Santiago do Cacém: alemães atestam luz solar “quase perfeita”

Raios_ultavioletaA luz solar em Santiago do Cacém tem um nível quase perfeito de raios ultravioleta (UV), que estimulam a produção de vitamina D pelo corpo humano, o que ajuda a manter o organismo equilibrado e a combater diversas doenças, revelaram investigadores de uma universidade alemã, ontem quarta-feira dia 11. 

As conclusões apresentadas em Santiago do Cacém dizem respeito a uma investigação da Universidade de Wuppertal, na Alemanha, no âmbito da qual foram realizadas diversas medições e análises, no último trimestre do ano passado, em dois pontos do concelho.

O estudo da luz, neste local, foi feito por comparação a medições efetuadas, no mesmo período, em Jammertal, na Alemanha, que revelou uma maior intensidade luminosa no concelho do litoral alentejano, fator que contribui “largamente” para reduzir a incidência de depressões associadas ao inverno, afirmou Jarek Krajewski, um dos responsáveis da investigação, citado pela TVI. Os investigadores alemães verificaram, também nesta localidade, que há mais luz azul, que regula as atividades biológicas diárias, e com uma melhor qualidade do sono.

De acordo com Sebastian Schnieder, outro dos investigadores, o estudo permite afirmar que a luz solar deste concelho alentejano tem “efeitos benéficos para a saúde”. Segundo os responsáveis pelo estudo, o concelho de Santiago do Cacém foi escolhido com base em fontes científicas que indicavam a existência de uma “luz especial” no local.