Maestro Vasco Pereira é o convidado do “À Conversa Com”

VitorPereiraRCMVasco Pereira é professor, compositor e diretor de orquestra. Atualmente é também o maestro do Coral Públia Hostênsia de Castro e vai ver estreado o seu concerto para flauta dia 3 de junho, em Viena, Áustria. Vasco é o convidado de hoje do “À Conversa Com”.

A sua carreira musical já é longa: “há quase 50 anos, ou mesmo 50, eu comecei tinha 8 anos, portanto tenho quase 50 anos disto”, ainda assim, começou a aprender tocar piano, e a sua atividade foi sempre “ligada à musica, profissionalmente, há 26 a 27 anos é que comecei, e à composição, a atirar-me de cabeça, comecei em 2000, porque eu não estava muito convencido que era um grande compositor”, garante.

A obra de flauta vai ser apresentada no âmbito do ciclo de concertos “Musika Follia”, interpretada por Luisa Sello, na flauta, e pela orquestra La Sinfonietta. “Por sorte trabalho muito para fora, e esta é uma flautista italiana, uma virtuosa da flauta, que tem a sua própria orquestra, e há uns anos atrás pediu-me essa partitura do concerto, que eu tinha feito para flauta, para uma aluna minha, mas era muito difícil e não foi possível estrear”.

“Há uns meses atrás ela disse-me que ia estrear a obra em Viena, se lhe dava autorização”, refere Vasco, que confessa “não dei muita importância, não liguei demasiado, só quando ela me mandou o cartaz é que senti mesmo que aquilo era verdade, para um músico é importante ser em Viena”.

Vasco Pereira trabalha com  músicos de vários países como Itália, Espanha e França.

Ouvir aqui edição do “À Conversa Com”