CIMAA investe 650 mil euros em percursos pedestres

cimaaA Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) vai requalificar vários percursos pedestres no distrito de Portalegre.

O presidente da CIMAA, Armando Varela, assegura que para já “vão sofrer intervenções 17 trilhos ao todo, em nove dos 15 concelhos do distrito”. “Este é um projeto âncora que procura aproveitar o melhor que tem cada território em termos da paisagem, da natureza”, explica.

Varela adianta que o projeto acaba por ser “mais vasto”, dado que o “projeto prevê a intervenção em 47 percursos, numa extensão superior a 600 quilómetros”.

O financiamento para este projeto da CIMAA, por fundos comunitários, através do programa InAlentejo, ronda dos 650 mil euros, estando prevista a sua conclusão para junho do próximo ano.

Elvas: Acidente entre viatura ligeira e um motociclo

Acidente20Jan2015ELvasUma viatura ligeira e um motociclo colidiram ao início da tarde desta terça-feira, na rotunda da circular à cidade que vai dar saída à estrada do Vedor.

Do embate resultou um ferido, o condutor do motociclo, que no local foi dado como ligeiro e foi transportado para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Elvas com oito elementos,  duas ambulâncias, uma viatura de desencarceramento e a viatura do comando.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) esteve no local e tomou conta da ocorrência.

Projeto para obras de recuperação de Ouguela foi aprovado

OuguelaCasteloO projecto que permite o início das obras de recuperação das muralhas e do Castelo de Ouguela já foi aprovado pela Direção Regional de Cultura.

“Recebemos o projeto aprovado que foi apresentado à Direção Regional da Cultura para as obras de recuperação das muralhas e do Castelo de Ouguela, levantar o chão e voltar a repavimentar, tentar recuperar a cisterna, e depois começarmos a pensar de que forma é que nós devemos promover Ouguela”, afirmou Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior.

Este projecto surge integrado num outro desenvolvido pela autarquia campomaiorense destinado à revitalização de Ouguela.

A autarquia de Campo Maior vai organizar diversas iniciativas para dinamizar esta localidade do concelho.

Vila Viçosa registou aumento de turistas no ano passado

largodoscapuchos_VilaVicosaVila Viçosa segue a tendência da região Alentejo, ao registar um aumento significativo do número de turistas em 2014.

Segundo Luís Nascimento, vice-presidente da Câmara, “o turismo em Vila Viçosa tem vindo a aumentar, tem sido exponencial a visita de turistas em Vila Viçosa, quer nos espaços que a câmara disponibiliza para atração turística, quer também em termos do turismo religioso e até do turismo que está relacionado com a Casa de Bragança”.

O vice-presidente considera que o facto de manter a vila limpa é também uma forma de atrair mais turistas: “em termos turísticos nós temos tido um cuidado em manter a vila sempre limpa, os jardins sempre arranjados, porque pensamos que é um atrativo muito grande para Vila Viçosa as condições que nós apresentamos aos nossos visitantes”.

Luís Nascimento confessou que a autarquia está neste momento a trabalhar “na renovação, daquilo que pretendemos fazer que é levar Vila Viçosa a Património da Humanidade e pensamos que é mais um elemento de bastante interesse e de alguma forma atrativo para os nossos visitantes”.

Academia Sénior em Arronches a partir de fevereiro

AcademiaSeniorArronchesArronches vai contar a partir de fevereiro com uma Academia Sénior, para a população do concelho com mais de 50 anos.

As inscrições para a Academia Sénior de Arronches estão abertas até esta quinta-feira, dia 22, e o vice-presidente da autarquia, João Crespo, garante que “já temos algumas inscrições feitas, muitas propostas entregues a munícipes e até dia 22 esperamos ter uma boa adesão”.

João Crespo revela-nos que “a academia vai funcionar numa sala do Centro Cultural, onde teremos todas as condições para que todas as disciplinas sejam lecionadas aí”.

A abertura desta Academia Sénior serva acima de tudo para que seja um espaço de partilha entre a população, como nos explica João Crespo: “de referir que a Academia Sénior, à semelhança das outras academias, vai ser um espaço de partilha de conhecimentos, ou seja, as pessoas que se vão inscrever vão partilhar também com os formadores toda a sua experiência de vida, todas as suas capacidades em termos de artes manuais, em termos de escrita… É um espaço de partilha de informação acima de tudo”.