Vasco Pereira é professor, compositor e diretor de orquestra. Atualmente é também o maestro do Coral Públia Hostênsia de Castro e vai ver estreado o seu concerto para flauta dia 3 de junho, em Viena, Áustria. Vasco é o convidado de hoje do À Conversa Com.
A sua carreira musical já é longa: há quase 50 anos, ou mesmo 50, eu comecei tinha 8 anos, portanto tenho quase 50 anos disto, ainda assim, começou a aprender tocar piano, e a sua atividade foi sempre ligada à musica, profissionalmente, há 26 a 27 anos é que comecei, e à composição, a atirar-me de cabeça, comecei em 2000, porque eu não estava muito convencido que era um grande compositor, garante.
A obra de flauta vai ser apresentada no âmbito do ciclo de concertos Musika Follia, interpretada por Luisa Sello, na flauta, e pela orquestra La Sinfonietta. Por sorte trabalho muito para fora, e esta é uma flautista italiana, uma virtuosa da flauta, que tem a sua própria orquestra, e há uns anos atrás pediu-me essa partitura do concerto, que eu tinha feito para flauta, para uma aluna minha, mas era muito difícil e não foi possível estrear.
Há uns meses atrás ela disse-me que ia estrear a obra em Viena, se lhe dava autorização, refere Vasco, que confessa não dei muita importância, não liguei demasiado, só quando ela me mandou o cartaz é que senti mesmo que aquilo era verdade, para um músico é importante ser em Viena.
Vasco Pereira trabalha com músicos de vários países como Itália, Espanha e França.