 há Teatro de Marionetas pela Associação Cafinvenções (para crianças do 1º e 2º ano). Às 17 horas decorre a Oficina de Escrita Criativa “Histórias d’Vida”, por Liliana Lima, para professores e educadores. Às 19 horas decorre a apresentação do livro “Valsa a 5 Tempos”, por Liliana Lima

A Feira do Livro Solidária e a Semana da Leitura estão a decorrer no estacionamento em frente ao Hotel Santa Beatriz, em Campo Maior, até este sábado, dia 21.